CUIDANDO DOS PASTORES

Ministério SGAP - Secretaria Geral de Apoio Pastoral, da IPB - Igreja Presbiteriana do Brasil, dá apoio emocional e espiritual para pastores que passam por dificuldades

A missão dos pastôres é clara: orientar o rebanho no caminho da vida eterna. E, ao longo da jornada, cabe ao bom pastor cuidar, zelar, acolher, ouvir, instruir e, quando necessário repreender, admoestar e disciplinar suas ovelhas. Mas, e da vida do ministro? Quem cuida? Muitos, prontamente, responderão “Deus, é claro!” Mas, além da ajuda vinda dos céus – esta acessível a todos aqueles que a invocam – os homens que dedicam suas vidas ao ministério pastoral também precisam de ajuda em muitas áreas de suas vidas.

Para “cuidar dos que cuidam”, a Igreja Presbiteriana do Brasil mantém a Secretaria Geral de Apoio Pastoral, a SGAP. Por meio de seu atual secretário, reverendo Wadislau Gomes, a SGAP, promove trabalhos que envolvem a “ajuda mútua”, conforme explicou o reverendo. “A relação entre os pastores é de orientação fraternal”, define ele.

Ao longo de seus mais de 40 anos de ministério, o reverendo Wadislau já presenciou todos os tipos de dificuldades entre os pastores em exercício.  Ele destaca a solidão como um dos principais males. “A solidão do ministério pastoral, tanto por causa da natureza e do funcionamento do trabalho quanto por causa da estranha competitividade que incomoda a relação entre colegas é um grande problema. Depois, sem ordem de incidência, há questões relativas à vida cristã, santificação, espiritualidade, pecados cometidos pelo pastor ou contra ele ou entre outros irmãos; e há questões relativas a comportamentos do “homem interior” e do “homem exterior”, disciplinas eclesiásticas administrativas e em função de faltas, vida conjugal e familiar, dificuldades financeiras e daí em diante”, enumera.

A mão estendida, nesses casos, vem por meio, primeiramente, dos secretários presbiteriais e sinodais. São eles que identificam e encaminham os casos dos pastores para a SGAP. Num segundo momento, o secretário da SGAP é acionado. “Entro com aconselhamento bíblico. Recebo-os em minha casa – carinhosamente apelidada de “o Refúgio – e vou ao encontro delas, em muitos dos casos”, conta o reverendo.

Além do apoio emocional, os pastores também são orientados a leituras específicas, são encaminhados para palestras, treinamentos... “Nesse sentido, considero que a participação no Centro de Pós Graduação Andrew Jumper seja bem importante para alcançar esse alvo”, complementa o pastor Wadislau.

SAIBA MAIS

Objetivos da Secretaria Geral de Apoio Pastoral

·  Desenvolver um consenso bíblico sobre a espiritualidade pessoal e familiar, e a responsabilidade pastoral nas diversas atividades ministeriais.

·  Dar oportunidade aos pastores para expressar opiniões sobre os diversos temas da vida pessoal e ministerial, suas necessidades e possíveis soluções, e receber do secretário a atenção adequada.

·  Ser instrumento para crescimento espiritual teórico prático dos pastores de maneira formal e informal, e estimular a comunhão entre os pastores, e suas famílias, promovendo encontros, seminários e palestras, estudos conjuntos, tempo para oração e convivência.

·  Oferecer orientação aos pastores e seus familiares cujas necessidades interiores, relacionais ou situacionais requeiram tratamento especializado.

·  Divulgar o trabalho e os objetivos da SGAP junto às igrejas, conselhos, presbitérios e sínodos, visando motivar e auxiliar nossa igreja na tarefa de apoiar seus ministros e respectivas famílias.

No que vale a pena investir:

·  Amizades verdadeiras. Pastores “que não precisam de amigos” e pastores deles necessitados carecem de amizades verdadeiras, sem manipulação, sem competição, mas verdade, lealdade, transparência.

· Melhor preparo. Pastores bem-equipados e os não muito bem-preparados podem se ajudar mutuamente no aprofundamento da vida espiritual interior e ministerial.

·  Apoio denominacional. As Secretarias de Apoio Pastoral, em todos os níveis conciliares da IPB, deveriam estar preparadas para prestar ajuda aos seus ministros. A IPB também oferece cursos de pós-graduação nas áreas pastorais – incluindo instrução à distância.

·  Cuidado pessoal. A vida não vem dividida, mas é fluida, dinâmica. Relação com Deus e vida interior, vida conjugal e paternal, trabalho e finanças, envolvimento social, e outros, são aspectos de uma totalidade espiritual afetiva que se manifestam em termos emocionais e comportamentais. Ninguém poderá substituir o Espírito de Deus no tratamento dessa matéria.

·  Apoio especial. Deus usa pessoas para ajudar pessoas. As Secretarias de Apoio Pastoral de presbitérios e sínodos deveriam escolher pessoas capacitadas para efetivamente ajudar seus ministros.


Portal IPB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coragem de camundongo

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Assumir Uma Posição Diante de Deus