APRENDENDO SOBRE A SALVAÇÃO

3ª IPB de Barretos / SP
Estudo bíblico 17.06.10

TEXTO BÁSICO 

"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16.

LEITURAS PARALELAS 

João 3:16-21 e 36
Efésios 2:1-10
Romanos 3:21-31
Romanos 8:1-11
Isaías 53:1-12
Atos 8:26-40
Lucas 19:1-10

PERGUNTAS PARA DEBATE  

É possível alguém saber se está salvo ou não? Resposta: sim. 
Quem fala que está salvo, está salvo de que? Resposta: da condenação eterna no inferno. 
Uma pessoa muito honesta, mas que não se entregou a Jesus, está salva? Resposta: não, porque a salvação é pela graça de Deus mediante a fé, e não por obras.
Quem recebe a salvação está livre de problemas? Resposta: não, porque nesse mundo todos passaremos por aflições em algum momento da nossa caminhada, quem vêm para nos provar e depurar a fé. Mas em todas essas provações o Senhor nos ajudará a caminhar e vencer.

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

Salvo de quê?
Você se aproxima de alguém e pergunta: "Você está salvo?" Creio que se a pessoa não for religiosa, irá lhe responder mais ou menos assim, com espanto: "Salvo de que? Eu não estou morrendo afogado nem estou em um prédio em chamas..."

Em primeiro lugar, estar salvo é ter direito demorar no Céu após a morte, e/ou quando Jesus voltar para buscar o Seu povo.

A Bíblia diz que existe o Céu e o inferno. Aquele que não recebeu a Jesus como Senhor e Salvador, irá passar a eternidade no inferno. Então, ser salvo é ser salvo do inferno, é ter direito a morar no Céu com Jesus eternamente. Esta é a maior esperança da vida cristã, conforme os textos abaixo:

"Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor." Filipenses 1:21,23.

"Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens." 1 Coríntios 15:19.

Em segundo lugar, estar (ou ser) salvo, não nos isenta dos conflitos do presente, não significa viver uma vida sem problemas. Mas, nos coloca em uma posição privilegiada diante dos conflitos, pois temos de Deus, pelo poder do Espírito Santo, uma capacitação especial para enfrenta-los. Leia o que diz Romanos 8:35-39:
"8.35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
8.36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
8.37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
8.38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes,
8.39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor."

Extraído e adaptado da revista "Nova Vida" de autoria do Rev. Simonton C. Araújo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus