NÃO VOS CONFORMEIS COM ESTE SÉCULO

Pastoral

“E não vos conformeis com este século...” Romanos 12:2a.

O ser humano é dotado da capacidade de adaptação. Por isso que o homem sobrevive nas mais diversas condições climáticas e até sociais. É assim também que aprendemos a conviver com outras pessoas diferentes de nós, e nos adaptamos rapidamente a situações diferentes das que vivíamos outrora. É o novo emprego, a nova escola, a mudança para uma nova cidade ou país. É o casal que perdeu um filho, o filho especial que veio, o casamento que não deu certo, a enfermidade, a dor da saudade de quem já partiu, e que tanto maltrata, o acidente que cegou, amputou, aleijou...

São tantas situações pelas quais todos nós já passamos ou ainda passaremos. No início tudo é difícil, mas logo nos acostumamos e com a ajuda de Deus superamos. Isso por um lado é muito bom e revela o cuidado de Deus para conosco, nos ajudando e capacitando a viver uma vida mais tranqüila, encontrando paz e alegria mesmo em meio ao deserto. Não fora essa capacitação, a vida seria muito mais difícil.

Mas existe uma outra realidade para a qual devemos atentar e nos precaver. Talvez devido a essa excepcional capacidade de adaptação da qual somos dotados, corremos o risco de nos adaptar excessivamente ao mundo no qual estamos inseridos. Isso ocorre quando começamos a tomar a forma do mundo, quando nos “mundanizamos”. Identificamos nosso nível de “mundanismo”, se estamos ou não conformados com os valores que norteiam a vida das pessoas no mundo. O termo “não vos conformeis” pode ser entendido de dois modos que se completam.

Em primeiro lugar, não podemos nos conformar com aquilo que o mundo considera correto, mas contradiz a Palavra de Deus. Se Deus disse que está errado, está errado e pronto! Não podemos nos conformar com o pecado, este deve ser sempre exposto e atacado com a espada do Espírito que é a Palavra de Deus.

Em segundo lugar não podemos jamais tomar a forma do mundo, seguindo o seu modelo e padrão de vida. Temos a Bíblia que é a Palavra de Deus para nos guiar, não a deixemos de lado jamais, não a troquemos por nada deste mundo.
Disse Jesus:

“Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também Eu não sou.” João 17:15,16.

Uma ótima semana a todos na paz do Senhor Jesus.
Seu servo em Cristo,
Rev. Paulo Sergio da Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ASSUMIR UMA POSIÇÃO DIANTE DE DEUS

PODE O CRENTE PARTICIPAR DA FESTA DO PEÃO?

INTRODUÇÃO GERAL AO NT (5) - A ORDEM DOS LIVROS DO NT