O FILHO DE DEUS NASCEU, ALELUIA!!!

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
3ª IPB de Barretos / SP

Culto Vespertino 19.12.10

TEXTO BÁSICO

ISAÍAS 9:6
“Porque um menino nos nasceu, um Filho se nos deu; o governo está sobre os Seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” 

INTRODUÇÃO 
Estamos na semana do Natal, uma ocasião especial em nossas vidas, pois nesse dia comemoramos o nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus que veio ao mundo para salvar todo aquele que nEle crer. Apesar de que não sabemos exatamente a data do nascimento de Jesus (segundo alguns estudiosos seria no mês de setembro), existe todo um ambiente na época do Natal. Apesar das festas mundanas regadas a bebida e pecado, que queiramos ou não nos importunam, existe um clima especial: a cidade fica enfeitada, trocam-se presentes e o comércio gira com velocidade. Mas Natal é mais que tudo isso, essa data representa o nascimento de Jesus, e por isso se torna tão especial.

EXPLICAÇÃO 

O livro do profeta Isaías foi escrito entre 740 e 680 a.C. Seu autor, nascido de família influente de classe alta, teve contato com a realeza e foi um conselheiro de assuntos internacionais no reino de Judá. Embora comumente fosse alvo de zombaria, Isaías advertiu vigorosamente o seu país contra as alianças com as nações vizinhas, sempre exortando Judá a confiar no Senhor.

Isaías é chamado frequentemente de “o profeta evangélico” por falar muito sobre a obra redentora do Messias. Em suas páginas se encontra mais sobre a pessoa e a obra de Cristo do que em qualquer outro livro do Antigo Testamento. Algumas das quais são: 1:18; 2:4; 6:3,8; 7:14; 9:6-7; 11:9; 26:3; 35:1; 40:3; 48:16; o capítulo 53; 55:1; 57:15; 59:1 e 61:1-3.

ARGUMENTAÇÃO 


Assim como em Is 7:14 esse texto aponta para a vinda do Messias encarnado em um ser humano que nasceria, normalmente, de uma mulher. Em 7:14 é dada a informação de que sua mãe seria uma virgem, e aqui usa-se as expressões “filho” e “menino”. Também há que se destacar o fato de que Ele governaria “o governo está sobre os seus ombros”; sabemos que Jesus nunca reinou fisicamente, no entanto o Seu reinado transcende a Terra, é eterno e nunca terá fim.

Nesse famoso texto, Deus nos fala através do profeta, acerca da pessoa e da obra do Messias, dando nomes a Ele. Esses nomes são expressões que se eternizaram, que revelam alguns dos atributos de Cristo, e que devem estar presentes em nossas mentes e corações não só na época do Natal, mas em todo o tempo, pois apontam para a nossa comunhão com Ele e dEle conosco. 


Que nomes são esses que Deus nos fala através do profeta Isaías? 

1 – MARAVILHOSO 
Essa expressão tem o significado de sobrenatural (assim com em Jz 13:18). O ministério de Jesus foi marcado por Seus milagres que revelam, por Seu eterno poder, a Sua natureza divina. Não houve (e não há) enfermidade que Ele não possa sarar, problema que Ele não possa resolver. Em nossas vidas também Ele se revela assim? Ter uma relação pessoal com Jesus significa crer em Seu maravilhoso poder sobrenatural. É nesse poder que nos movemos e existimos, nesse poder que caminhamos e testemunhamos, nesse poder que fomos salvos e vencemos o pecado e a morte.

2 – CONSELHEIRO 

O Messias é um Conselheiro Maravilhoso, isto é, um Conselheiro sobrenatural. Significa que as palavras que Ele fala são transbordantes de vida e poder. Em sua vinda Ele trouxe-nos as Palavras de vida eterna, palavras que libertam, transformam e edificam. Suas Palavras são mandamentos na forma de conselhos, orientações, Ele não força, mas convida e orienta-nos a segui-Lo. A salvação é uma dádiva que recebemos ao ouvirmos e crermos em Sua Palavra.

3 – DEUS FORTE 

Esse termo é aplicado a Javé, o Deus todo poderoso, e prediz a Sua vitória definitiva sobre todo o mal. A Sua vinda tem esse caráter, vencer todos os nossos inimigos. Ele é sempre foi e sempre será vencedor, mas ao Se encarnar Ele vem para vencer os nossos inimigos. Ele vence o pecado, o mundo, a carne, o diabo e a própria morte. E em 1 Coríntios 15 a Bíblia nos diz:
54b   Tragada foi a morte pela vitória.
55   Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?

4 – PAI DA ETERNIDADE 

Essa expressão também pode ser entendida como “Pai Eterno”, e nos revela a pessoa do Pai encarnado em Jesus. O Messias é eternamente o Pai do Seu povo. O que um pai carnal faz imperfeitamente ilustra o que o Pai Eterno faz de modo perfeito: ele protege, provê e cuida das necessidades de Seus filhos. Em diversos textos a Bíblia nos fala acerca da ação paternal do nosso Senhor.
Salmos 23:1   O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.
Mateus 6:8   Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.
1 João 5:18   Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, aquEle que nasceu de Deus o guarda, e o maligno não lhe toca.

5 – PRÍNCIPE DA PAZ 

Jesus é aquEle que nos traz a paz em seu sentido mais completo, seja com saúde ou sem ela, com prosperidade ou vivendo somente com o necessário, e acima de tudo a tranqüilidade em todas as situações. O homem pode conhecer a Sua paz (Ef 2:13-18).

Jesus falou acerca dessa paz sobrenatural em João 14:27.
"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." Essa paz nos é oferecida gratuitamente por Ele;
O mundo não tem essa paz, ela é totalmente diferente;
Quem vive nessa paz não perde a esperança e não vive com medo.

CONCLUSÃO 

Natal é muito mais do que festas em um mês do ano. Natal é vida com Cristo. Conhecendo mais sobre a Sua pessoa podemos obter essas maravilhosas bênçãos que estão presentes na vida de comunhão com Ele.

Você vive assim? É esse Jesus que você conhece? É nesse Jesus que você crê?

Nosso desejo é que Ele seja o Governante de sua vida, que governe com Seu poder que é Maravilhoso, e que sua vida seja dirigida por este Conselheiro Maravilhosos. Que suas lutas e dificuldades sejam vencidas sempre por Ele que é o Deus Forte, todo-poderoso, que venceu todos os inimigos e venceu triunfante deles na Cruz e em Sua ressureição destruiu todo poder inclusive a própria morte. Que você possa desfrutar sempre dos cuidados do Eterno Pai Celestial, que provê tudo que Seus filhos necessitam e os protege de todo mal. Que a sua vida e seu lar sejam plenos da paz que somente o Príncipe da Paz pode lhe conceder.

Esse é o nosso desejo sincero. Ore e entregue a direção de sua vida a este Governante eterno e bondoso que é o nosso Senhor Jesus Cristo.

Deus te abençoe. Feliz Natal! Hoje e sempre!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus