O FUNDAMENTO DA IGREJA É CRISTO

“Também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a Minha Igreja (...)” 
Mateus 16:18a
.

Mateus 16:18 é o texto central usado pelo catolicismo romano para provar o primado de Pedro e estabelecer o dogma da infalibilidade papal. Todo o sistema romano, todos os dogmas e doutrinas brotam necessariamente da interpretação que fazem deste texto. Caindo esse postulado romano, todo o edifício teológico e eclesiástico da igreja romana também cai por terra.

O texto de Mateus 16:18 é genuinamente Cristocêntrico. Cristo e não Pedro é a Pedra sobre a qual a Igreja está edificada. Pedro é fragmento de pedra. A Pedra, o fundamento da igreja, nunca foi Pedro, é Cristo. Cristo não estava falando de Pedro, mas de Si mesmo, quando disse: “... sobre esta Pedra edificarei a Minha Igreja”. O apóstolo Paulo confirma: “Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo” (1 Co 3:11). Pedro mesmo, por duas vezes, declarou que não ele, mas Jesus Cristo é a Pedra, o fundamento da Igreja 
(At 4:10-12; 1 Pe 2:4-8).

Ore
Protege a Tua igreja, ó Deus, de todos os que se levantam com pretensões de tomarem assento no trono que pertence a Cristo. Livra-nos desses enganadores e usurpadores. Em nome de Jesus, amém!

Pense
Na Igreja de Jesus não há caudilhos, não há chefes, não há donos.

Cada Dia.

Comentários