A ORAÇÃO DE JABEZ

Por Paulo Sergio Visotcky da Silva


TEXTO BÁSICO: 1 Crônicas 4:9,10
9  E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz.
10  Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.


Quais são as dores da sua alma? O que você pensa enquanto chora as dores do seu coração? Encontramos aqui um homem chamado por Deus de "ilustre", mas que tinha uma terrível dor em sua alma. Ele era conhecido por causa das dores que ele, involuntariamente, causou em sua mãe quando de seu nascimento. Existem dores que nós causamos às pessoas por causa de erros que cometemos em nosso passado, conseqüências que vem sem que nós as desejássemos ou as tivéssemos planejado. Outras dores nós carregamos porque erramos, falhamos em algum momento de nossa caminhada. Essas são as maiores dores... Ah se pudéssemos voltar no tempo e consertar tudo. Jabez sofria tais dores, eu acredito que Jabez chorava e sentia em seu peito essa dor.

O que fazer quando a dor nos alcança, quando a tristeza vem sobre nós? Remoer o passado não vai adiantar. Se acusar e sentir o peso da culpa, culpa que muitas vezes Deus até já nos perdoou, não vai adiantar nada.

INVOCAR A DEUS – Este homem, Jabez, de quem não temos a genealogia mas temos a informação de que ele tinha outros irmãos, fez o que todos nós devemos fazer, que é orar, invocar o Senhor Deus. Creio que por isso ele é chamado de ilustre. Muitas vezes nós choramos, reclamamos de nós mesmos ao relembrar nosso passado e ao sentir as conseqüências de nossas atitudes. Deixemos o passado no passado, que ele nos sirva de lição, aprendizado. Olhemos para Deus que pode nos dar a resposta para todos os nossos dilemas.  


Jabez invocou ao Senhor e o Senhor atendeu ao clamor de Jabez. A sua oração é um modelo, o que ele pediu?

1 – Que Deus o abençoasse muitíssimo.
Jabez não se deteve, não foi tímido (o falso humilde). Ele pediu que Deus muito o abençoasse. Existem até aquele tipo de crente que não pede porque parece que não quer incomodar a Deus. Outros não pedem com o argumento que Deus é soberano e não precisa pedir nada porque Deus sabe tudo de que ele necessita. Isso é falta de conhecimento bíblico, pois é o próprio Deus quem nos ordena e desafia a pedirmos e clamarmos a Ele. Na verdade esses são os "falsos humildes". Jesus repreendeu seus discípulos por causa da incredulidade e timidez na fé (Mateus 8:26). 


Devemos ser humildes em tudo, mas em se tratando da oração a humildade é necessária para nos agradarmos da vontade de Deus seja ela qual for, porque nem sempre as nossas orações são respondidas exatamente como pedimos. Por exemplo: eu pedi filé mignon e o Senhor me deu uma salada de alface, glória a Deus! Pedi um carro do ano, Ele me deu um usado, ou não me deu carro, mas me deu pernas para andar, glória a Deus! Pedi uma casa grande, Ele me deu uma pequena ou média, glória a Deus! E assim por diante.

Mas devemos pedir com fé em Seu poder, amor e soberania. Em todas as áreas e níveis da vida: espiritual, pessoal, familiar, emocional, social e material também, etc. Jabez pediu muitíssimo, e Deus atendeu seu pedido.

2 – Que Deus ampliasse os seus termos (alargar fronteiras).
Aqui o pedido tem a ver com a benção material mesmo. A impressão que o texto nos dá é que havia algum tipo de idéia de maldição sobre ele. Tanto em no vs. 9 somos informados do triste fato acerca de seu nascimento, e no vs. 10, como que num contraponto encontramos essa preciosidade bíblica acerca de sua oração.


Existe em nosso contexto uma idéia contrária acerca de pedirmos bênçãos materiais a Deus. Quem disse que não se pode ou não se deve pedir? “Pedi e dar-se-vos-á”, disse Jesus (Mateus 7:7). É claro que isso não é o principal, mas como ajuda, como faz bem, como é gostoso. Não devemos nos apegar nas coisas desse mundo, idolatria é pecado (1 João 2:15). Mas pedir não é pecado, é bíblico. E submeter tudo ao Senhor também é bíblico, e é o que todo servo de Deus faz (ou deveria fazer). 

Como Igreja também devemos pedir que ele amplie nossos termos, isto é, que Ele nos conceda a graça e espalharmos a Sua mensagem em todos os lugares. Isso tem a ver com missões (boletim). Ganhar almas para Cristo levando a mensagem do Evangelho é o maior privilégio que podemos ter nessa vida. Nada se compara a isso. Peça a Deus! Que Ele nos ajude a ampliar nossos termos como Igreja neste lugar. Há tantos que ainda não ouviram a mensagem da salvação, tantos bairros que não tem sequer um ponto de pregação.

Jabez pediu que Deus ampliasse seus termos. Deus ouviu sua oração. 

3 – Que a mão de Deus fosse com ele, presenvando-o do mal.
Podemos ter tudo, mas se não tivermos a presença da mão de Deus conosco não temos nada. Quantos desejam a benção de Deus e não se importam com o Deus da benção? Jabez pediu a Deus que a sua mão fosse com ele, em tudo. Sem Ele não somos nada, carecemos dEle conosco, de Sua poderosa mão a segurar a nossa mão, a nos guiar pelo caminho, a nos confortar, nos acalentar, e nos ajudar. Sem a mão de Deus com ele o mal o alcançaria e ele seria destruído.


Como podemos nos esquecer do Deus das bênçaos? Mas muitos trocam o Senhor por Suas bênçãos. É assim que abandonamos a Igreja quando tudo nos vai bem, quando estamos bem empregados, quando vai bem em nossa casa. Aí vem as coisas do mundo, outras idéias, outros valores, outros ideais que subvertem os caminhos retos do Senhor e conduzem ao pecado.

Jabez sabia que sem a presença do Senhor com ele, tudo perderia seu valor.

Façamos com ele, que pediu que a mão de Deus estivesse com ele, preservando-o de todo mal. Ele foi atendido.

4 – Que ele não fosse afligido do mal, que não sofresse aflições.
Certamente neste pedido estão imbutidas as dores que Jabez sentia, o sofrimento, a aflição e a tristeza que estavam dentro dele, por causa da sua história, seu estigma. De que adiantaria ser tão abençoado em uma área da vida se as aflições continuassem a atormentá-lo?


Muitas vezes temos tudo de que precisamos, mas falta-nos a paz de espírito, nossa alma permanece na sombra da incerteza, insegurança, medo e dor. Precisamos invocar ao Senhor, que Ele nos livre das aflições da alma, curando as nossas feridas interiores. Essa confrontação é necessária se desejamos ser curados e transformados. O contrário disso é a amargura, a revolta, o endurecimento e o esfriamento espiritual, e todo mal que isso produz.

Em meu ministério já me deparei com diversos casos de irmãos que sofreram dores terríveis em suas almas e que foram curadas. Infelizmente também já encontrei pessoas que se afundaram na dor e no vazio da alma, e que somente a misericórida de Deus lhes resta de esperança. Conheci uma família que resolveu adotar uma criança, uma menina de 12 anos. Essa família lhe deu todo amor e suprimento para que ela tivesse uma história bonita, um futuro. Essa menina havia sido violentada quando criança e estava em um abrigo para menores quando foi adotada. Seus pais adotivos a amaram e tentaram lhe ajudar, mas infelizmente os seus sofrimentos interiores a arrastaram para um caminho de pecado: a prostituição. O que nos acalenta o coração é saber que ela ouviu a mensagem do Evangelho muitas e muitas vezes. Rogamos a Deus que faça com que essas sementes brotem em seu coração e que um dia possamos encontra-la no Céu com Jesus.

É necessário que se tenha coragem e fé para vencer as barreiras e dificuldades que as feridas da alma. Nossos erros podem ter sido conscientes ou involuntários, seja como for, as feridas estão aí e precisam ser tratadas. Colocar a culpa nos outros (ou tentar) não vai adiantar nada. Se alguém nos feriu no passado, não justifica ferirmos outros hoje. Mas é o que faz todo aquele que não sabe lidar com suas dores emocionais, fere a si próprio e aos que estão em seu derredor. 

Clamemos como Jabez que pediu livramento de suas aflições interiores, e foi atendido. 

CONCLUSÃO 
O texto sagrado nos diz que Jabez foi mais ilustre que seus irmãos, e mais, Deus concedeu o que Jabez pediu. Certamente ele é mais conhecido por sua oração do que por causa do seu nascimento. Assim aprendemos que não podemos nos deter por causa de nosso passado, nossa história antes de conhecermos a Cristo, etc, para que podemos e devemos orar em dependência de Deus, e na confiança de que Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o Seu poder que opera em nós.

Jabez orou e Deus lhe concedeu o que ele pediu, glória a Deus! Este final soa como um incentivo à nossa oração, à nossa invocação a Deus. 

Façamos como ele, aceitemos o desafio, ouçamos o incentivo de Deus, oremos e busquemos a face do altíssimo, sendo objetivos em nossos pedidos, não ocultando nada dEle, mas falando com sinceridade e fé, abrindo nossos corações. Certamente Ele nos ouvirá e nos atenderá, em Seu tempo, no Seu modo, conforme os Seus planos, na Sua soberania.

Soli Deo Glória!

Comentários

  1. Louvamos a Deus pela edificante e instrutiva mensagem. Deus te abençõe colega.
    Rev. Abrahão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado colega Rev. Abrahão! Pregar a Palavra de Deus é gratificante, Ele é Maravilhoso!!!

      Excluir

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!

Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.

Best regards in Christ, God bless you!!!

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus