A IGREJA E MISSÕES - CARTA DOS MISSIONÁRIOS RONALDO E ROSSANA LIDÓRIO

Queridos irmãos,

Agradecemos as orações, apoio e encorajamento ao longo deste ano. O Senhor é bondoso e há muitos motivos de louvor.

PESQUISA ÉTNICA
Louvamos ao Senhor pela conclusão da pesquisa étnica indígena a serviço do DAI-AMTB (Departamento de Assuntos Indígenas da Associação de Missões Transculturais Brasilerias) que durou cerca de 2 anos e se desdobrou em 27 pesquisas de campo. Os resultados, mais de 4.200 dados observados, propiciaram a produção do "Relatório Etnias Indígenas Brasileiras 2010" que está a disposição no site www.indigena.org.br e também em formato de apresentação em powerpoint para informação e mobilização da Igreja.

KONKOMBAS
Louvamos a Deus pela vinda dos Konkombas ao Brasil. Tudo correu muito bem. Foi um tempo especial e nos alegramos pelo testemunho e  palavra que deixaram. Se desejarem ouvi-los um pouco, basta buscarem por "Konkombas no Brasil"  no Youtube. Ouvimos com alegria que a Igreja Konkomba em Gana vai muito bem. Um dos desafios do momento é a conclusão da revisão dialetal do Novo Testamento para a língua Konkomba Limonkpeln. Estamos trabalhando neste projeto esperando concluí-lo em breve.

TREINAMENTO MISSIONÁRIO
Louvamos a Deus pela oportunidade que tivemos junto ao Instituto Antropos de colaborar na formação missionária de vários irmãos. Ministramos a Capacitação Antropológica, juntamente com Cácio Silva, Cassiano Luz e Marcelo Carvalho, para 80 missionários neste fim de ano. Também tivemos uma Pós Graduação lato sensu em Antropologia Intercultural em Manaus na qual 28 missionários concluíram o curso se preparando melhor para o campo e também para o treinamento de outros. Colaboramos com Márcio Schmidel e equipe na produção de material para a CBMI (Capacitação Bíblica Missionária Indígena). Nos 2 últimos anos 132 indígenas, de mais de 40 etnias, passaram por este curso que visa preparar líderes indígenas locais, uma das maiores necessidades do momento. Também pudemos participar ministrando uma capacitação sobre Plantio de Igrejas para 40 missionários em meados do ano.

PROJETO AMANAJÉ
Estamos colaborando com Márcio e Isaura na liderança do Projeto Amanajé. Eles tem assumido a coordenação do campo e nós temos nos dedicado à pesquisa de novas áreas sem presença missionária, bem como a consultorias missionárias envolvendo antropologia e plantio de igrejas. Rossana e eu visitamos o Alto Rio Negro e foi ótimo ver como o Senhor tem derramado graça sobre a equipe e seu trabalho. O Amanajé conta hoje com 39 missionários, 1 voluntária, 3 colaboradores e mais 1 casal de missionários indígenas que receberemos a partir de janeiro de 2011, espalhados em 12 diferentes etnias, envolvidos com programas sociais e atividades evangelísticas. As 4 igrejas indígenas plantadas estão em processo de treinamento de liderança local.

FAMÍLIA
Os meninos estão crescendo (Vivianne com 16 e Ronaldo Júnior com 14 anos) e no temor do Senhor. Rossana está animada, com boa saúde e envolvida com as atividades do Amanajé e Instituto Antropos. Continuo no tratamento (da beri-beri) tendo retornado às atividades com certos cuidados. Na última avaliação foi sugerido mais 1 ano de tratamento e as crises estão bem mais espaçadas.  Mainha continua bastante envolvida com o calendário mensal de oração, uma bênção para a intercessão missionária. Sofre algumas limitações de saúde, motivo de oração.

ORAÇÃO - Oremos juntos ao Senhor:
1. Pela conclusão da revisão dialetal e publicação desta nova versão do NT Limonkpeln;
2. Pelas 6 pesquisas em áreas sem presença missionária planejadas para 2011;
3. Por 500 novos missionários nestes próximos anos para o trabalho indígena em todo o Brasil;
4. Pelas consultorias missionárias planejadas: 8 equipes no Brasil e 4 em outros países da África e Ásia;
5. Pela pesquisa sobre áreas pouco ou não evangelizadas que devemos fazer no norte de Moçambique;
6. Pelo treinamento missionário planejado: capacitação antropológica e de plantio de igrejas para 200 pessoas;
7. Pela Igreja Konkomba e seu intuito de enviar mais missionários da etnia para os não evangelizados do Togo;
8. Saúde: Rose Ferreira, Euza Lidório e meu tratamento;
9. Pela equipe Amanajé:
Adilson e Cintia, Alceri e Arlene Terena, André e Marcelle, Antônio e Simone, Cácio e Elisângela, Carlos e Elfriede, Carol, Daniel e Vanusa, Felipe e Arlene Baré, Flávio e Mara, Francisco e Rose, Gabriel e Crislaine, Iraque e Silvéria, Jacinto e Felícia, Jaimeson e Cleidemar, Jossandro e Viviane, Leonízia (recém casada com Markus), Marcelo e Cláudia, Márcio e Isaura, Maria Gomes (Lia), Ronaldo e Rossana, Rosinese (voluntária), Silvério e Inésia Baniwa, e os colaboradores Juliano, Paulo e João.

Que o Senhor os guarde neste fim de ano.
Em Cristo Jesus,
Ronaldo e Rossana Lidório.

WWW.APMT.ORG.BR
WWW.AMEM.ORG.BR
WWW.INSTITUTO.ANTROPOS.COM.BR.

Comentários

  1. Rev, que benção conhecer este blog!

    Espaço maravilhoso para a glória de Deus.

    Já viramos seguidores.

    O Rev. Lidório e esposa são uma benção na divulgação do evangelho. Continuemos a orar por eles sempre.

    Abraços afetuosos.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz CASAL 20, é uma honra ter vcs por aqui, sintam-se sempre a vontade. Sim, eles são exemplo para todos nós, um "orgulho santo" para a IPB, e para o Reino de Deus, acima de tudo. Ainda não os conheço pessoalmente, mas gostaria muito de trazê-los na nossa Igreja um dia... Se Deus permitir. Grande abraço, fiquem na paz de Cristo, e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!

Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.

Best regards in Christ, God bless you!!!

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus