A DEPRESSÃO DE ELIAS

“... se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte... ”
 1 Reis 19:4a.

Ele tirou os olhos de Deus e os colocou nas circunstâncias (1 Rs 19:2). Num dado momento, Elias pensou que sua vida dependia da ímpia Jezabel e não de Deus. Por isso, temeu e fugiu. Sempre que tiramos nossos olhos de Deus para colocá-los nas circunstâncias adversas afundamos num pântano de desespero.

Elias também entrou na caverna da solidão quando ele mais precisava de pessoas à sua volta (1 Rs 19:3). A depressão nos prega essa peça: quando mais precisamos de companhia queremos nos trancar nos quartos escuros. Elias dispensou o seu moço, quando mais precisava dele.

Ele fez uma leitura pessimista da situação (1 Rs 19:4,10) e pensou que só ele havia permanecido fiel a Deus naquela avalanche de apostasia, mas Deus lhe afirmou que havia mais sete mil que tinham permanecido firmes na fé. Elias olhou para a vida com óculos escuros. Seu horizonte estava embaçado. Suas esperanças povoadas por um nevoeiro denso. Uma pessoa deprimida é quase sempre assaltada por um pessimismo doentio.

Ore
Deus todo-poderoso, se houverem em mim os mesmos sintomas que sufocaram a vida de Elias, peço-Te: ergue-me e sustenta-me com os Teus fortes braços. Em nome de Jesus. Amém.

Pense
A solidão é uma péssima companheira para quem está deprimido. Cristo jamais nos abandona.

Cada Dia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus