NOSSO DEUS É INIGUALÁVEL

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva

3ª IPB de Barretos / SP
Culto Vespertino 24.10.10


TEXTO BÁSICO

NAUM 1:1-15
“O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.” Naum 1:3.

INTRODUÇÃO

É maravilhoso pertencer ao Senhor, não existe nenhum outro “deus” que se compare a Ele, somente Ele é Deus. Ele é inigualável. Absurdo é vermos tantos trocando a companhia deste Deus maravilhoso, por coisas e bens materiais, por pessoas de carne e osso, e por pecados. Por tudo que Ele é, e por tudo que Ele faz, é necessário que você dê a Ele o primeiro lugar na sua vida. Nessa noite vamos aprender com o profeta Naum, que o nosso Deus é um Deus terrível! Sim, isso mesmo! ELE É TERRÍVEL, digno de honra e temor dos homens, porque Ele tem todo poder, Ele é soberano, Ele é Juiz! Temam-no toda a Terra, porque NADA absolutamente pode escapar de Seus olhos. E Ele vem para julgar a Terra, julgará o mundo com justiça e os povos com equidade. Mas Ele também é MISERICORDIOSO, maravilhoso, bondoso e conhece cada um de nós, detalhadamente, minuciosamente. Pai bondoso que Ele é, Ele cuida de nós, nos fortalece, cura nossas feridas, nos alimenta, nos protege e guarda.

EXPLICAÇÃO
Nínive era a capital da Assíria, e quando Naum escreveu a sua profecia, era a maior cidade do mundo. Nínive sempre é lembrada por causa do profeta Jonas que viveu cerca de um século antes de Naum. Jonas pregou a Palavra de Deus ali e houve um arrependimento coletivo. Um século se passou e Nínive tornara-se uma metrópole ímpia, imperialista e desonesta, com um desejo arrogante e inescrupuloso pelo poder e pela dominação, que se manifestava em guerras impiedosas. Os assírios foram o mais poderoso entre os povos semitas e os primeiros conquistadores do mundo. Só para se ter uma idéia de seu poderio, basta saber que os muros ao redor da cidade de Nínive tinham cerca de 30 m de altura, e eram tão espessos que três carruagens poderiam correr lado a lado sobre eles. Esses muros eram fortificados com 1.500 torres de 60 m de altura. Porém Nínive se tornara uma cidade vil. Sua vastidão era eclipsada por sua vileza. Foi nesse contexto que Deus levantou o profeta Naum, cujo nome significa “conforto”. O Livro de Naum tem um título duplo: “o livro da visão de Naum” e “sentença contra Nínive”. Sentença, em geral designa uma mensagem divina de julgamento contra uma nação.

ARGUMENTAÇÃO
É nessa mensagem de julgamento contra uma nação que no passado serviu a Deus e agora tornara-se tão ímpia, que aprendemos um pouco mais acerca do caráter do nosso Deus. Que bom é podermos conhecê-Lo melhor e assim podermos honrá-Lo e glorifica-Lo corretamente. Nosso Deus é inigualável porque somente Ele é...
 

1- DEUS É O SUPREMO E JUSTO JUIZ DO UNIVERSO
- “vingador, vingador, toma vingança”, só Ele é justo e perfeito para castigar (2)
- “jamais inocenta o culpado” (3) = Ele é justo, nenhum pecado ficará impune
- “a Sua cólera se derrama como fogo”, ai dos que caírem nas Suas mãos
- “bêbados” (10)
- idólatas (14)
- “vil” = demoníaco (BG) (11,14) – halloween
- inundação e trevas = castigo sobre os inimigos (8), i.e. juízo.

Existe um ditado popular que diz: “aqui se faz, aqui se paga”. Esse dito popular tem uma certa sabedoria embutida, porém não é 100% verdadeiro. Gl 6:7 nos diz que “tudo que o homem semear, isso também ceifará”. Porém, nem tudo que se faz aqui, AQUI se paga, mas certamente todos irão prestar contas a Deus um dia. Quantos bandidos, assassinos, estupradores, pedófilos, etc., simplesmente morreram sem sofrer 1/1000 do que fizeram outros sofrer. Isso é justiça? De modo nenhum! O que dizer dos grandes ditadores? Hitler, Mussolini, Sadam Hussein, Idiamim Dada? Homens que mataram povos inteiros, milhares padeceram em suas mãos. A morte seria suficiente para puni-los? Somente Deus é capaz de exercer justiça e juízo de um modo perfeito e cabal. Se qualquer um de nós sofrer a dor de ver um ente querido sofrer nas mãos de monstros como esses, de uma coisa temos certeza: Deus os julgará segundo as suas obras, e lhes dará a sentença justa.

Há pessoas que não se conformam de alguém se converter após ter vivido uma vida de intenso pecado. Dizem eles: “fulano fez o que fez, e agora se diz crente”, como se isso fosse a coisa mais falsa que alguém poderia dizer. Mas Deus pode fazer isso, e Ele faz isso com freqüência. Ele tira o homem do monturo do pecado, do poço de perdição e faz dEle nova criatura. Em Jesus os seus pecados são justificados e tal pessoa é transformada em nova criatura.

Deus julgará todas as almas, todos que viveram nesse mundo, ou que ainda viverão nele. Deus é o único suficientemente poderoso e sábio para fazer isso. Ele é o supremo Juiz do universo.

2- DEUS É ONIPOTENTE 

Isso significa que Ele pode fazer qualquer coisa, tudo está sob Seu poder. Basta lembrar que Ele criou todas as coisas a partir do nada! Isso mesmo, Ele disse, e tudo se fez!

2.1 - Ele é soberano sobre a natureza
- “grande em poder” = onipotente (3)
- domínio sobre as tempestades (3)
- domínio sobre as nuvem e o ar (3)
- domínio sobre os mares e rios (4), “inundação” vs. 8
- domínio sobre os montes, a Terra e as rochas (5,6).
- inundação e trevas = castigo sobre os inimigos (8).

Ele tem todo o poder e onipotência, inclusive sobre os elementos da natureza. Água, ar, vento, terra, fogo, mares, rios, nuvens, tempestades, terremotos, maremotos, tudo Lhe obedece. Nada foge ao Seu domínio e majestade. Tudo foi feito por Ele, até o sol, a lua e as estrelas Lhe pertencem e estão sob o Seu poder. O nosso Deus é inigualável. Tudo foi feito por meio dEle e sem Ele nada do que foi feito se fez.
 

2.2 - Deus é soberano sobre a humanidade (...)
- domínio sobre a humanidade (5).

Todos os seres humanos, todas as nações da Terra, todo o mundo dependem dEle e estão sob o Seu poder. A respiração, os batimentos cardíacos, os impulsos nervosos e os pensamentos de cada ser humano, tudo está sob o Seu poder eterno. Ninguém morre ou nasce sem que Ele permita. Ele é inigualável.

3 - DEUS É MISERICORDIOSO

- “tardio em irar-se” = paciente (3);
- “bom” (7);
- “fortaleza no dia da angústia (7);
- “conhece os que nEle se refugiam (7).

A misericórdia de Deus é simplesmente um mistério, incompreensível para nós pecadores. Não podemos entender perfeitamente, mas podemos plenamente crer em sua graça e bondade. Mais que isso, podemos experimentar desse atributo divino, na mediação de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos concede gratuitamente a salvação em Seu nome. Sim a misericórdia de Deus é real, não é lenda nem conto de fadas, ela é tão real que tem transformado milhões de vidas através dos séculos. Transformou completamente a minha vida, da água para o vinho! “Tirou-me de um poço de lama e perdição e colocou os meus pés sobre uma rocha” (Salmos 40:2). Isso é plenamente real, porque só Ele pode mudar a vida de uma pessoa dessa maneira, de dentro para fora. É o que Jesus chamou em João 3 de “novo nascimento”.

Se não fosse a Sua terna e doce paciência (3), qual de nós poderia estar aqui? A humanidade já teria sido extinta por sua ira. Mas a Sua justiça está associada à sua bondade (7) e perdão. Por isso que Ele nos fortalece nas horas de angústia (7), jamais se esquece de nós, jamais nos ignora. Ele conhece todos os que nEle buscam refúgio (7).

Como é maravilhoso conhecer ao Senhor e desfrutar de Sua eterna e maravilhosa graça e misericórdia.

CONCLUSÃO
Que maravilhoso é pertencer ao Senhor. Um Deus como esse não tem igual, só Ele é Senhor. E diante de tudo isso devemos:

- Descansar nossa mente e coração na certeza de que Ele é o perfeito Juiz;
- Louvá-Lo por tudo que Ele fez, as obras de Suas mãos lhe exaltam o poder;
- Confiar, honrar e desfrutar da Sua excelsa graça e misericórdia.

Os que verdadeiramente conhecem ao Senhor são diferentes dos que não O conhecem. A vida destes reluz e transmite paz, alegria e confiança, que são frutos da justiça, do louvor e da confiança nEle.

Que a Igreja de Cristo, estabelecida na face da Terra, possa transmitir ao mundo essa mensagem maravilhosa e sobrenatural, através de um contato íntimo e verdadeiro com o Senhor Deus.

Um mundo sedento e árido, que só o amor de Deus pode salvar e transformar.

Soli Deo Gloria!!!


Material de apoio: Bíblia de Estudo de Genebra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus