O DEUS A QUEM SERVIMOS

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva

3ª IPB de Barretos / SP
Culto Vespertino 15/08/10


TEXTO BÁSICO: 1 Crônicas 28:9,10,20
9   Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o SENHOR esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre.
10   Agora, pois, atende a tudo, porque o SENHOR te escolheu para edificares casa para o santuário; sê forte e faze a obra.
20   Disse Davi a Salomão, seu filho: Sê forte e corajoso e faze a obra; não temas, nem te desanimes, porque o SENHOR Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes todas as obras para o serviço da Casa do SENHOR.


INTRODUÇÃO

O nosso Deus é único, soberano, excelso. Ele reina sobre tudo e sobre todos. Vivemos um tempo em que nem todos os crentes estão interessados em aprofundar-se no conhecimento de Seu Deus. O nosso Deus é rejeitado por Seu próprio povo que se contenta em ouvir falar dEle e não almeja um relacionamento pessoal e íntimo com Ele. Necessitamos resgatar a busca do conhecimento de Deus, e a comunhão íntima com Ele. Você conhece o seu Deus? Sabe do que Ele é capaz? Não só em termos de natureza, criação, etc., mas em sua própria vida, você sabe que o que Ele pode fazer, E FAZ o tempo todo?

1 – O SENHOR ESQUADRINHA TODOS OS CORAÇÕES – vs. 9  

Primeiramente o texto nos fala acerca de Sua onisciência, isto é, Ele sabe tudo sobre todos. Não adianta tentar disfarçar ou esconder-se dEle, porque Ele é onisciente, Ele sabe tudo que se passa em nossos corações. Ele sabe acerca da nossa dor, nosso sofrimento, tristeza e frustração. Sabe acerca de nossas boas intenções, nossa vontade de agradá-lo, servi-Lo e honrá-Lo. Mas também sabe do nosso orgulho, soberba, arrogância, falsidade, inveja, malícia, etc., o nosso pecado oculto, agasalhado, escondido no coração.
 

O conhecimento que Ele tem de nós não é superficial, mas é profundo; Ele nos conhece detalhadamente. Esse é o sentido do termo “esquadrinhar”, Ele sabe minuciosamente de nossas intenções e propósitos interiores. Ele sabe se estamos servindo-O de coração bom e alegre ou forçosamente. Ele sabe se O amamos verdadeiramente ou se somos falsos. Por isso que a orientação de Davi a Salomão era que ele O servisse de coração íntegro e alma voluntária. E é assim que Deus quer que nós O sirvamos.

1.1 – CORAÇÃO ÍNTEGRO significa coração puro, santo, reto, justo. Servir a Deus assim é servi-Lo com justiça e piedade (observância de Seus mandamentos). A retidão e a santificação são essenciais para a execução do serviço do Senhor. Vivemos uma crise de integridade na sociedade e na Igreja também. Quem são os retos e íntegros de coração?

1.2 – ALMA VOLUNTÁRIA significa não forçosamente, ninguém precisa ficar dizendo “faça isso ou aquilo” quando desejamos servir ao Senhor voluntariamente. Fazemos o que precisa ser feito espontaneamente, e com alegria. A Igreja é permeada pela voluntariedade, ninguém é forçado a nada. Mas todos que fazem a obra de Deus com alma voluntária não ficam reclamando e murmurando.

2 – O SENHOR PENETRA TODOS OS DESÍGINIOS DO PENSAMENTO – vs. 9 Ainda falando da onisciência de Deus, o texto nos leva à área da mente e dos pensamentos. As palavras “alma” e “coração” nos remetem à mente e aos pensamentos. O que cremos é o que pensamos; ou controlamos nossos pensamento sou eles nos controlam. Deus não olha somente nossos atos e palavras, ele penetra todos os desígnios (caminhos, veredas) de nossos pensamentos. Isso é uma dádiva porque nos dá a liberdade de orar em pensamento. O ser humano é único na criação porque foi feito à imagem e semelhança de Deus. E uma das grandiosas bênçãos que só os seres humanos receberam dEle é a capacidade de pensar, raciocinar. O que vai em nossa cabeça? Muitas vezes enquanto estamos aqui na frente pregando podemos observar como é fácil sair fora da concentração na Palavra de Deus e partir para conversas paralelas, até fúteis muitas vezes, ou que não tem nada a ver com a Palavra que está sendo pregada ou ensinada. Pior que isso é quando alimentamos ódio, rancor e maldade nos nossos corações, e sorrimos, mas por dentro odiamos. Deus odeia o pecado e a hipocrisia, ele condenou severamente aos fariseus por causa da falsidade deles. Muito cuidado!
O que foi dito anteriormente também tem tudo a ver com os pensamentos, porque os desígnios do coração fomentará pensamentos, planos e idéias. Por isso que Jesus disse que a boca fala do que vai no coração. Precisamos aprender a estar em constante oração através de nossos pensamentos. Não precisamos esperar chegar em casa, ou na Igreja no domingo a noite para orar, podemos orar a qualquer momento.

CONTROLANDO OS PENSAMENTOS
A palavra alma em grego é “psiquê”, a mesma raiz da palavra psicologia, que se ocupa em estudar a mente humana. A nossa mente é mais poderosa que um super-computador. Mas ela precisa ser controlada por nós, ou ela nos controlará. Esse é um assunto um pouco complexo do ponto de vista humano, mas do ponto de vista da Bíblia é fácil entender que a nossa mente tem a o poder de gravar frases, imagens, músicas, etc., que podem gerar mecanismos de comportamento. Isso é até provado pela ciência através das mensagens subliminares usadas no comércio, filmes, propagandas, etc. Portanto, somos responsáveis pela guarda da nossa mente, de nossos pensamentos. Se não colocarmos um freio, um limite, uma cerca de proteção, ficaremos vulneráveis. Talvez essa seja a razão porque muitos crentes não crescem espiritualmente, mas estão parados no tempo. É que não guardam seus pensamentos, e a mente (alma) é o berço, a casa, a moradia dos pensamentos. Uma vez que permitirmos que determinadas imagens, palavras, expressões, conceitos e idéias contrárias à Palavra de Deus permaneçam em nossas mentes, isso gerará conseqüências. Quando o texto nos fala de servir a Deus com “alma voluntária”, significa que compete a nós filtrarmos daquilo que vamos receber e permitir que povoe e habite nossas mentes (almas). O poder de concentração depende de nós também, se nos esforçarmos podemos educar nossa mente, e pensamentos. Está provado que televisão e computador em excesso podem enfraquecer o nosso poder de concentração.

3 – O SENHOR SE DEIXA ACHAR E O SENHOR REJEITA – vs. 9
Sabemos que dentro da soberania de Deus é Ele quem elege (escolhe) o Seu povo. Nos apoiamos nessa verdade excessivamente às vezes; alguns chegam a dizer: “se eu for um eleito isso e isso acontecerá na minha vida”. Essa afirmação não é mentira, É VERDADE! Porém, devemos ir além das palavras e pensar na intenção que elas têm. Se isso, por exemplo, foi dito para justificar uma vida de pecado, distante do Senhor. “Não tentarás ao Senhor teu Deus”. A pergunta que eu faria é: “Você deseja que Deus o eleja? Você deseja servi-Lo?” E se a resposta (invariavelmente) é “sim”, posso dizer que isso já é um indício de que tal pessoa seja um escolhido de Deus. No texto citado, Deus faz (como em diversos outros textos) uma chamada à responsabilidade pessoal. Este texto pode ser (e é) usado erradamente pelos arminianos que tentam justificar que está no homem, e não em Deus, a escolha de quem habitará nas mansões celestiais (vide João 6:44). Mas o que vejo aqui não isso e sim um alerta para todos nós (inclusive calvinistas) quanto à nossa responsabilidade pessoal perante Deus. Não podemos jamais usar da argumentação calvinista para justifica todo tipo de mundanismo dentro da Igreja, ou o marasmo espiritual em que muitos crentes e igrejas encontram-se. De que adianta conhecer tanta teologia se isso não redunda na vida? Qual o significado de se professar verbalmente a fé reformada, se do coração não emanarem atitudes e transformações de vida e de comportamento que exalem o perfume dos remidos? A fé tornar-se-á hipócrita e falsa se não temermos o Deus que rejeita. Os judeus gabavam-se de sua descendência abraâmica, mas foram repreendidos por Cristo que disse as conhecidas palavras:

"Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão." Lucas 3:8.

“SE O BUSCARES, ELE SE DEIXARÁ ACHAR, SE O DEIXARES ELE TE REJEITARÁ”. Isso deveria causar temor em nós, pois um Deus poderoso como o nosso não pode ser deixado, desprezado, ridicularizado. Mas quantos tem feito isso? Existe todo tipo de explicação para não ir à Igreja, para não orar ou ler e estudar a Bíblia. Deus tenha misericórdia de nós, pecadores. Mas a promessa também é que se o buscarmos, ELE SE DEIXARÁ ENCONTRAR. Isso não é maravilhoso? O Deus todo-poderoso promete que seus súditos O encontrarão e terão comunhão, contato, comunicação, cuidado, proteção, amizade, intimidade com Ele. Que Deus maravilhoso é o nosso Deus. Ele pode se revelar e se ocultar. Está em Deus, e não está no homem, a iniciativa e as condições desse contato, dessa comunhão preciosa. O capítulo 6 do Evangelho de João nos expõe de maneira muito clara e inequívoca a doutrina da eleição da fé reformada.

João 6:37,39,40,43-45
37  Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
39  E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.
40  Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
43  Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós.
44  Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
45  Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.


CONCLUSÃO
Salomão tinha uma grandiosa obra a realizar. Nós também temos. Disse Jesus: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” Mc 16:15. Essa é a grande comissão da Igreja. Ele também nos deu condições muito claras para todos que almejam alcançar a vida eterna. Cito aqui apenas dois desses requisitos: “Amarás ao Senhor teu Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo” Mt 22:37-40; e “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” Hb 12:14. Como cumprir a vontade de Deus se não O conhecermos? Conhecer ao Deus a quem servimos, é portanto, a meu ver, o início do caminho, o “start”, o início de tudo. Mas é também o trajeto, o percurso, o caminho, o dia a dia. Ele é tão grande, excelso, tremendo, que levaremos a vida inteira, e a eternidade também, para conhece-Lo. Que grandioso privilégio! Deus seja louvado!


O texto termina com exortações e promessas que são plenamente aplicáveis a nós e a todos que conhecem o Senhor Deus:

"Sê forte e corajoso e faze a obra; não temas, nem te desanimes, porque o SENHOR Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes todas as obras para o serviço da Casa do SENHOR." 1 Crônicas 28:20.


Quanta clareza! Jamais desanimemos pois servimos ao Deus Todo-Poderoso! Jamais temamos as lutas, os problemas da vida, o inimigo, porque o nosso Deus não nos deixará e nem nos desamparará. Mas cuidado com a ociosidade, cuidado com o marasmo, cuidado com a preguiça: "Sê forte e corajoso e faze a obra"!!!

S.D.G.

Comentários

  1. Graça e paz seja contigo meu irmão!
    Querido irmão quero agradecer por divulgar nosso aqui Deus o abençoe por isso... e digo uma verdade do fundo de meu coração, esou passando por um problemas na area sentimental, e senti do Espírito Santo em te pedir oração, ore por mim meu irmão para que o Senhor cumpra a vontade Dele em minha vida, estou passando por uma prova de fogo, e tenho sofrido muito com atitudes da parte de uma pessoa, agradeço ternamente em Cristo!
    Paz Seja contigo!

    ResponderExcluir
  2. Oi meu irmão, obrigado por visitar o SDG, obrigado pelo comentário e pela honra de receber o seu pedido de oração. Estarei orando por você, espero em Deus que Ele te oriente e fortaleça nessa questão. Um grande abraço e que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!

Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.

Best regards in Christ, God bless you!!!

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus