REI JOSIAS, UM SERVO EXEMPLAR - PARTE 1 - NOSSA RETIDÃO NA SOCIEDADE

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
3ª IPB de Barretos
Culto Vespertino 18.04.10


TEXTO BÁSICO: 2 Rs 22:1-2
1   Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar e reinou trinta e um anos em Jerusalém. Sua mãe se chamava Jedida e era filha de Adaías, de Bozcate. 
2   Fez ele o que era reto perante o SENHOR, andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se desviou nem para a direita nem para a esquerda.


INTRODUÇÃO / EXÓRDIO
Na Bíblia encontramos vários nomes que são exemplos para nós. São pessoas como nós, pecadores que conheceram a Deus, e que foram escolhidos por Ele para viverem nesse mundo de modo diferente. Tornaram-se exemplos devido ao seu procedimento que prova o quanto creram, amaram e se dedicaram ao Senhor. Nós faremos bem se notarmos os bons exemplos registrados por Deus na Bíblia Sagrada e se buscarmos imita-los em nossas ações. Nessa mensagem estaremos estudando a pessoa de Josias, um servo exemplar.

EXPLICAÇÃO
Ao estudarmos a história deste notável rei de Judá, constatamos dentre tantas lições que é o próprio Deus quem preserva a fé no coração de Seu povo. Quantas situações ocorreram e quantas vezes maus reis dominaram sobre este povo adorando ídolos e deuses falsos e trazendo sobre si a ira de Deus. Mas constantemente vemos Deus indo em direção ao Seu povo e restaurando-lhes a fé, sempre usando alguém como guia, modelo e exemplo de temor e fidelidade a Deus, como ocorreu na história do rei Josias. Curiosamente ele começou a reinar com apenas 8 anos de idade (vs 1), mas foi dezoito anos mais tarde, aos 26 anos que ele começou de forma mais incisiva o seu reinado (vs 3a). Foi filho e neto de dois reis idólatras – Amom e Manassés – que trouxeram a ruína sobre Judá através de um paganismo nunca visto. Mas graças ao nosso bom Deus ele foi mais parecido com seu bisavô Ezequias. Por isso podemos ver no rei Josias um SERVO EXEMPLAR.

Podemos esboçar a obra de Josias, fazendo uma aplicação prática, do seguinte modo:

1 – Em sua vida espiritual (2 Rs 2:1,2):
1.1 – Fez o que era reto – o que é RETIDÃO
1.1.1 - Retidão na sociedade
1.1.2 - Retidão na igreja
1.1.3 - Retidão na família
1.1.4 - Retidão no coração

1.2 – Andou nos caminhos de Davi
1.2.1 – Coragem
1.2.2 – Temor e arrependimento
1.2.3 – Amor a Deus, intimidade com Deus

1.3 – Não se desviou nem para a direita nem para a esquerda.
1.3.1 – O perigo do desvio doutrinário
1.3.2 – O perigo do desvio moral
1.3.3 – O perigo do desvio espiritual

2 – Em seu reinado – analisaremos na seqüência desse sermão.
2.1 – Reparou o Templo de Deus;
2.2 – Recuperou a Lei de Deus;
2.3 – Renovou a Aliança com Deus;
2.4 – Reformou a nação.

DIVISÕES / ARGUMENTAÇÃO
O vs 2 nos revela três atitudes fundamentais na vida de Josias, que marcaram sua VIDA ESPIRTUAL e influenciaram positivamente o seu reinado. Hoje nos deteremos na primeira dessas três ações.
1 – Em sua vida espiritual (2 Rs 2:1,2):
1.1 – Fez o que era reto (estaremos analisando hoje).

1 – EM SUA VIDA ESPIRITUAL

Será possível separar a vida espiritual de nossas ações? A resposta é SIM!!! Muitos vivem uma dualidade entres essas duas partes de suas vidas. Josias não era assim.

1.1 – FEZ O QUE ERA RETO - RETIDÃO
Agiu com integridade, imparcialidade, conforme a justiça de Deus. Viver com retidão significa viver em conformidade com os verdadeiros princípios (PEB) estabelecidos por Deus em Sua Palavra. Assim viveu Josias, na retidão do Senhor. No Salmo 19:8 encontramos a declaração:
“Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos.”

Fazer o que é reto significa viver de conformidade com a vontade do Senhor, agir conforme os Seus retos preceitos e mandamentos. Fazendo uma comparação com o mundo atual, e por que não dizer, com o MUNDO EVANGÉLICO ATUAL, constatamos que o mundo passa por uma crise de caráter. Certamente o nosso caráter também será provado.

COMO OBTER A RETIDÃO
retidão, ou a ausência dela se demonstrará na nossa vida de comunhão com Deus. A retidão espiritual é vivida através de uma vida de oração, e da busca do conhecimento e da prática da Palavra de Deus. Conhecer, honrar e amar a Bíblia é essencial.

Refletindo acerca da importância da RETIDÃO em nossa vivência cristã, podemos afirmar que existem pelo menos 4 áreas elementares em que nossa RETIDÃO será provada: na SOCIEDADE, na IGREJA, na FAMÍLIA e no SECRETO DO NOSSO CORAÇÃO.

COMO E ONDE DEVEMOS DEMONSTRAR RETIDÃO
1.1.1 – NA SOCIEDADE

Qual é a imagem que estamos construindo no mundo em que vivemos? O que as pessoas pensam de nós? Como são as nossas amizades lá fora? Qual é o nível que vivemos? E com os nossos familiares não crentes, como nos portamos? E os nossos amigos não crentes, o que eles dizem de nós? Como somos quando estamos fora da igreja? Como conversamos quando estamos no meio dos não crentes? Como anda o nosso nome lá fora? O crente precisa estar ciente de que é seu dever ser diferente daqueles que ainda não conhecem a Cristo, mas infelizmente não é isso que se vê nos dias atuais.

Exemplos de pecados relacionados à área financeira:
Não pagar suas dívidas; dar cheque sem fundo (este crime chama-se "estelionato"); fazer documento falso ou assinatura falsa (por exemplo declarar falsamente o que se ganha para obter um financiamento, este crime chama-se "falsidade ideológica"); comprar além do que pode pagar, etc.

Exemplos de pecados relacionados às leis: corrupção, sonegação fiscal; infração das leis de trânsito; dar o tal “jeitinho brasileiro”, suborno (Pv 15:27), etc.
Exemplos de pecados relacionados à convivência de um modo geral: vestuário, conversações (fofocas), maledicências, o olhar e o linguajar impuro, os lugares que se freqüenta, com quem se anda, etc. (Salmos 1).


Muito há que se dizer ainda acerca da conduta moral do crente, diante de uma sociedade tão em crise como se vê em nossos dias.

Muitos mudam completamente de atitude quando estão em determinadas situações. Hoje somos chamados a viver de modo digno do Senhor não só dentro da igreja, mas fora dela também.

Lembremos que foi justamente num contexto pagão e idólatra (não crente) que o Rei Josias viveu em RETIDÃO.

(Para ler a continuação desta mensagem, clique aqui).

Comentários

  1. muito bom gostei,sabias palavras, ralmente hj vivemos uma crise de indentedade religiosa, peremos um poucp da ecensia do do verdadeiro evangelio de cristo, temos q voltar a viver de forma agradavel ao senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Wisley, muito obrigado pelos comentários, que Deus nos ajude e que tenhamos um coração humilde e sincero para buscarmos esse tipo de vida que agrada a Deus. Grande abraço e que Deus te abençoe!

      Excluir

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!

Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.

Best regards in Christ, God bless you!!!

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus