A PALAVRA DO MESTRE - SE NOS JULGÁSSEMOS A NÓS MESMOS

Por: Rev. Nelson França

"Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados." 1 Coríntios 11: 31.

Este é, sem dúvida, um princípio de suma importância, que uma vez aplicado, podemos viver mais tranqüilos conosco mesmos, e com o mundo à nossa volta.

Através de sua aplicação, por exemplo, muitas dificuldades humanas, teriam uma solução mais pacífica, menos traumática. Principalmente no que diz respeito a relacionamentos, correções e disciplinas...

Imagine como seria bom, se as pessoas investissem um tempo para julgar com honestidade, a si mesmas quanto às suas palavras, atitudes, reações. Em como tem conduzido a sua vida no campo profissional, casamento, namoro... Ou ainda, como marido, esposa, pai, mãe, filho, amigo, e como cristão.

Como seria bom se considerássemos honestamente, os nossos pecados; fraquezas. Se antes que alguém precisasse tratar estas coisas conosco (o que é tão difícil para elas e para nós) nós mesmos as reconhecêssemos e as tratássemos com toda a seriedade e isenção que elas necessitam; assumindo, ainda que contra nós mesmos, o preço da correção e tratamento.

Como seria bom se nós mesmos, como pessoas maduras, buscássemos com toda a humildade, no Senhor, a força para resistir, mudar; enfim, tomar as medidas necessárias para corrigir as coisas em nós comprometidas.

Mas, infelizmente, quando aplicamos este princípio a nossa própria vida, não o fazemos com honestidade de alma e consciência, à luz da Palavra de Deus; mas, sim, à luz dos nossos próprios conceitos de certo e errado; e ainda, muitas vezes com o objetivo antecipado de nos justificar, sem julgar-nos de fato e com verdade. Além disso, por investirmos tanto tempo e conversa, julgando os outros, não conseguimos separar o devido tempo, para julgar com honestidade a nós mesmos.

Finalmente, consideremos: como temos caminhado, na vida pessoal, com relação a este princípio, tão importante, mas, por vezes desprezado e esquecido? E, ainda, será que já passamos algumas dificuldades que teriam sido evitadas se o tivéssemos aplicado a nós?

Que Deus nos ajude a aprender e aplicar o seu ensino à nossa vida.




 

O Rev. Nelson França é pastor da IPB de Praia Grande / SP.

Comentários

  1. Graça e paz,grande verdade querido Pastor,se cada pessoa julgasse a si mesmo certamente a realidade em que vivemos seria 100% diferente, que Deus lhe abençoe,um abraço....

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida... Um dos grandes sinais de crescimento espiritual é apresentarmos essa postura. Grande abraço Pr. Ademir, volte sempre!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!

Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.

Best regards in Christ, God bless you!!!

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus