ESPÍRITO SANTO, O CONSOLADOR

“Quando, porém, vier o Consolador, que Eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade...” João 15:26.

Jesus estava caminhando para Cruz e confortava os discípulos falando-lhes sobre a vinda do Espírito Santo. Jesus chama o Espírito Santo de "Consolador". A palavra grega traduzida por Consolador ou Auxiliador era usada para o advogado de defesa. O sentido ganha amplitude, pois o Espírito Santo, assim como Jesus, não apenas é um Advogado, mas uma Pessoa que provê encorajamento. É comparável ao apoio e ao carinho de um pai. Por isso Jesus diz: "Não vos deixareis órfãos (...)" João 14:18.

O Espírito é o Consolador, Alguém que está conosco e ao nosso lado para nos ajudar. Lucas registra que a Igreja caminhava no conforto do Espírito Santo (At 9:31). No ministério de confortar e encorajar o cristão, o Espírito derrama amor divino no coração (Rm 5:5), testemunha que são filhos de Deus (Rm 8:16), unge com alegria e discernimento (2 Co 1:21), derrama paz e esperança na mente e no coração (Rm 15:13), concede alegria na luta (Rm 14:17), assiste na fraqueza (Rm 8:26), produz a frutificação espiritual (Gl 5:22) e capacita para o serviço (1 Co 12:11).

Oremos
Senhor, renova-me e enche-me com o Teu Santo Espírito. Quero viver e agir sob a orientação dEle, não de minhas próprias capacidades. A minha força vem de Ti. Em nome de Jesus, amém.

Cada Dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coragem de camundongo

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Assumir Uma Posição Diante de Deus