NUNCA MAIS TERÁ SEDE...

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva 
3ª IPB de Barretos / SP
Reunião de Oração 12.07.11
Pastoral boletim 17.07.11

“(...) aquele, porém, que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que Eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.” João 4:14.

Jesus dirigiu-se às regiões da Samaria e encontrou-Se com a mulher samaritana à beira do poço de Jacó (vs.5-6). O fato de Jesus estar ali sozinho com aquela mulher, era em si algo comprometedor diante dos costumes da época. Mas o Senhor não somente foi lá, como também conversou com a mulher samaritana, um diálogo que parece ter chegado à beira de uma discussão (vs.4-26). Isso também era condenável diante costumes da época: um judeu falar com uma mulher samaritana.

Mas Jesus prosseguiu contrariando os costumes judaicos, e como sentia sede, pediu-lhe água para beber (vs.7-9). Os judeus nunca pediriam água aos samaritamos, muito menos a uma mulher samaritana. Os samaritanos eram descendentes de uma mistura entre judeus e povos pagãos, e por essa razão sofriam grande discriminação por parte dos judeus; Jesus era judeu (!).

O interesse de Jesus ao se aproximar dessa mulher e quebrar tantos costumes estabelecidos, era o de salvar aquela pobre alma. Ela vivia uma vida de pecado, longe de Deus, no engano religioso. Provavelmente ela pensava que, por ser descendente de Jacó (vs.12) estava com a sua salvação garantida, assim como muitos daqueles judeus que afirmavam serem filhos de Abraão, e Jesus lhes disse que eles eram filhos do diabo (Jo 8:39-40,44). O sentimento religioso não pode salvar ninguém, só Cristo tem poder para nos salvar.

E foi usando a figura da sede e da água, que Jesus aproveitou aquela oportunidade e anunciou àquela mulher a salvação. Ele disse que tinha uma água que poderia saciar a sua sede para sempre, a água da vida (vs.10,14). Obviamente Jesus referia-se à sede da alma, e a água da qual Ele falava era a Sua Palavra e o Espírito Santo, que habitando o coração do homem, sacia totalmente a sede interior comum a todas as pessoas (Jo 14:23).

A mulher samaritana teve a sua vida exposta pela Luz do Senhor (vs.17-18), e soube que seus pecados mais secretos eram conhecidos daquEle Homem misterioso e até então desconhecido. Ela soube que esse Homem era o próprio Messias (vs.26). Uma das maiores razões pelas quais o Senhor preparou esse encontro em particular: falar de coisas tão pessoais que se tratadas em público a envergonhariam extremamente. O Senhor nos ama e nos respeita (Mt 6:6).

A reação da mulher demonstrou que ela de fato creu no Senhor (bebeu a água): correu até a cidade a anunciou a todos ali acerca do seu encontro com Jesus e das coisas que Ele lhe dissera (vs.28-29). Houve uma grande comoção naquele lugar e muitos souberam e creram que Ele era o Senhor, o "Salvador do mundo" (vs.42). Quantas vezes nós estamos retendo algo que devemos falar e anunciar a todas as pessoas que nos rodeiam: Jesus nos salvou, agora somos Seu povo e rebanho do Seu pastoreio. Jesus nos conhece e trata com nossas questões, até as mais difíceis de serem confrontadas, de um modo tão carinhoso e cavalheiresco, tão respeitoso e simples, que é impossível rejeitar a Sua tão doce voz. Quem dessa água beber nunca mais terá sede!

Sejamos impactados pela Palavra de Cristo, e sempre saciemos a sede de nossas almas com a água da vida que somente Ele pode nos dar. E que essa água maravilhosa manifeste-Se e jorre de dentro de nós, alcançando a todos quantos nos rodeiam (vs.14).

Uma ótima semana, Deus te abençoe! Seu servo em Cristo, Rev. Paulo Sergio.


SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coragem de camundongo

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Assumir Uma Posição Diante de Deus