ESDRAS, UM LÍDER NOTÁVEL - Sermão 2


Por: Rev. Paulo Sergio da Silva
IPB de Porecatu / PR – 25.10.09
Culto vespertino

A CENTRALIDADE DA PALAVRA DE DEUS NA VIDA DO LÍDER


TEXTO BÍBLICO – ESDRAS 7:1-10

“Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.” (Vs. 10).


EXÓRDIO

O crescimento de uma igreja depende em grande parte de sua liderança. O modo como ela se desenvolve, o aprendizado do povo de Deus, a participação, o acompanhamento familiar e espiritual, o trabalho da comunidade, o cuidado com a casa de Deus, a disciplina em amor e misericórdia na vida da igreja, enfim, tudo passará pela liderança da igreja. Por isso temos falado sobre a necessidade de nós, líderes, sermos homens e mulheres de Deus, que se entregam de corpo e alma à obra santa do Senhor, e que procuram ser modelados de acordo com os padrões estabelecidos na Palavra de Deus.

É nessa busca de conhecimento e de recursos para o crescimento da igreja que iremos hoje, mais uma vez, estudar acerca deste homem de Deus, chamado Esdras, um líder notável, que deu à Palavra de Deus a prioridade, o primeiro lugar na sua vida.

EXPLICAÇÃO

Quem foi Esdras? Ele foi um sacerdote, escriba, cronista (um dos possíveis autores dos livros das Crônicas) e conselheiro do rei quanto aos assuntos dos judeus nativos. As narrativas de Esdras foram escritas para ENCORAJAR o povo de Deus, que havia retornado do exílio, revelando-lhes que, embora Israel ainda estivesse sob o domínio persa, o seu Deus soberano estava dando prosseguimento à sua obra redentora e restabelecendo o verdadeiro culto entre eles. (BEG). Nesse sentido, essa foi talvez a grande obra de Esdras, o restabelecimento do verdadeiro culto a Deus. Isso tem tudo a ver conosco, igreja do século XXI, uma vez que vivemos numa época em que a Palavra de Deus tem sido tão menosprezada por tantas igrejas, tantos crentes e tantos líderes. (Leia também "ESDRAS, UM LÍDER NOTÁVEL - Sermão 1" em http://pss777.blogspot.com/2009/10/esdras-um-lider-notavel-sermao-1_11.html).

ARGUMENTAÇÃO

Na primeira mensagem sobre Esdras (11.10.09) vimos que ele foi um homem corajoso, estudioso da palavra de Deus, esforçado e abençoado por Deus. Hoje iremos ressaltar um pouco mais essa relação de Esdras com a Palavra do Senhor, e a proeminência que essa relação teve em toda a sua vida e ministério.

Primeiramente a Bíblia nos ensina que Esdras “tinha disposto o coração” para a Lei do Senhor. O que significa disposição? Muitos pensam que se trata do simples exercício da vontade, mas a palavra o sentido dessa palavra é muito mais amplo. Segundo o dicionário da língua portuguesa:
1 Ato ou efeito de dispor; ordenação, arrumação, arranjo. 2 Colocação por determinada ordem. 3 Situação. 4 Modo por que se dispôs...  etc.

Ter disposição é sentir vontade ou desejo de fazer algo sim, mas também é o ATO OU EFEITO DE SE DISPOR. Foi o que aconteceu com Esdras, ele não aguardou sentir vontade, ele simplesmente dispôs o seu coração. Como o ser humano é fraco, muitas vezes agimos de acordo com a vontade do nosso coração, mesmo sabendo que aquilo não nos fará bem. Nesse caso estaríamos a mercê dos nossos próprios pensamentos e vontades, diferente daquilo que a Bíblia requer de nós, que o nosso coração esteja totalmente entregue à vontade de Deus, conforme Provérbios 23:26 abaixo:
“Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.”


Esdras, portanto, dispôs o seu coração, isto é, exercitava a sua vontade, se esforçava, dedicava-se a isso. Ele tinha uma disposição excelente para com a Palavra de Deus (a Lei), disposição essa que se manifestava em três ações.

Vejamos a que Esdras dispôs o seu coração.


1 – Esdras dispôs o coração para buscar a Lei do Senhor

Essa foi a primeira disposição excelente do coração de Esdras.

Entendemos que, buscar a Lei do Senhor é essencialmente buscar conhece-la. No contexto atual, a Lei do Senhor é a sua Palavra. O conhecimento da Palavra de Deus passará essencialmente pela leitura, estudo, freqüência às reuniões, cultos, escolas dominicais, etc. Esdras buscava o conhecimento da Palavra de Deus, ele dispôs o seu coração para buscar a Lei do Senhor.
“buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”  Mateus 6:33.

Não pense que buscar a Lei do Senhor é fácil, é algo extenuante, que não coaduna com nossa natureza humana. Buscar a Lei do Senhor é espiritual, é elevado, é santo. Não conseguiremos alcançar esse conhecimento se não houver santidade, amor, pureza e o apartar-se do mal. Não basta buscar a Lei do Senhor com a mente, é necessário busca-la de todo o coração.
“Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.”  Jeremias 29:13.

Moody disse a famosa frase:
“Ou este livro o afastará do pecado ou o pecado o afastará desse livro”.

 Precisamos buscar o conhecimento da Palavra do Senhor em nossas vidas, para isso precisamos dispor o nosso coração, temos que educar nosso coração, forçar nosso coração, ensinar o nosso coração a buscar o Senhor.

2 - Esdras dispôs o coração para cumprir a Lei do Senhor

A segunda disposição excelente do coração de Esdras, foi para o cumprimento da Lei do Senhor.

O conhecimento da Palavra de Deus apenas não basta. O simples conhecimento pode nos tornar mais endurecidos do que antes, uma vez que agora sabemos aquilo que agrada e o que desagrada a Deus. Agora conhecemos aos seus mandamentos, atributos e juízos. Por isso que o conhecimento não pode estar alienado da prática. É preciso praticar, viver, cumprir a Lei do Senhor.

A Bíblia nos diz que Esdras dispôs o seu coração para cumprir a Lei do Senhor. Isso significa que ele era um homem piedoso, cumpridor da Lei do Senhor. Esse é um bom exemplo para nós, hoje em dia a prática dos mandamentos, que é a expressão da vontade do Senhor, tem sido negligenciada. Precisamos se homens e mulheres de Deus, zelosos com a sua Lei, com seus mandamentos. Não podemos negociar em cima do que é da vontade de Deus. Deus disse, está dito, e ponto final, não se discute, se cumpre.

Certamente é um ponto difícil de se cumprir, pois exige de nós toda transparência, todo esforço, todo o nosso coração. Por isso que a Bíblia diz que Esdras dispôs o seu coração também para cumprir a Lei do Senhor. Em seu contexto as dificuldades seriam muito maiores que hoje, pois como vimos na mensagem anterior, o povo havia deixado o Senhor e agora seguia outros princípios de vida. Certamente na igreja sentimos a benção de Deus e o fortalecimento da comunhão, façamos uso dessa bênção, não deixemos que o esfriamento espiritual nos atinja.

A prática da palavra de Deus é sinônimo de espiritualidade, e amadurecimento da fé. Mas se tivermos o conhecimento e não a prática, seremos piores que os incrédulos e os selvagens que jamais ouviram o Evangelho, e não foram tocados pela graça de Deus.

3 - Esdras dispôs o coração para ensinar os estatutos e juízos do Senhor

A terceira disposição excelente do coração de Esdras, era para trabalho do ensino da Lei do Senhor.

Sabemos o que isso significou naquele contexto: o restabelecimento do verdadeiro culto ao Senhor, que havia sido esquecido. Como sacerdote e escriba, Esdras era responsável por essa área tão importante na vida do povo de Deus. O conhecimento que ele possuía não morria nele, mas ele se preocupava em servir ao Senhor, ensinando ao povo o que a Palavra de Deus dizia. Esdras apenas transmitia ao povo aquilo que ele próprio tinha aprendido em sua caminhada com o Senhor.

Em nosso contexto, temos vários meios para exercer o ensino da Palavra de Deus. Não pense que é privilégio do pastor, qualquer pessoal pode ser usada por Deus para comunicar o conhecimento da Palavra de Deus. O pastor é aquele que Deus chamou para exercer essa função, mas um dia o pastor não foi um pastor, ele era um membro da igreja que disse, juntamente com Isaías e milhares de milhares de irmãos em toda a história da Igreja, em todo mundo:
“Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por Nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.”  Isaías 6:8.

Mas aqui temos base, não somente para o ensino, mas para todo tipo de trabalho que é exercido na vida da igreja. O exercício do ministério do ensino é um trabalho muitas vezes árduo, e Esdras se dispôs ao trabalho do ensino. A questão é que nem todos estão envolvidos no ministério do ensino, porém, deve prevalecer aqui o ensino de que Esdras dispôs o seu coração para o trabalho do ensino. Assim, não importa qual é o seu ministério na vida da igreja, em nosso contexto, todos se devem se comparar a Esdras em sua disposição para o exercício profícuo de seus respectivos ministérios.

CONCLUSÃO

Certamente o exemplo de Esdras é marcante. Num tempo em que as pessoas haviam se desviado do verdadeiro culto ao Senhor, mais do que em palavras, ele demonstrou com a sua vida o que é prestar um verdadeiro culto a Deus. Ele levou o povo a uma restauração espiritual porque ele vivia a verdadeira espiritualidade.

O que marca a trajetória desse homem de Deus de modo inexorável, implacável, imparcial, é a sua disposição de coração. Assim como Esdras, não podemos ser guiados por nosso coração, mas num ato de disciplina e de força de vontade, devemos dispor o nosso coração ao Senhor.

Sejamos seus imitadores:
  • na busca da Palavra de Deus
  • no cumprimento da Palavra de Deus
  • no trabalho e no ensino da Palavra de Deus.

BEG – Bíblia de Estudo de Genebra

S.D.G.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus