PALAVRAS DE DESPEDIDA


Vós bem sabeis como foi que me conduzi entre vós em todo o tempo, desde o primeiro dia...”  Atos 20:18 (17-24).

O apóstolo Paulo ia para Roma, e nesse momento crucial ele chama os presbíteros da igreja de Éfeso para se despedir (17). Paulo fala sobre como havia se portado, isto é, quais haviam sido suas atitudes enquanto estivera no meio deles.

1 – Serviço com humildade - vs 19
A primeira atitude do apóstolo Paulo naquele contexto foi o serviço. Ele tinha uma disposição exemplar para o serviço cristão. A palavra "servo" significa: escravo, servente, criado. Qual a disposição correta para o serviço? Paulo servia com humildade e lágrimas. E nós, temos essa disposição?

2 – Anunciação da Palavra de Deus - vs 20a
Anunciar é pregar, proclamar, é falar a Palavra de Deus às pessoas. Paulo sempre aproveitava as oportunidades para falar “coisas proveitosas”, isto é, a Palavra de Deus que sempre tem um fim proveitoso. Pregamos quando falamos às pessoas. Então qual tem sido nossa pregação? O que temos falado e anunciado às pessoas?

3 - Ensino - vs 20b
Paulo aproveitava duas situações para a prática do ensino: 
Publicamente - isto é, em reuniões públicas, no momento do ajuntamento do povo de Deus. Esse é o momento mais adequado para o ensino coletivo, em que a igreja está reunida, nos cultos, EBDs, e estudos bíblicos semanais. 
De casa em casa – são os cultos nos lares e o ministério de visitação. Paulo se preocupava com cada família, cada pessoa da igreja. Cada crente deve sair das quatro paredes e se envolver mais, em comunhão. Isso, em si já nos ensina muito.

4 – Testificação - vs 21-23 
Testificar é testemunhar. Paulo declara que o seu testemunho era comprovado através de duas realidades: seu arrependimento e sua fé em Jesus Cristo. Estes são dois pré-requisitos no testemunho de vida de cada cristão que deseja servir a Deus, de fato e de verdade. Se tivermos estas qualidades nosso testemunho será forte, marcante e poderoso. 

No término deste tempo que o Senhor nos permitiu caminharmos juntos, estamos conscientes de que sempre procuramos seguir essas atitudes bíblicas. Na nossa imperfeição, certamente deixamos “algo a desejar”. Mas o que queremos sempre lembrar é do aprendizado, dos cultos, das reuniões nos lares, das semanas de oração, dos momentos de louvor e comunhão. Que Deus abençoe a vida de cada membro e cada família de nossa amada IPB de Porecatu. Te amamos, querida igreja. Partimos mas o nosso coração sempre estará com todos vocês.

Seus servos, Rev. Paulo Sergio, Marlene e filhos.

Acerca das "palavras de despedida" leia também "O Que Era Mais Precioso Na Vida de Paulo".

Olhando essas fotos é difícil conter a emoção, mas um dia estaremos todos juntos, para sempre... Uma coisa podemos dizer com toda certeza: estes foram dias muito abençoados!!!



 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus