SARA – UMA MÃE NA VELHICE

3ª IPB de Barretos / SP
Culto Vespertino 08.05.11


BASE BÍBLICA

Gênesis 18:9-15; 21:1-7

INTRODUÇÃO
Hoje é o Dia das Mães, uma data tão importante para a família e que tanto alavanca o comércio no mundo inteiro. Mas, apesar desse fato, é também um dia especial, pois nos reunimos em famílias para homenagearmos as nossas Mães, e agradecer a Deus.

Nessa noite vamos falar de uma Mãe muito especial: Sara. A sua história de Mãe é uma das mais dramáticas e bonitas. Esposa do Patriarca Abraão, Sara não tinha filhos, pois era estéril. Ela só foi Mãe por causa de um milagre de Deus em sua vida. Deus abençoou Sara e ela se tornou UMA MÃE NA VELHICE.

EXPLICAÇÃO
Sara foi esposa de Abraão, o “Pai da fé” (Rm 4:16). É importante lembrar que ela estava com ele quando Deus o chamou (Gn 12:5). E ele saiu da casa de seus pais e seguiu “sem saber aonde ia” (Hb 11:8), Sara também não sabia para onde estava indo com Abraão. Sara sofreu tudo que Abraão sofreu, e enfrentou todas as lutas ao seu lado. Isso por si só já nos fala muito a respeito dessa serva de Deus. A história deles se passou por volta de 1900 a.C. e repercute através dos séculos.

ARGUMENTAÇÃO
O que havia de tão especial assim na vida deles? Por que e como Sara tornou-se UMA MÃE NA VELHICE? Como essa história que tinha tudo para ter um final triste teve um final feliz?

1 – PORQUE DEUS TINHA UM PLANO
Sara se tornou UMA MÃE NA VELHICE, porque Deus tinha um plano. O plano de Deus era fazer de Abraão uma grande nação (Gn 12:2), e para cumprir esse plano Abraão precisava ser pai, no contrário não seria possível a realização desse plano divino. Acontecesse o que fosse mas o plano de Deus se cumpriria, porque os planos de Deus não falham jamais.

Coloquemo-nos imaginariamente, por alguns segundos, no lugar de Sara. Quando Abraão ouviu Deus lhe mandar sair da sua terra, da sua parentela e ir para um lugar que Deus lhe mostraria, Sara foi junto. Ela teve que deixar para trás todos os seus sonhos, planos e vontades, para seguir o seu marido em meio a um deserto. Em momento algum a vemos reclamar ou murmurar, ela era uma mulher submissa, uma mulher de fé. Em Gn 11:30 a Bíblia afirma que Sarai era estéril, não tinha condições físicas de engravidar. E ainda assim ela caminhou a sua vida inteira ao lado de seu esposo, crendo nos planos de Deus para as suas vidas.

Se queremos ver os planos de Deus realizarem-se nas nossas vidas precisamos ser homens e mulheres de Deus, de fé, submissos à sua vontade, e que caminham no deserto da vida crendo que os planos de Deus se concretizarão.

Há tantos que desistiram, desanimaram, parece que se esfriaram ou se enfraqueceram na fé... Ainda hoje na EBD falávamos do grande número de “ex-crentes” na sociedade. Gente que era crente, oficiais, presbíteros, diáconos, e até missionários e pastores e hoje vivem com uma garrafa de cachaça ou um cachimbo de crack na mão. O que aconteceu com eles? Para onde foram os seus sonhos? Deixaram de acreditar nos planos de Deus para as suas vidas e pararam à beira do caminho.

Mas Abraão e sua fiel companheira, Sara, não desistiram, confiaram e caminharam no deserto, crendo no Senhor e em Seus planos que jamais falharão.

E você, acredita nos planos de Deus para sua vida? Crê de todo o seu coração que Ele é fiel e que Seus planos jamais fracassam?

2 – PORQUE DEUS FEZ UMA PROMESSA (18:9-15)
Sara se tornou UMA MÃE NA VELHICE porque Deus havia lhe prometido um filho. É salutar pensarmos em um Deus que visita o Seu povo e lhe faz promessas. Esse é o nosso Deus.

Abraão e Sara já estavam velhos, ainda não tinham filhos e continuavam servindo ao Senhor. Eles eram tementes a Deus, claro, mas certamente houve momentos de crise e desespero. Eles não tinham condições físicas de ter filhos; em 16:1 somos informados que “Sara não lhe dava filhos”, e em . e em 16:3 há o relato de Sara entregando sua serva Agar para que Abraão coabitasse com ela. Que grande erro! Não era esse o plano de Deus, não seria assim que Ele iria abençoá-los. Quantas vezes nós também nos desesperamos e queremos de algum modo fazer acontecer, como se fosse possível arrancar algo das mãos de Deus. O resultado disso foi o nascimento de Ismael que deu origem à nação muçulmana que até os dias atuais faz oposição à Israel, descendência de Isaque.

Mas então Deus visita Sara e lhe faz uma promessa gloriosa! No cap. 18:9-15 temos o relato da visita dos anjos do Senhor e das promessas que ali foram feitas a ela. A presença de Deus ali com eles sem dúvida foi algo sobrenatural, mas por outro lado parece que Sara não teve o discernimento de que era o próprio Deus quem lhe fazia aquelas promessas, e ela riu em seu íntimo (11-12), e mesmo que Abraão não tivesse visto isso, ela foi repreendida pelo Senhor que tudo vê. Ela negou que houvesse rido, e Deus ainda assim não voltou atrás da promessa feita (13-15).

Não devemos criticar a atitude de Sara, por ter rido, em seu momento de dúvida (12). Na nossa jornada muitas vezes também não nos apercebemos de que Deus está ao nosso lado, bem perto de nós. A naturalidade com que o Senhor manifestou-se a eles faz-nos pensar na Igreja. Aqui é o lugar onde a bênção do Senhor é derramada, conforme o Salmo 133. E quantas vezes duvidamos...

A Bíblia contém dezenas de promessas, e nós muitas vezes sequer nos apercebemos disso, não ligamos, não nos preocupamos em saber o que Ele disse a respeito. Sejam promessas de bênçãos ou de maldições, a impressão que sinto muitas vezes é que não cremos nelas (e aqui talvez muitos se perguntem: MALDIÇÃO???).

3 – PORQUE DEUS CUMPRE SUAS PROMESSAS (21:1-7)
Sara se tornou UMA MÃE NA VELHICE porque Deus sempre cumpre as Suas promessas.

“Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.” Lucas 1:37.

Deus é zeloso (Ex 4:24b); Ele vela sobre a Sua Palavra para a cumprir (Jr 1:12). Deus cumpre as Suas promessas!!!

Deus visitou Sara na sua velhice; Deus visitou Sara na sua dificuldade, na sua limitação, na sua dependência de Deus.

Deus cumpre Suas promessas!
Deus sempre cumpre as Suas promessas!
Em Seu tempo é que Deus cumpre as Suas promessas!

A promessa de Deus era que depois de um ano Ele os visitaria novamente e Sara teria um filho. A visitação de Deus é tremenda!
A visitação de Deus nos renova a fé, traz transformação de vida! Deus cumpriu a Sua promessa e visitou novamente aquele casal, e Sara ficou grávida. O milagre aconteceu! A bênção veio!
Precisamos crer nas promessas de Deus. Em Hb 11:11-12 vemos  que após o seu momento de fraqueza, Sara creu em Deus. Após a repreensão que recebera do próprio Deus, Sara creu!
“Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa.
Por isso, também de um, aliás já amortecido, saiu uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e inumerável como a areia que está na praia do mar.”


Foi pela fé que ela recebeu poder para ser mãe! Somente a fé pode nos aproximar de Deus, e somente através da fé é que Ele nos abençoa!

Mas foi no tempo de Deus, e somente em Seu tempo, na Sua hora é que Ele nos abençoa, de acordo com a Sua soberana vontade.

CONCLUSÃO
O que antes parecia impossível aconteceu!

Por quê?

Porque Deus tinha um plano para eles;
Porque Ele lhes havia feito promessas;
Porque no Seu tempo Ele cumpre todas as Sua promessas.

Deus tem um plano na sua vida! Se você é de Deus, se você crê em Deus,creia sempre nessa verdade! Deus tem um plano para cada um de Seus filhos, e Ele jamais falhará em todas as Suas promessas.

Segundo a Bíblia o plano de Deus para todos os seus filhos é que eles sejam santificados pelo Espírito Santo, e que frutifiquem abundantemente e que o seu fruto permaneça, que eles sejam fiéis a Deus e sempre dispostos a lhe obedecer.

Que sejamos como Sara, que foi fiel, perseverante, cheia de fé, e que exortada em sua fraqueza soube se levantar e mudar de atitude. Creu em Deus e foi abençoada!

E que os planos e as promessas de Deus compram-se perfeitamente em sua vida. Creia! Vigie! Ore! Estude a Bíblia! Congregue! Faça a sua parte e que Deus te abençoe!

SOLI DEO GLORIA!!!

Material de apoio:
A Bíblia Anotada
Bíblia de Estudo de Genebra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coragem de camundongo

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Assumir Uma Posição Diante de Deus