OS MISTÉRIOS DO QUERER

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
Pastoral 07.11.10


“Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi.” Mateus 21:29 (leia de 28 a 32).

A nossa vontade, muitas vezes, é imprevisível, pois dizemos que queremos fazer algo e alguns instantes depois mudamos de idéia,e vice-versa. Na parábola citada, Jesus fala justamente disso. Os dois filhos foram orientados da mesma maneira; um disse “não” e depois foi. Já o outro disse “sim”, e não foi. Então Jesus pergunta: “qual dos dois fez a vontade do Pai?” Obviamente foi o que disse “não” inicialmente, mas depois, arrependido foi fazer o que o seu pai mandara.

Creio que a aplicação dessa lição é de extrema importância na vida cristã, haja visto o grande número de “crentes” nominais em nossos dias. A Igreja brasileira está doente, inchada em número de pessoas que freqüentam os templos, mas não fazem o que o Pai celestial ordena. No texto bíblico Jesus se referiu a publicanos e meretrizes que, por haverem se convertido, entrariam no Reino de Deus, o que não iria acontecer com estes religiosos (vs.23). A grande diferença? Estes religiosos não creram na pregação de arrependimento de João Batista.

Nota-se que a vontade (querer) está ligada diretamente à fé (crer)! Nós queremos praticar e viver aquilo que cremos. Ex-meretrizes (ex-prostitutas) e publicanos (ex-corruptos) converteram-se (creram) e agora queriam fazer a vontade de Deus.Sem sombra de dúvidas podemos afirmar que muitos não querem praticar a vontade de Deus porque ainda não creram de todo o seu coração, ainda não se converteram de fato. Assemelham-se aos judeus que pensavam estar salvos, sem haverem crido no Evangelho, apoiando-se nas tradições e costumes religiosos.

A pergunta que se faz é: o que Deus representa para você? Quem é Jesus Cristo na tua vida? Qual é o sentido de fazer parte da Igreja? Religião, costume? Só uma muleta? Um faz de conta? Infelizmente parece ser esta a realidade para muitos em nosso país. Num tempo onde o pecado é cada vez mais “normal”, temos que fortalecer o nosso compromisso com a verdade, para que não venhamos a tropeçar em tempo algum. Continuará prevalecendo a Palavra de Deus, e para todo o sempre prevalecerá.

E você, de que lado está? Se você não sabe, passe hoje mesmo para o lado do Senhor Jesus Cristo.

Uma ótima semana, God bless u!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ASSUMIR UMA POSIÇÃO DIANTE DE DEUS

PODE O CRENTE PARTICIPAR DA FESTA DO PEÃO?

INTRODUÇÃO GERAL AO NT (5) - A ORDEM DOS LIVROS DO NT