A DOUTRINA DE DEUS E DA SANTÍSSIMA TRINDADE

I. Há um só Deus vivo e verdadeiro, o qual é infinito em seu ser e perfeições. Ele é um Espírito puríssimo, invisível, sem corpo, membros ou paixões; é imutável, imenso, eterno, incompreensível, onipotente, onisciente (e onipresente), santíssimo, completamente livre e absoluto, fazendo tudo para a sua própria glória e segundo o conselho da sua própria vontade, que é reta e imutável. É cheio de amor, é gracioso, misericordioso, longânimo, muito bondoso e verdadeiro remunerador dos que O buscam e, contudo, justíssimo e terrível em seus juizos, pois odeia todo o pecado; de modo algum terá por inocente o culpado.
Ref.: Dt 6:4; 1 Co 8:4,6; 1 Ts 1:9; Jr 10:10; Jó 11:79;26:14; Jo 6:24; 1 Tm 1:17; Dt 4:15-16; Lc 24:39; At 14:11,15; Tg 1:17; 1 Rs 8:27; Sl 5:5-6;92:2;115:3;145:3; Gn 17:1; Rm 11:36,27; Is 6:3; Ex 3:14;36:6-7; Ef 1:11; Pv 16:4; Ap 4:11; 1 Jo 4:8; Hb 11:6; Ne 9:32-33; Na 1:2-3.


II. Deus tem em Si mesmo, e de Si mesmo, toda a vida, glória, bondade e bem-aventurança. Ele é todo suficiente em Si e para Si, pois não precisa das criaturas que trouxe à existência, não deriva delas glória alguma, mas somente manifesta a sua glória nelas, por elas, para elas e sobre elas. Ele é a única origem de todo o ser; dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas e sobre elas tem Ele soberano domínio para fazer com elas, para elas e sobre elas tudo quanto quiser. Todas as coisas estão patentes e manifestas diante dEle; o seu saber é infinito, infalível e independente da criatura, de sorte que para Ele nada é contingente ou incerto. Ele é santíssimo em todos os seus conselhos, em todas as suas obras e em todos os seus preceitos. Da parte dos anjos e dos homens e de qualquer outra criatura lhe são devidos todo o culto, todo o serviço e obediência, que Ele há por bem requerer deles.
Ref. Jo 5:26; At 7:2; Sl 119:68;145-17; 1 Tm 6:15; At 17:24-25; Rm 11:33-34,36; Ap 4:11;5:12-14; Hb 4:13; At 15:18; Pv 15:3.


III. Na unidade da Divindade há três pessoas de uma mesma substância, poder e eternidade - Deus o Pai, Deus o Filho, e Deus o Espírito Santo. O Pai não é de ninguém - não é nem gerado, nem procedente; o Filho é eternamente gerado do Pai; o Espírito Santo é eternamente procedente do Pai e do Filho.
Ref.: Mt 3:16-17,28-19; 2 Co 13:14; Jo 1:14,18;15:26; Gl 4:6.



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