EMAÚS, O CAMINHO DA RESTAURAÇÃO

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
Culto da Ressurreição 24.04.11
3ª IPB de Barretos / SP


TEXTO BÁSICO – LUCAS 24:13-35

INTRODUÇÃO 

A morte de Jesus abalou a fé de todos os seus seguidores. Na madrugada da sexta-feira, o dia de sua prisão, Judas o traiu e os outros onze fugiram. Na manhã do terceiro dia (domingo) quando as mulheres foram ao sepulcro com aromas para embalsamar o corpo de Cristo, ao encontrarem a pedra removida ficaram surpresas, e atemorizadas quando o anjo lhes falou acerca da ressurreição do Messias (Mc 16:1-8). Os discípulos também estavam atemorizados e todos ficaram surpresos, e alguns até céticos, quando o Senhor Jesus apareceu a eles (Lc 24:36-43). Certamente todos os fatos recentes: a prisão, o julgamento, o martírio, a crucificação e a morte de Jesus, abalou a fé daqueles primeiros irmãos. Não os critiquemos...
 

Muitas vezes na vida nós também vamos ficar atemorizados diante das circunstâncias e situações que enfrentaremos. Convém nos prepararmos para que não sejamos pegos de surpresa quando isso suceder a nós. Se eles se abateram por ver o Mestre sendo humilhado, torturado e assassinado injustamente, nós nos abatemos por muito menos. Aqueles primeiros irmãos, apesar de suas fraquezas, revelaram-se no futuro serem verdadeiros heróis da fé, porque foram restaurados por Jesus. A obra de Jesus, sua morte e ressurreição, tem esse poder, essa magnificência, de restaurar-nos e transformar-nos.

EXPLICAÇÃO 

Emaús era uma aldeia que ficava distante de Jerusalém cerca de 11 Km. Foi no caminho entre Jerusalém e Emaús que Jesus veio ter com eles na tarde daquele domingo. Não sabemos ao certo quem são eles, sabemos somente o nome de um deles, Cléopas (vs.18). A Bíblia não revela o nome do outro, mas a experiência deles tem muito a nos ensinar, pois podemos traçar um paralelo entre a caminhada deles e a nossa caminhada de vida.

ARGUMENTAÇÃO 

O texto gira em torno do encontro de Jesus com esses irmãos, e o fato de que eles não O reconheceram. Talvez o fato do dia estar declinando, escurecendo, tenha afetado a visão deles. Mas a Bíblia nos mostra algo mais. Eles não reconheceram Jesus principalmente porque:
 

1 – SEUS OLHOS ESTAVAM FECHADOS (vs.16) 
Certamente a memória da Cruz de Jesus estava latente em suas mentes. Se assistir um filme traz para nós tamanha comoção, imagine o que foi que eles sentiram ao ver tudo aquilo...
 

Não deixemos que os problemas da vida, as lutas e dificuldades, tapem nossos olhos. Uma pessoa com os olhos vendados está sujeita a tropeçar e cair; a queda deles naquele momento foi não reconhecer quem estava ao seu lado. Não permitamos que isso venha a ocorrer conosco. A Bíblia é um farol que ilumina nosso caminho “Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra, e luz para os meus caminhos.” Diante das lutas e tribulações, por pior que sejam, devemos sempre reconhecer a presença de nosso Senhor a nos consolar e fortalecer.

2 – SEUS CORAÇÕES ESTAVAM INCRÉDULOS (vs.25) 

A incredulidade fez com que eles ainda que cientes das Escrituras, não cressem que Jesus fosse o Messias (19-21). A incredulidade fez também com que não cressem nos relatos dos primeiros discípulos que foram ao sepulcro e o encontraram vazio (22-24). Nota-se o ceticismo em suas palavras...
Não podemos deixar que a incredulidade entre em nosso coração. Precisamos sempre pedir ao Senhor que nos ilumine a mente e nos fortaleça na fé, pois pior do que não conhecer a Palavra de Deus, é conhecer e duvidar.

3 – SEUS CORAÇÕES NÃO ARDIAM MAIS (vs.32) 

O verbo “arder” significa queimar, estar aceso. A indagação daqueles homens era por que o coração deles não estava ardendo quando Jesus estava com eles. Esse fogo que há dentro de nós é o que nos mantém vivos na fé, alegres, avivados! É o fogo de Deus, o fogo do Espírito Santo que nos santifica e nos renova na presença de Deus. Isso não é emocionalismo ou manipulação mental, trata-se de um fogo espiritual que vem de Deus e que nos mantém vivos espiritualmente. É com esse fogo, que é o poder do Espírito de Deus, que Jesus nos batiza quando recebemos a salvação. É o selo da promessa com o qual fomos selados para o dia da redenção. Aqueles irmãos estavam com seus corações insensíveis à presença de Jesus...
 

Não podemos deixar que o fogo do Espírito se apague dentro de nós. O lixo do pecado precisa ser removido para que as chamas espirituais nos incendeiem interiormente. Quantos crentes há que não sabem o que é ser cheio do Espírito Santo, quantos que sequer conseguem distinguir e sentir a presença de Cristo.
As lutas e tribulações podem nos enfraquecer, mas podem também nos fortalecer. Que seja esse o momento em que vamos buscar mais a presença de Deus do que em qualquer outro tempo. Que seja esse o tempo em que vamos orar mais do que antes. Enfim, que ao passarmos pelos momentos sombrios da vida estejamos em santificação e na busca da presença de Deus, para que o nosso coração permaneça aceso e ardente diante dEle.

CONCLUSÃO 

A história terminaria triste não fosse a graça e a bondade de Deus. Cristo veio ao encontro daqueles irmãos com o intuito de restaurá-los, e foi exatamente isso que Ele fez.

1 – Jesus os exortou (vs.25-26) e lhes relembrou as Escrituras (vs.27). 

2 – Quando chegaram na aldeia Jesus fez como quem ia mais longe, e então eles O convidaram (vs.29): “Fica conosco porque já é tarde, e já declinou o dia”. Jesus entrou para ficar com Ele.
3 – Jesus tomou o pão, e abençoando-o o partiu e lhes deus. Então os olhos deles se abriram.

Aqui houve algo maravilhoso na vida daqueles irmãos: uma restauração espiritual aconteceu, seus olhos foram abertos, o coração deles foi aceso, iluminado novamente, eles se levantaram e no mesmo momento retornaram para Jerusalém e contaram aos irmãos tudo que lhes havia acontecido.

Se desejamos ser restaurados pelo poder de Deus necessitamos:
- Receber em amor e submissão as exortações de Jesus.
- Convidar Jesus a entrar em nossa vida, nosso coração, nossa casa, e permanecer conosco.
- Participar da Santa Ceia é um ato de fé no qual somos renovados constantemente, desde que participemos em espírito de santidade, e não em pecado.

Certamente nossos olhos se abrirão e iremos contar a outros irmãos aquilo que Cristo fez em nossas vidas. O crente que não tem nada a compartilhar precisa reavaliar sua vida espiritual.

Que possamos sempre viver nessa perspectiva de vida, pois o nosso Cristo está vivo, Ele ressuscitou!!!

SOLI DEO GLORIA!!!

Material de apoio:
A Bíblia Anotada - Mundo Cristão
Bíblia de Estudo de Genebra - SBB / IPB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus