UM MURO DE FOGO

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
Pastoral 24.10.10


“Pois Eu lhe serei, diz o Senhor, um muro de fogo em redor...” Zacarias 2:5a.

As lutas eram muitas, as dificuldades enormes, servir fielmente a Deus de todo o coração não era nada fácil. Não havia sossego, os inimigos que os cercavam eram muitos, e o povo estava desencorajado. Era esse o contexto do profeta Zacarias por volta de 520 a.C., quando começou a pregar. Ele sofreu oposição de Tatenai, governador persa daquém do Eufrates, que incluía a região da Palestina (Ed 5).

A mensagem de Zacarias era exortativa, encorajadora, e servia (também) para ele próprio, diante de suas lutas e dificuldades. Neste versículo o enfoque é a promessa de proteção e segurança do Senhor para o Seu povo. O “muro de fogo” citado no texto, relembra a “coluna de fogo” na saída do Egito (Ex 13:21,22). A promessa de Deus era que o dia da plena restauração de Deus na vida de Israel seria como um segundo Êxodo (Is 4:5,6). Assim como no passado Deus protegera Israel de seus inimigos, assim também Ele os guardaria novamente de seus opressores.

A Palavra de Deus é viva! Nós também passamos por constantes provações e lutas. Servir a Deus com inteireza de coração não é coisa banal ou tarefa fácil em nossos dias. Por isso devemos confiar na proteção divina, especialmente quando passarmos pelas provações e vales escuros da vida. Engana-se quem pensa que a vida cristã é um mar de rosas, na verdade esse caminho é de lágrimas, pedras e espinhos. O que o torna transitável é a presença de Deus conosco, se não fora o Senhor junto com a gente, não conseguiríamos jamais percorrer a carreira da fé. A presença de Deus conosco significa muito mais do que proteção; Ele é a fonte de todas as bênçãos para o Seu povo. A essência da Aliança é esta: “Eu serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo” (Jr 31:33).

Amados irmãos, não há razão para esmorecer ou desistir, porque o Senhor está conosco, o Deus de Jacó é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas horas de angústia. Não importam por quais lutas nós ainda tenhamos que passar, como um muro de fogo Ele nos cerca e protege de todos os nossos inimigos. “Eis que estou convosco todos os dias” (Mt 28:20). Basta apenas orarmos e confiarmos nEle de todo o nosso coração.

Uma ótima semana, e que Deus te abençoe.


Foram usado trechos da introdução e dos comentários do Livro de Zacarias na Bíblia de Estudo de Genebra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ASSUMIR UMA POSIÇÃO DIANTE DE DEUS

PODE O CRENTE PARTICIPAR DA FESTA DO PEÃO?

O CRENTE E O CARNAVAL