UM MURO DE FOGO

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
Pastoral 24.10.10


“Pois Eu lhe serei, diz o Senhor, um muro de fogo em redor...” Zacarias 2:5a.

As lutas eram muitas, as dificuldades enormes, servir fielmente a Deus de todo o coração não era nada fácil. Não havia sossego, os inimigos que os cercavam eram muitos, e o povo estava desencorajado. Era esse o contexto do profeta Zacarias por volta de 520 a.C., quando começou a pregar. Ele sofreu oposição de Tatenai, governador persa daquém do Eufrates, que incluía a região da Palestina (Ed 5).

A mensagem de Zacarias era exortativa, encorajadora, e servia (também) para ele próprio, diante de suas lutas e dificuldades. Neste versículo o enfoque é a promessa de proteção e segurança do Senhor para o Seu povo. O “muro de fogo” citado no texto, relembra a “coluna de fogo” na saída do Egito (Ex 13:21,22). A promessa de Deus era que o dia da plena restauração de Deus na vida de Israel seria como um segundo Êxodo (Is 4:5,6). Assim como no passado Deus protegera Israel de seus inimigos, assim também Ele os guardaria novamente de seus opressores.

A Palavra de Deus é viva! Nós também passamos por constantes provações e lutas. Servir a Deus com inteireza de coração não é coisa banal ou tarefa fácil em nossos dias. Por isso devemos confiar na proteção divina, especialmente quando passarmos pelas provações e vales escuros da vida. Engana-se quem pensa que a vida cristã é um mar de rosas, na verdade esse caminho é de lágrimas, pedras e espinhos. O que o torna transitável é a presença de Deus conosco, se não fora o Senhor junto com a gente, não conseguiríamos jamais percorrer a carreira da fé. A presença de Deus conosco significa muito mais do que proteção; Ele é a fonte de todas as bênçãos para o Seu povo. A essência da Aliança é esta: “Eu serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo” (Jr 31:33).

Amados irmãos, não há razão para esmorecer ou desistir, porque o Senhor está conosco, o Deus de Jacó é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas horas de angústia. Não importam por quais lutas nós ainda tenhamos que passar, como um muro de fogo Ele nos cerca e protege de todos os nossos inimigos. “Eis que estou convosco todos os dias” (Mt 28:20). Basta apenas orarmos e confiarmos nEle de todo o nosso coração.

Uma ótima semana, e que Deus te abençoe.


Foram usado trechos da introdução e dos comentários do Livro de Zacarias na Bíblia de Estudo de Genebra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus