OS PECADOS DA IGNORÂNCIA

Pastoral

“E, se alguma pessoa pecar, e fizer, contra algum dos mandamentos do SENHOR, aquilo que não se deve fazer, ainda que o não soubesse, contudo será ela culpada, e levará a sua iniqüidade.”  Levítico 5:17 (ler também Rm 2:12; Lc 12:47,48).


É comum ouvirmos alguém dizer, sempre que comete algum erro inusitado: “Ah eu não sabia”, ou “foi sem querer”, numa tentativa de se justificar do erro cometido. Assim sentem-se desobrigados de pedir desculpas, ou de confessar aquele pecado a Deus. Qualquer um de nós talvez já disse isso um dia, pensando que o fato de não saber, nos isentasse da culpa. Mas não é assim que Deus nos ensina no texto citado acima, extraído de um livro que é desprezado por muitos que julgam-no de difícil leitura e entendimento, o livro de Levítico. Aqui fica claro que, perante Deus, a ignorância não isenta ninguém da culpa do pecado. Nos versículos seguintes, 18 e 19, o Senhor orienta acerca dos procedimentos necessários, naquele contexto, para a expiação da culpa do pecado.

Precisamos saber aplicar este ensinamento aos nossos dias. Não estamos debaixo da lei, e sim da graça de Deus (Rm 6:15), portanto o sacrifício que Jesus realizou no Calvário é suficiente para a expiação da nossa culpa. Devemos fazer uso dessa graça que nos foi concedida e buscar viver em santidade ao Senhor.

Porém o preceito moral da lei permanece para sempre. O que Deus quer nos ensinar é que pecado é pecado, seja qual for a circunstância, ainda que tenha sido cometido na ignorância. Para que o mesmo seja perdoado, portanto, é necessário que o faltoso reconheça que errou , se arrependa e confesse a sua culpa a Deus, e Ele o perdoará. Jesus pagou o amargo preço dos nossos pecados na cruz do Calvário. Confessemos a Ele os nossos pecados, e assumamos a culpa dos nossos erros.

Não há problema algum usar a famosa frase “eu não sabia”, ou “foi sem querer”, desde que também digamos, de coração, “EU ERREI, FOI MINHA CULPA, ME DESCULPE”. Assim estaremos assumindo a nossa responsabilidade, apesar da ignorância.

Uma boa semana, saúde e paz!
Seu servo em Cristo, Rev. Paulo Sergio da Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus