PARTIU SEM DEIXAR SAUDADES

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
3ª IPB de Barretos / SP
Pastoral 09.01.11
Reunião de Oração 10.01.11

“E se foi sem deixar de si saudades; sepultaram-no na Cidade de Davi, porém não nos sepulcros dos reis.” 
 2 Crônicas 21:20b.

É assim que termina a triste história de Jeorão. Apesar de ser filho de Josafá, um rei que temia a Deus, Jeorão era um homem mau. Ele optou por seguir um caminho diferente daquele em que seu pai andara. Após casar-se com a filha de Acabe, um rei pagão, ele andou nos caminhos de seu sogro, praticando todo tipo de iniqüidade (2 Cr 21:6). Assim que assumiu o reinado, com 32 anos de idade, ele assassinou os seus irmãos e alguns príncipes de Israel (vs.4). Fez altos nos montes de Judá, seduzindo os habitantes de Jerusalém à idolatria (vs.11). E então, nos vs.12-15 veio a sentença de Deus contra ele: devido a toda maldade que ele havia praticado, o Senhor disse que iria castigar o seu povo, a sua família, e ele próprio iria ter uma morte horrível. E foi o que aconteceu! Jeorão teve uma enfermidade incurável em suas entranhas, e ao cabo de dois anos morreu em terríveis agonias; partiu “sem deixar saudades...”

Essa triste história nos leva a refletir sobre diversos aspectos da nossa vida espiritual:
 

1. A salvação é individual; filhos de crentes também podem ir para o inferno.
 

2. O fato de ser filho (a) de crente não produz, necessariamente, um bom coração em nós, mas a fé em Deus é que faz toda a diferença.
 

3. Por mais que os pais ensinem o caminho de Deus para seus filhos, chegará um dia em que eles próprios farão as suas escolhas. Por isso o grande ministério dos pais crentes é ensinar os filhos a fazerem as escolhas certas na vida. Mas depende dos filhos QUERER APRENDER E SEGUIR estes ensinamentos.

4. Devemos construir uma auto-imagem boa, positiva, construtiva, edificante e que glorifique a Deus, para que quando partirmos (seja por motivos profissionais, familiares, estudantis, ou pela própria morte) possamos deixar saudades (boas recordações) por onde passamos.

5. Deus tudo vê, e jamais compactua com o pecado. Ele é santo e justo e não deixará pecado nenhum impune. Ele é justo Juiz e tem poder para dar a vida e tirar a vida. Com Deus não se brinca, de Deus não se zomba. Um dia todos iremos prestar contas a Ele, e somente o Sangue de Jesus pode nos purificar dos pecados.

6. Tudo que fizermos trará consequências para nós e para muitos que nos cercam, a família principalmente. Não podemos ser inconsequentes, mas devemos pensar muito bem antes de tomarmos qualquer decisão, deixando o nosso egoísmo e pensando em nossos queridos que tanto amamos. 

“VIGIAI E ORAI PARA QUE NÃO ENTREIS EM TENTAÇÃO. O ESPÍRITO NA VERDADE ESTÁ PRONTO, MAS A CARNE É FRACA.” Marcos 14:38.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coragem de camundongo

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Assumir Uma Posição Diante de Deus