O OFENDIDO SE AFASTA

"Ele se indignou e não queria entrar; saindo, porém, o pai, procurava conciliá-lo." Lucas 15:28.

Diversos são os motivos que levam as pessoas a se afastarem, mas a ofensa provavelmente é a mais notória e uma das mais danosas. Uma pessoa ofendida não quer ficar por perto, e o texto que lemos nos mostra um exemplo muito forte. Mesmo tendo o pai a tentar acalmá-lo, o filho não queria entrar para estar com seu irmão.

Note que a ofensa era muito mais com o pai do que com o irmão, no caso deste texto, e isso foi suficiente para ele não querer estar com o irmão de quem fora separado há algum tempo. O pai se move de íntima compaixão ao ver seu filho voltar. O irmão se ofende com a festa que o pai faz e nem nota o irmão, valioso, precioso, saudoso, com quem certamente conviveu até a sua partida.

Isso, meu querido leitor, é o retrato de algumas Igrejas e congregações. Por mais que não admitam, alguns estão do lado de fora por mágoa, por ofensa e pasme, MUITAS vezes por que o Pai tem celebrado a volta do outro irmão. Talvez por que os recém chegados recebam mais atenção. Talvez por que alguém logrou um cargo almejado. Talvez por que o serviço de outro foi mais notado. Não se iluda meu irmão, isso não é ofensa com o líder, pastor, nem com o irmão. É com Pai Celestial.

Veja o texto e mensure as situações. A festa foi para o irmão, o outro se ofendeu. Que bobagem! Ao invés de desfrutar da alegria por um perdido que retornou (o pai disse isso) fica sofrendo e se afastando. Ainda mais que tinha churrasco de novilho cevado! Festa é para aproveitar.

Não subestime o quando o coração do Pai se aperta pelo filho que tarda em voltar para casa, como também sofre pelo irmão que nunca se afastou dEle, mas não consegue se alegrar com o regresso do perdido. Meu irmão, não entristeça nosso Pai. Participe da festa, desfrute da alegria, compatilhe da familia.

"Senhor, livra-me de fazer esse papel... Ensina-me a ter um coração que seja sensível à alegria e também à tristeza do Teu coração. Por favor, eu te peço em nome de Jesus."

Ichtus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ASSUMIR UMA POSIÇÃO DIANTE DE DEUS

PODE O CRENTE PARTICIPAR DA FESTA DO PEÃO?

O CRENTE E O CARNAVAL