INTRODUÇÃO AO NT - OS PONTOS EM COMUM DOS EVANGELHOS SINÓTICOS

Por: Rev. Ivan Pereira Guedes

Estrutura 


Os três evangelistas utilizam‑se de um método muito semelhante para elaborarem seu trabalho, como segue: O ministério de Jesus tem início depois do batismo de João; seguem‑se os milagres e pregações na Galiléia; uma viagem para Jerusalém; e por fim encontram-se os relatos da crucificação e ressurreição de Jesus. Assim, dentro desta estrutura dos Sinóticos seremos induzidos a concluirmos que o ministério publico do Senhor Jesus foi de apenas um ano.

Seqüencia das Diferentes Perícopes 


Em muitos casos temos os evangelistas relatando vários acontecimentos na mesma seqüência. Os exemplos são vários, como podemos verificar nesta seleção feita por Bettencourt:
- A trilogia constituída pela pregação de João Batista, o batismo de Jesus e as tentações (Mt 3:14,12; Mc 1:1-14; Lc 3:1-4,14);
- Outra trilogia composta da cura do paralítico, a vocação de Levi e a questão do jejum (Mt 9:1-17; Mc 2:1-22; Lc 5:17-39); - Os acontecimentos culminantes do ministério de Jesus na Galiléia: a confissão de Pedro, a primeira predição da Paixão, - - A transfiguração do Senhor, a cura do lunático, a segunda profecia da Paixão (Mt 16:13-17:23; Mc 2:27-9:32; Lc 9:18-45);
- Algumas séries de milagres como: a cessação da tempestade, a cura do demoníaco de Genesaré (Mt 8:23-34; Mc 4:35-5:20; Lc 8:22-39); a cura da mulher hemorrágica e a ressurreição da filha de Jairo (Mt 9:18-26; Mc 5:21-43; Lc 8:40-56); e a historia da Paixão do Salvador.


Similaridade na Forma Literária e no Vocabulário 


Há uma notável similaridade dentro de cada perícope nas quais algumas frases coincidem literalmente (mais claramente perceptível na língua original).  Deste modo, os três sinópticos trazem, por exemplo:
- A palavra de Jesus ao paralítico usando a mesma fórmula (Mc 2:10ss);
- O pedido de José de Arimatéia pelo corpo de Jesus é relatado três vezes com as mesmas palavras (Mc 15:43; Mt 27:58; Lc 23:52);
- O dito de que quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á, mas quem a perder por causa de Jesus (e do Evangelho) salvá-la-á, retorna três vezes na mesma formulação (Mc 8:35; Mt 16:25; Lc 9:24).


Citações do Antigo Testamento 


O peculiar aqui é que mesmo quando a citação é transcrita numa formulação diferente da que consta no original hebraico, ou na Septuaginta, os evangelistas sinópticos a fazem exatamente da mesma forma (mais facilmente perceptível na língua original). Assim temos Is 40:3 citado em forma própria em Mt 3:3; Mc 1:3 e Lc 3:4. Também Ml 3:1 em Mt 11:10; Mc 1:2; Lc 7:27.

Todas estas concordâncias, e poderíamos citar muitas outras, demonstram claramente que as semelhanças entre os três sinóticos não podem ser apenas fruto do acaso, ou como se diria que pelo fato deles descreverem os mesmos acontecimentos, acabaram por escolherem termos idênticos, mas se crê que deve haver uma relação de dependência literária. Todavia, para que possamos definir melhor tal relação, é preciso observarmos também as não poucas e consideráveis diferenças entre os três evangelhos sinóticos.

Citações:
"A tal esquema Mateus e Lucas antepõem episódios da infância de Jesus, os quais, pelo seu estilo e o seu sabor, constituem evidentemente blocos literários independentes do corpo da narrativa.” Estevão Bittencourt, ibidim,  p. 186.


“No Evangelho de João, em contraposição, Galiléia e Jerusalém alternam-se várias vezes como cenário dos acontecimentos, os quais parecem estender-se por um período de cerca de três anos.”

BETTENCOURT, ibidim, p. 187.


Fonte: Reflexão Bíblica. 

Post anterior: Os Evangelhos Sinóticos. 
Próximo post: Os Pontos Divergentes dos Evangelhos Sinóticos.
O autor é pastor titular da IPB de Vicente de Carvalho - Guarujá / SP. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus