O MURO DE BERLIM E OS NOSSOS MUROS



 

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva 

O MURO DE BERLIM 
O mundo comemora hoje, os 20 anos da queda do muro de Berlim, o conhecido "muro da vergonha". Construído a partir de uma divisão da cidade de Berlim, feita com tropas militares e arame farpado no dia 13 de agosto de 1961, o muro foi erigido para separar a parte oriental da parte ocidental de Berlim. Assim, os moradores de Berlim oriental, controlada pelo governo comunista russo, não poderiam migrar para a parte ocidental controlada pelo governo capitalista dos aliados. 

"Às 6h da manhã, enquanto a cidade dormia, era finalizada a primeira parte da operação que bloqueava 81 pontos de cruzamento e 193 ruas que atravessavam a fronteira, bem como os sistemas de transportes públicos. A cidade de 4 milhões de pessoas, que havia sido dividida de forma teórica após a Segunda Guerra Mundial, mas que na prática funcionava até então como um único organismo urbano, acordou cortada ao meio, separando famílias, amigos, casais e afastando trabalhadores dos seus empregos e estudantes de suas escolas. O dia ficou conhecido como “o domingo do arame farpado”. (G1).




"Apoiada pela União Soviética, o governo socialista totalitário da Alemanha Oriental começou a erguer sua "barreira de proteção antifascista" nas primeiras horas de 13 de agosto de 1961 para por fim a uma fuga em massa de seus cidadãos para Berlim Ocidental, capitalista. Inicialmente uma cerca temporária de arame farpado, ela foi aos poucos se tornando uma barreira imponente que cercava os três setores ocidentais da cidade e era patrulhada por guardas de fronteira que tinham ordens de atirar em qualquer pessoa que tentasse fugir." (O Globo). 

O muro foi construído, e resistiu durante 28 anos, até que no dia 09 de novembro de 1989 veio abaixo, um dia histórico que sempre deve ser lembrado como o dia em que foi derrubado um dos maiores símbolos do totalitarismo.

Oficialmente 136 pessoas foram mortas nesses 28 anos, tentando fugir para o lado ocidental capitalista de Berlim; mas esse número é questionado por muitos que acreditam em uma soma muito maior de vítimas da repressão e da intolerância.









E OS NOSSOS MUROS?
Refletindo acerca dessa página da história, penso em quantos muros estão erguidos em nossas vidas, nossos lares, casamentos, igrejas, etc., e que também precisam ser derribados: 
- o muro do pecado da falta de conhecimento bíblico que nos separa do conhecimento de Deus; 
- o muro da falsa religiosidade que nos impede de vivermos uma vida espiritual legítima e plena; 
- o muro do desamor que nos impede de termos uma comunhão viva e verdadeira com a igreja; 
- o muro do orgulho, da intolerância, da arrogância, da impureza, da política, da maldade, da incredulidade, do mundanismo, da frieza espiritual, etc.

São muros invisíveis que foram construídos por outros, ou por nós mesmos, através do tempo. Estão lá e parecem ser indestrutíveis! Mas só parecem, porque se clamarmos ao Senhor, Ele pode com uma só palavra colocar por terra todos eles.

Espelhemo-nos na história e coloquemos por terra estes muros, verdadeiros ícones da falsa fé, da falsa religião, que nos remetem ao velho homem de pecado. Descubramos quais são e onde estão os "nossos muros", tenhamos coragem, tenhamos fé, e clamemos ao Senhor. Ele há de nos ajudar a derrubar todos estes muros.





          O muro de Berlim caiu há 20 anos! Outros muros foram construídos em seu lugar... Desigualdade, fome, racismo, gerras, bombas, morte...

          E quanto a nós? Teremos coragem, ousadia e perseverança para lutarmos contra os muros da alma? Seremos capazes de derrubar nossos muros? Ou nos curvaremos perante o opressor e aceitaremos as suas imposições? Façamos a nossa parte na confiança que Deus nos ajuda a derrubarmos nossos muros.

          "e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."  
          João 8:32.

          Saiba mais sobre a história do muro de Berlim:

          Comentários

          Postagens mais visitadas deste blog

          OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

          Coragem de camundongo

          Assumir Uma Posição Diante de Deus