O SÁBIO SILÊNCIO

“Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha.” Provérbios 18:13.

Já ouvi dizer que a anatomia do corpo humano reflete a vontade do Criador para nossas vidas: temos dois ouvidos e uma boca. É preciso ouvir mais e falar menos. Falar demais, sem pensar, atrofia nossa capacidade de escutar. Mas não é apenas a anatomia que traz essa lição. A orientação bíblica caminha nesse sentido: “Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (Tg 1:19). Certa vez li uma frase interessante: “Somente sabem falar os que sabem fazer silêncio e ouvir”.

Ser precipitado é algo que pode trazer muitas consequências difíceis. Geralmente, queremos responder antes de ouvir ou sermos os primeiros a falar. Consequentemente, respondemos sobre algo que nem sabemos ainda. O sábio classifica essa atitude como estultícia e vergonha, estupidez em linguagem mais popular. Precisamos ouvir antes de pronunciar quaisquer palavras. Refletir o que vamos falar e só então responder com propriedade e sabedoria. Pois “até o estulto, quando se cala, é tido por sábio, e o que cerra os lábios, por sábio” (Pv 17:28).

Oremos
Senhor amado, dá-me paciência para ouvir mais e falar menos. Já colhi muitos frutos podres semeados por mim com respostas precipitadas. Ajuda-me, eu suplico. Em nome de Jesus. Amém. 


Cada Dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus