EM QUE O TEMOS DESPREZADO?

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
3ª IPB de Barretos / SP
Pastoral 10.07.11


"O filho honra o pai, e o servo, ao seu senhor. Se eu sou Pai, onde está a minha honra? E, se eu sou Senhor, onde está o respeito para comigo? - diz o SENHOR dos Exércitos (...)" Malaquias 1:6a.

O livro do Profeta Malaquias é sempre lembrado por causa da exortação contida no cap. 3 acerca dos dízimos e ofertas, onde Deus nos revela que sonegar os dízimos e ofertas é pecado, é roubar ao próprio Deus. Naquele contexto o povo de Deus estava vivendo uma fase de esfriamento espiritual, estavam cometendo este pecado e outros mais. Porém, já aqui no capítulo 1º temos os indícios do que de fato estava acontecendo: eles estavam desprezando ao Senhor em seus corações. Eles não O serviam com alegria.

Apesar do tempo que nos separa daquele contexto (433 a.C.) a mensagem de Malaquias é tremendamente atual. Existe sem dúvida alguma um esfriamento espiritual da verdadeira fé que nos une a Deus, e este esfriamento traz os mesmos indícios que notamos no texto lido: o desprezo ao Senhor Deus. No vs. 6 fica claro que os sacerdotes não estavam honrando a Deus como Pai e Senhor. Será que estamos caídos neste terrível pecado? Lembremos que em nosso contexto somos um reino de sacerdotes (Ap 1:6). Avaliemos nossa situação diante da incontestável Palavra de Deus, que mostra como aquele povo estava desprezando a Deus. Em que nós O temos desprezado?

Eles ofereciam a Deus pão imundo (vs. 7; Ex 12:15,20; Mt 16:6); e animais cegos, coxos, roubados e enfermos (vs. 8,13; Ex 12:5; Jr 48:10; Lc 14:16-24). Desprezavam o alimento do Senhor (vs.12; Jo 6:33-58); e murmuravam na hora de servir a Deus, demonstrando falta de vontade (vs.13; 1 Sm 2:30).

O alerta de Deus é que pairava sobre esses tais uma terrível maldição (vs.14). Não vamos correr esse risco! Precisamos nos despertar, Não podemos mais desprezar ao Senhor. Clamemos de todo o nosso coração: “Desperta-nos Senhor, tira-nos das masmorras da alma, liberta-nos dessas correntes para que Te sirvamos com inteireza de coração! Em Jesus, amém!”

Deus te abençoe! Seu servo em Cristo, Rev. Paulo Sergio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coragem de camundongo

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Assumir Uma Posição Diante de Deus