IGREJAS DO PÃO E CIRCO


Tenho acompanhado através de sites e blogs cristãos na internet a crescente preocupação com o volume absurdo de invencionices, modismos e heresias que afloram nas Igrejas ditas evangélicas. Seria hilário – se não fosse trágico – a capacidade de criação de tamanhos absurdos. 

E o pior: existe uma legião de crentes idólatras que defendem com unhas e dentes os criadores de tamanhas bizarrices, muitos por ignorância, outros por vontade. 

A cada dia, percebe-se que a igreja evangélica institucional se afasta do Evangelho e é levada “em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente” (Efésios 4:14). O rebanho, magro e desnutrido biblicamente, é facilmente ludibriado por tais líderes.

Pão e Circo 

Assim como na Roma antiga – no que diz respeito ao social – alguns líderes evangélicos praticam com o povo a política “panem et circenses” (política do pão e circo) – no aspecto espiritual. Nos dias da Roma antiga, devido a fatores socio-econômicos, houve um considerável êxodo dos moradores das regiões rurais em direção a Roma. Sem emprego e sem ter o que comer, a multidão se tornava um perigo crescente para ordem social, levando o império a tomar uma decisão que entorpeceria o povo, fazendo-os esquecer da realidade.

Tudo muito simples: de modo constante ocorriam lutas envolvendo gladiadores nos estádios, sendo o Coliseu o mais conhecido de todos. Durante as lutas o povo era “gentilmente” alimentado. Enquanto se divertiam com o show de horrores e se alimentavam, a multidão ficava “domada”, tranqüilizando os dominadores sociais. 
E hoje em dia, o que temos visto em locais que, hipoteticamente, deveriam se concentrar na exposição das Escrituras? A pregação bíblica, doutrinariamente correta, que acordaria o povo brasileiro foi substituída por pão e circo. Rápidos em domesticar seus discípulos, alguns líderes evangélicos criam uma parafernália tão grande de remendos que assusta e nos faz perguntar: qual o limite disso tudo? Onde isso vai parar? 

Os mais nervosos da ala que advoga por seus líderes costumam dizer: “Peraí, eles estão pregando o Evangelho e ganhando almas, e vocês, críticos?” Argumento tão superficial e raso como uma poça d’água. E se estão de fato pregando o Evangelho, sempre fica a pergunta: Que Evangelho é esse? Que Jesus é esse? Ganhando almas e suprimindo cérebros? 

A igreja evangélica tem inflado – e não crescido – com um contingente que não ousa pensar, não ousa raciocinar, não ousa sequer consultar nas Escrituras a veracidade do que seus dominadores (vide bispos, apóstolos, levitas, profetas) anunciam.

Voltemos ao exemplo da igreja primitiva de Beréia (Atos 17:11), pelo amor que devemos ter ao Reino de Deus!

Calar por amor, ou falar por causa da verdade?
Quem se cala diante do pecado, da injustiça e de falsas doutrinas não ama de verdade. A Bíblia diz que o amor "...não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade" (1 Co 13:6). Deveríamos orar muito por sabedoria e, com amor ainda maior, chamar a atenção para a verdade e não tolerar a injustiça.

Ao estar em jogo a verdade, Estevão argumentou, mas sempre em amor a seu povo e com temor diante da verdade em Cristo. O apóstolo Paulo estava disposto a ser considerado maldito por amor ao seu povo, mas não cedia um milímetro quando se tratava da verdade em Cristo. Jesus amou como nenhum outro sobre a terra, mas assim mesmo pronunciou duras palavras de ameaça contra o povo incrédulo, que seguia mais as tradições e as próprias leis do que a Palavra de Deus.


O Dr. John Charles Ryle, bispo anglicano de Liverpool que viveu de 1816 a 1900, certa vez disse assim:

"Controvérsias religiosas são desagradáveis. Já é extremamente difícil vencer o diabo, o mundo e a carne sem ainda enfrentar conflitos internos no próprio arraial. Mas pior do que discutir é tolerar falsas doutrinas sem protesto e sem contestação. A Reforma Protestante só foi vitoriosa porque houve discussões. Se fosse correta a opinião de certas pessoas que amam a paz acima de tudo, nunca teríamos tido a Reforma. Por amor à paz deveríamos adorar Maria e nos curvar diante de imagens e relíquias até o dia de hoje. O apóstolo Paulo foi a personalidade mais agitadora em todo o livro de Atos, e por isso foi espancado com varas, apedrejado e deixado como morto, acorrentado e lançado na prisão, arrastado diante das autoridades, e só por pouco escapou de uma tentativa de assassinato. Suas convicções eram tão decididas que os judeus incrédulos de Tessalônica se queixaram: 'Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui' (At 17:6). Deus tenha misericórdia dos pastôres cujo alvo principal é o crescimento das suas organizações e a manutenção da paz e da harmonia. Eles até poderão fugir das polêmicas, mas não escaparão do tribunal de Cristo".
 

Colaboração do amabilíssimo Rev. David Cestavo, Pastor da IPB Central de Lavras / MG.

GOSTARIA DE DIZER QUE...
Algumas Igrejas Evangélicas têm tomado posicionamentos de verdadeira insanidade espiritual. Em algumas situações parece até que virou macumba, dada a similaridade de certas manifestações.

Exemplo disso é atribuir todo mal ao diabo, e a "doutrina da batalha espiritual" , segundo a qual cada região do país e do mundo seria governada por determinado tipo de demônio, e que devemos fazer uma série de orações e rituais, para assim o inimigo seja destituído de seu poder. Nesse caso, Deus parece não ser soberano. Outra coisa que chama a atenção é o fato dessa doutrina ser praticada há décadas e não há nenhuma mudança que se possa atribuir a tal doutrina. Em uma determinada cidade, chegaram a urinar nas imediações da cidade, onde "profeticamente", foi demarcado o território pertencente a Cristo. Que absurdo!

Uma das grandes diferenças entre os neo-pentecostais e os reformados, é que nós seguimos a Bíblia e só a Bíblia (Sola Scriptura, era um dos lemas dos reformadores). Já os neo-pentecostais acreditam que Deus lhes revela princípios e estratégias profeticamente, como fez com Moisés, Isaías, Jeremias e todos os demais profetas da Bíblia. É como se a Bíblia não fosse suficiente, e para eles de fato não é. Por isso que eles acreditam e dão tanto valor à esse tipo de insanindade.

Êxtase emocional, supostas visões, revelações, etc., é muito comum no evangelicalismo brasileiro. Semelhantemente ao espiritismo, é grande o número de crentes que viajam horas e horas em busca de um profeta, uma palavra ou revelação. Alguns até acreditam que as pessoas podem ficar "possuídas" pelo Espírito Santo, entrando um tipo de transe, e agindo como se fossem o animais. E pasmem: em algumas "igrejas" já existe a manifestação da unção da galinha, da águia e até do cachorro. E segundo dizem eles, é tudo revelado e dirigido pelo Espírito Santo. Na verdade estamos diante das doutrinas de demônios que o Senhor nos alertou em 1 Tm 4:1.

Quando há histeria coletiva, tentam fazer essa bagunça se parecer com a alegria que vem de Deus. Não confunda confusão com a alegria do Espírito Santo. A alegria do Senhor é repleta de boas obras (1 Pe 2:12) e moderação (Fp 4:5). O culto racional é o culto que agrada a Deus (Rm 12:1).

SOLI DEO GLORIA!!!

Comentários

  1. Pr. Roberto o seu comentário não está aparecendo aqui por erro do blogger. Por favor escreva novamente para que eu possa tentar publicá-lo. Abraços, Deus te abençoe!.

    ResponderExcluir
  2. Caro Rev. Paulo César.

    A Paz do Senhor!

    O artigo postado é uma realidade!
    Os cristãos dos tempos modernos estão tão acostumados com "pão e circo", quais crianças que se impressionam com o lanche fast food com embalagem colorida. que não suportam mais o alimento sólido.
    Que Deus tenha misericórdia de nós!

    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  3. Tempos difíceis meu irmão, hard days. E a tendência é piorar, igrejas tornando-se seitas, a Bíblia cada vez mais esquecida e confundida, muitos e muitos lobos disfarçados de pastôres enriquecendo, engordando-se, arrancando até as unhas das ovelhas. Nossa imagem está denegrida perante a sociedade, mas graças a Deus que é fiel e nos guarda e livra do mal. E louvado seja Deus também porque as pessoas sabem discernir entre os verdadeiros e os falso pastores. Abraços irmão, e muito obrigado pelos comentário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!

Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.

Best regards in Christ, God bless you!!!

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus