INTRODUÇÃO GERAL AO NOVO TESTAMENTO

Por: Rev. Ivan Pereira Guedes

Prólogo

Há certamente vários métodos para efetuarmos um estudo da Bíblia, entre os quais temos:

- Sintético [2] – um estudo panorâmico da Bíblia, de modo a adquirimos uma visão global da sua mensagem.

- Analítico [3] – um estudo da Bíblia onde se analisa pericope por pericope a fim de se obter uma compreensão mais profunda do texto.

- Doutrinário ou Teológico [4] – um estudo da Bíblia segundo seus muitos tópicos e doutrinas que estão explicitas ou implícitas em seus textos.

- Histórico [5] – um estudo da Bíblia levando em consideração o seu contexto histórico.

O Sintético, ou Panorâmico, atende adequadamente ao estudante iniciante. Através desta aproximação sintética, seremos capazes de contemplarmos a floresta inteira, de modo que mais tarde poderemos explorá-la em todas as suas variedades e particularidades.

Introdução Geral
O Novo Testamento é um registro de eventos históricos. Estes eventos estão centralizados na época e obra de nosso Senhor Jesus Cristo – sua vida, morte, ressurreição, ascensão, e a continuação de sua obra no mundo – em que também consiste toda a estrutura e propósito do Antigo Testamento. Além disso, é o registro fidedigno da história sacra, que sacra se distingui nitidamente da história secular, pois cremos que foi escrita sob a orientação sobrenatural do Espírito Santo. Por esta razão tanto o Velho Testamento como o Novo Testamento estão protegidos de erro humano e possui a autoridade divina para igreja hoje e por toda a história humana até que o Senhor Jesus Cristo venha.

(Continua).

NOTAS
[1] Este material foi utilizado em aulas ministradas nos centros acadêmicos: Seminário Bíblico Brasileiro (SP); Faculdade de Teologia Integral (Arujá); Instituto Bíblico Presbiteriano - Rev. João Silva (SP).

[2] “O vocabulário sintético se deriva da preposição grega ‘syn’, que significa – junto com – e da raiz verbal ‘the’ que quer dizer – pôr – pelo que a reunião das partes significa ‘contiguidade’ ou ‘justaposição’. O método sintético ignora os detalhes e trta exclusivamente da interpretação de um documento como um todo. ”MERRILL C. TENNEY – Gálatas: Escrituras da Liberdade Cristã, Edições Vida Nova, São Paulo, 1967, p. 25

[3] “O método Analítico consiste em três estágios distintos: o esboço mecânico, que envolve a reescrituração do texto de forma a revelar sua estrutura gramatical para depreender o sentido, como o pensamento íntimo do texto está relacionado entre si, e o registro de observações pessoais sobre o texto, assim analisando, a fim de encontrar tanto as verdade explícitas como as verdades implícitas ali contidas.” MERRILL C. TENNEY. op. cit., p. 204-205.

[4] “Essas verdades centrais aparecem em cada livro do Novo Testamento, embora não sejam abordadas de modo patentemente sistemático. A comparação cuidadosa da fraseologia de qualquer livro isolado freqüentemente oferecerá um grupo representativo das principais premissas  que sublinham seu ensino particular...(1) a tentativa de definir as implicações que sublinham o ensino do livro. (2) a codificação de tópicos dos ensinamentos explícitos que são proeminentes no texto e (3) o tratamento separado de qualquer seção do livro que possa ser predominantemente teológica em seu caráter. A aplicação dos ensinos assim descobertos é a tarefa final do expositor.” MERRILL C. TENNEY. Ibid., p. 137-138.

[5] “Alusões a acontecimentos contemporâneos, a lugares, a tendências e movimentos, bem como as questões próprias da época em que na obra foi escrita, sempre devem ser explicadas a fim de iluminar claramente o pensamento expresso na obra. Somente a medida que o ensinamento de qualquer volume pode ser visto no contexto mais lato da situação que o produziu é que pode obter uma verdadeira perspectiva de sua significação” MERRILL C, TENNEY. Ibid., p. 116.


Extraído de Reflexão Bíblica.
O Rev. Ivan Pereira Guedes é pastor titular da IPB de Vicente de Carvalho, Presbitério de Santos, SP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus