SALVOS PELA GRAÇA

Por: João Calvino

"Eu vos tenho amado, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Em que nos tens amado? Não foi Esaú irmão de Jacó? — disse o SENHOR; todavia, amei a Jacó…" Malaquias 1:2.

Ao afirmar que amou os judeus, em vez lhes impor a autoridade que tem sobre toda a humanidade, Deus tinha o objetivo de convertê-los da ingratidão com que desprezavam o favor singular que lhes fora concedido com exclusividade. A origem de toda a excelência pertencente à posteridade de Abraão é atribuída aqui ao amor gratuito de Deus, conforme dissera Moisés muitas vezes: “Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, (…) mas porque o SENHOR vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais” (Dt 7:7). Vemos que não somos iguais aos animais, pois aprouve a Deus nos criar como homens. Portanto, se não O servirmos, com justiça nos acusará Ele de ingratidão, pois para servi-Lo foi que nos criou à Sua própria imagem. Aqui, porém, menciona-se um favor especial: que o Senhor tomou para si a semente de Abraão, como consta no cântico de Moisés; que todas as nações pertencem a Deus, mas Ele separou Israel para Si mesmo (Dt 32.9). Com o termo “amor”, o Senhor quer dizer favor gratuito. Não temos por que procurar qualquer outra justificativa para adoção, a não ser a vontade de Deus. O amor gracioso e a misericórdia gratuita de Deus prevalecem em prol dos indivíduos.

Oração
Concede, ó Deus onipotente, que assim como foi do Teu agrado nos adotar de uma vez para sempre como Teu povo, para que fôssemos como que enxertados no corpo do Teu Filho, e conformados dessarte ao nosso Cabeça, — ó concede que durante toda a vida nos esforcemos ao máximo para selar no coração a fé da nossa eleição; para que sejamos mais estimulados a Te obedecer em verdade e que a Tua glória se manifeste também por nosso intermédio; para que nos empenhemos em trazer aqueles a quem escolheste juntamente conosco, e assim Te exaltemos unânimes como o Autor da nossa salvação e Te glorifiquemos pela Tua bondade, de sorte que, havendo lançado fora e renunciado toda a confiança em nossa virtude, sejamos conduzidos a Cristo somente como a fonte da Tua eleição, no qual também está firmada perante nós a certeza da nossa salvação mediante o Teu evangelho, até que ao fim sejamos reunidos a Ele na glória eterna que adquiriste para nós com o Seu próprio sangue. Em nome do Senhor Jesus, amém.

Devotions and prayers of John Calvin, 52 one-page devotions with selected payers on facing pages. Org. Charles E. Edwards. Old Paths Gospel Press. S/d. Pags. 112 e 113. Tradução: Marcos Vasconcelos, junho/2010.


Extraído de Monergismo.

Comentários

  1. http://gnosesamaelaunweor.blogspot.com/


    A Salvação individual exige esforços conscientes e padecimentos voluntários.

    O caminho foi dito por Jesus Cristo diversas vezes. E em uma de suas frases está muito bem resumido e sinalizado o nosso trabalho de transformação íntima que temos que realizar urgentemente.

    Jesus, resume os 3 fatores na seguinte frase, em Marcos, 8:34 "Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz, e siga-me".


    Esta é a doutrina síntese contida em todas as religiões.

    Essa doutrina crística são os três fatores de revolução da consciência.

    A fé sem obra é uma fé morta.

    Cabe agora a cada um de nós sermos sérios e trabalhar intensamente com os três fatores de revolução da consciência.

    http://gnosesamaelaunweor.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!

Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.

Best regards in Christ, God bless you!!!

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus