SER AVALISTA É PERIGOSO

“Quem fica por fiador de outrem sofrerá males, mas o que foge de o ser estará seguro.” Provérbios 11:15.

O fiador é aquele que dá garantias de que o devedor irá cumprir a palavra e pagar as dívidas; caso contrário, ele mesmo arcará com esse ônus. O fiador empenha a palavra, a honra e os bens, garantindo ao credor que o devedor saldará seus compromissos. O credor fica obrigado mediante a lei, a pagar em lugar do devedor, caso este não cumpra seu compromisso. Os exemplos dos sofrimentos e prejuízos sofridos pelos fiadores se multiplicam. Há pessoas que perdem tudo que granjearam com seu trabalho honrado, para pagar as dívidas dos outros.

Não poucos, de boa fé, ficaram por fiadores de gente desonesta e acabaram pobres e desamparados. A Bíblia nos alerta a fugir dessa prática. Quem foge de ser fiador estará seguro. Não temos a responsabilidade de financiar a irresponsabilidade das pessoas. Não podemos comprometer o sustento e a estabilidade financeira da nossa família para assegurar os negócios arriscados daqueles que nos pedem aval. Fuja de ser avalista; esse é um caminho escorregadio e o fim dessa linha, é o desgosto.

Oremos
Deus de imensa sabedoria, Tu conheces o coração humano. Por esta razão, as instruções da Tua Palavra são seguras. Concede-me firmeza para fugir de terrenos perigosos. Em nome Jesus, amém.

Cada Dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ASSUMIR UMA POSIÇÃO DIANTE DE DEUS

PODE O CRENTE PARTICIPAR DA FESTA DO PEÃO?

INTRODUÇÃO GERAL AO NT (5) - A ORDEM DOS LIVROS DO NT