CORAGEM PARA DOMINAR-SE

“Melhor é o longânimo do que o herói da guerra, e o que domina o seu espírito, do que o que toma uma cidade.” Provérbios 16:32.

O herói de guerra, que domina uma cidade, não é tão importante, do ponto de vista de Deus, como aquele que domina seu espírito, exercendo ilimitada paciência. Dizia um antigo slogan de uma conhecida marca de pneus: “Potência não é nada sem controle”. Grandes líderes tiverem seus ministérios arruinados por um lapso momentâneo de descontrole e crentes sinceros estão envergonhando o Evangelho por causa de sua intemperança. Agem de forma impensada, tomam decisões erradas e falam coisas na explosão da ira. Dessa forma, transformam suas Igrejas, lares, salas de aula, ambientes de trabalho e relacionamentos afetivos numa verdadeira arena de guerra.

A expressão domínio próprio, também traduzida por continência, temperança ou autocontrole, é a junção de duas palavras gregas: “dentro de” e “força”. Ou seja, o domínio próprio é uma força interna oferecida pelo Espírito Santo capaz de governar todos os tipos de desejos ou paixões carnais. Uma pessoa que tem domínio próprio tem “o poder de conter-se a si mesma”.

Oremos
Deus, meu temperamento explosivo tem me feito viver num eterno palco de conflitos. Enche-me com o Teu Espírito Santo a fim de que eu tenha força para me dominar. Por Jesus Cristo. Amém.

Cada Dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus