ILUSTRAÇÕES QUE EDIFICAM - MEU LAR É UM INFERNO

O pobre homem chegara ao fundo do poço e resolveu procurar seu rabino para pedir conselhos.

- Santo rabi! – clamou ele. – As coisas estão indo mal comigo, e piorando a cada momento! Somos pobres, tão pobres, que minha esposa, meus seis filhos, meus sogros e eu temos que viver num casebre de um só cômodo. Estamos sempre no caminho uns dos outros e com os nervos à flor da pele por causa de todas as nossas desgraças. Não paramos de brigar e discutir. Acredite: meu lar é um inferno e eu preferiria morrer a continuar vivendo assim!

O rabino ponderou a questão gravemente.

- Meu filho – disse por fim, – prometa que fará exatamente como eu lhe disser e sua condição irá melhorar.

- Eu prometo, rabi – respondeu o homem atormentado. – Farei tudo e qualquer coisa que me pedir.

- Diga-me, então, que animais ainda possui?

- Tenho uma vaca, uma cabra e algumas galinhas.

- Ótimo! Volte para sua família e coloque as galinhas dentro de casa para morar com vocês.

O pobre homem ficou estupefato mas, como havia prometido ao rabino, voltou para casa e levou as galinhas para morar com a família dentro de casa.

Alguns dias depois, porém, retornou ao rabino e lamentou-se:

- Rabi! Fiz como você havia dito e levei as galinhas para dentro de casa. Mas o que aconteceu? Uma desgraça, rabi, uma desgraça. As coisas estão piores do que nunca! Minha vida está um verdadeiro inferno. A casa está agora cheia de penas e titica de galinha! Salva-me, rabi, salva-me, por favor!

- Meu filho – respondeu o rabino com serenidade. – Não se desespere. Volte para casa e coloque a cabra dentro de casa para morar com vocês. Deus irá ajudá-lo!

O pobre homem achou que ia enlouquecer, mas voltou para casa e levou a cabra para dentro de casa. Mas não demorou até que voltasse correndo até o rabino.

- Santo rabi! – lamuriou-se. – Ajude-me, salve-me! A cabra está destruindo tudo dentro de casa: está transformando a minha vida num pesadelo. O cheiro está insuportável e ninguém agüenta mais a sujeira.

- Meu filho – condoeu-se o rabino. – Não se desespere. Deus irá ajudá-lo. Volte para casa e traga também a vaca para morar com vocês.

O pobre homem achou que ia enlouquecer, mas voltou para casa e levou a vaca para morar com a família dentro de casa. Logo no dia seguinte, porém, voltou desesperado ao rabino.

- Rabi, rabi! Seus conselhos só estão nos trazendo desgraças! As coisas não param de piorar. A vaca transformou minha casa num curral e agora estamos vivendo de fato no meio da sujeira. Como pode um ser humano dividir o seu espaço com um animal? É um inferno, rabi, um inferno!

- Meu filho, você tem razão. Volte e tire todos os bichos de dentro de casa.

No mesmo dia o homem correu para procurar o rabino.

- Rabi, rabi! – gritou ele com o rosto resplandecente. – Minha vida voltou a ser um paraíso. A casa está limpa, sossegada e vazia como não se via há muito tempo. É um prazer viver nela.

-------------------------------------------------------------------

Dica do Professor Gonçalo Pontes Júnior:
Precisamos valorizar mais o que temos, onde chegamos e quem somos. Precisamos urgentemente deixarmos o hábito de só valorizar tudo isto quando perdemos ou estamos ameaçados em perder.


Visite o site www.gpontes.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ASSUMIR UMA POSIÇÃO DIANTE DE DEUS

PODE O CRENTE PARTICIPAR DA FESTA DO PEÃO?

O CRENTE E O CARNAVAL