ESDRAS, UM LÍDER NOTÁVEL - Sermão 1


Por: Rev. Paulo Sergio da Silva

IPB de Porecatu / PR – 11.10.09
Culto vespertino

TEXTO BÍBLICO – ESDRAS 7:1-10

“Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.” (Vs. 10).


EXÓRDIO

Como surge um bom líder? Como podemos definir quem é o bom líder? Como ele se destaca? Seria possível verificarmos quais as qualidades de um líder notável? Muitos valorizam o carisma, estilo, procedência, resultados, bens, aparência física, etc. Mas seriam essas as qualidades elementares que marcam a trajetória de um líder notável? Esdras foi um líder notável. Nessa mensagem buscaremos subsídios e recursos que nos mostrem, nos revelem o que está por trás, por dentro de um bom líder.  

EXPLICAÇÃO

O livro de Esdras registra o cumprimento da promessa divina de restaurar Israel à sua terra depois dos 70 anos de cativeiro em Babilônia (Jr 25:11). Isto foi conseguido através da ajuda de três monarcas persas: Ciro, Dario e Artaxerxes, bem como de líderes judeus como Zorobabel, Josué, Ageu, Zacarias e Esdras. Foi por volta do ano 539 a.C. que Ciro promulgou um decreto autorizando o judeus a retornarem para a sua terra. Cerca de 50.000 judeus retornaram sob a liderança de Zorobabel, lançando em pouco tempo os alicerces do templo, que só viria a ser construído em 515 a.C., no reinado de Dario. Esdras registra estes fatos nos capítulos de 1 a 6, e os capítulos 7 a 10 descrevem o retorno de Esdras a Jerusalém, sob o favor do rei Artaxerxes, para ajudar a trazer um reavivamento espiritual ao povo de Deus. (ABA).

ARGUMENTAÇÃO

Esdras viveu num contexto difícil, em que o povo de Deus não era fiel a Deus. Conforme lemos em 9:1-4 eles tinham se misturado com os povos pagãos, e com seus costumes e práticas tornaram-se um povo impuro aos olhos de Deus. A missão de Esdras era levar este povo de volta aos caminhos do Senhor e a uma comunhão verdadeira com ele, uma missão extremamente complicada. Mas Ele não se deteve diante dos obstáculos e nem resistiu ao chamado de Deus em sua vida.

Destacarei nesse texto, quatro qualidades de Esdras e que servem de modelo para todos nós, em especial aos líderes. Por que podemos dizer que Esdras foi um líder notável?



1 - Esdras foi um homem corajoso (vs. 5)

Ele subiu de Babilônia, não ficou amedrontado ou acomodado, mas aceitou o desafio e subiu para Jerusalém. Os perigos da viagem são inimagináveis: ladrões e salteadores, inimigos, feras selvagens, catástrofes naturais, etc. Nessa viagem Esdras poderia encontrar-se com a própria morte, mas ele não se deteve, porque confiava nas promessas Deus, e era possuidor dessa coragem que nos impulsiona.

Na nossa jornada sempre seremos desafiados, e não podemos sucumbir diante de tais desafios. Necessário é que assumamos uma posição diante de Deus e tenhamos coragem, que é fruto da fé, e prossigamos rumo ao alvo. Como o médico que não pode acovardar-se diante do bisturi, não podemos nos acovardar diante dos desafios missionários, evangelísticos e ministeriais. As lutas familiares, os problemas de saúde, as dificuldades financeiras, o pecado que nos assedia, as nossas próprias fraquezas são verdadeiros inimigos que se levantam para nos aprisionar e deter. O medo, que é filho da incredulidade, tem o poder de paralisar uma pessoa, e leva-la ao inferno.
“Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.”  Apocalipse 21:8


Nos espelhemos em Esdras, em sua coragem, determinação, e força que ele encontrava não em si mesmo, mas em Deus, e prossigamos rumo ao alvo da nossa fé, que é Jesus Cristo. O exemplo de irmãos como o sr. Fausto nos inspiram a prosseguir, pois a força não é nossa, mas provém de Deus.

2 - Esdras foi um homem estudioso da Palavra de Deus (vs. 6,10a)

Lemos que Esdras era “escriba versado” significa que ele era estudioso conhecedor da lei de Deus, num tempo que ela estava praticamente esquecida. Ele era da família sacerdotal de Arão (vs.5), mas permaneceu fiel, apesar de tantos filhos de Arão que abandonaram a Deus.

O primeiro passo para se abandonar a Deus é abandonando a sua Palavra. Uma vez que não vemos a Deus, precisamos zelar pela Palavra de Deus, se de fato cremos que Ele existe, para que possamos observar os seus preceitos. Quão poucos hoje esforçam-se para obter o conhecimento da Palavra de Deus. O tempo é o maior problema, ou a falta dele, dizem. Mas quando de fato, valorizamos algo, sabemos separar tempo para tal atividade.

Esdras fez jus àquilo que ele recebera por herança, sendo da descendente de Arão. Igualmente nós precisamos fazer jus ao que recebemos gratuitamente de Cristo, a nossa salvação e adoção pela fé, nos esforçando por conhecer a Palavra de Deus. Através do conhecimento e da piedade (observância da mesma) alcançaremos a própria comunhão com o Altíssimo.
“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.”  João 14:21.

3 - Esdras foi um homem esforçado (vs. 9)

Ele fez a viagem em cerca 4 meses (457 a.C.) o que denota seu esforço. Uma viagem dessas, feita no período da primavera onde havia muitas águas pelo caminho, certamente duraria muito mais. Devido ao seu esforço de Esdras, em detrimento de todas as dificuldades, essa viagem foi feita.

Já falamos da determinação e da coragem de Esdras, mas aqui vemos outro elemento marcante de seu caráter: o esforço. Quantas situações já passamos, em que não obtivemos a vitória porque não nos esforçamos devidamente. É fácil criticar ou reclamar, mas quantos começam uma obra e param antes de terminar, porque não se esforçaram devidamente. Um bom "medidor" de nosso ânimo e disposição é a nossa vida de oração, estudo da Bíblia e frequência à igreja. Parece que não, mas é nas pequenas coisas que aprendemos a nos esforçar. Se não conseguimos nos esforçar devidamente nas pequenas coisas, como será nosso proceder nas coisas elevadas? Se um crente não consegue sequer dizimar e frequentar aos trabalhos da igreja, como poderá ele ser um bom líder? 


Não é porque Deus nos abençoa que estamos autorizados a cruzar os braços e parar. O ditado popular sabiamente diz: “faça a tua parte e eu te ajudarei”. Deus não tem obrigação nenhuma em nos ajudar, se Ele o faz é porque Ele é bom. Quanto a nós, devemos nos esforçar em tudo para que alcancemos bom intento em nossos projetos e sonhos, especialmente se eles estão ligados diretamente à obra do Senhor.
“Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele.”  Mateus 11:12.

Devemos estar atentos porque o desânimo e a falta de vontade podem ser sinais claros da ação do diabo.
"Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós."  Tiago 4:7.  

4 – Esdras foi um homem abençoado por Deus (vs. 6b, 9b)

Certamente a maior dádiva na vida de Esdras foi a benção de Deus que estava sobre ele. Esse foi o fator determinante do sucesso na vida dele. Todos nós queremos a benção de Deus em nossa vida, como obtê-la? A resposta está na própria Bíblia: 

“1  Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2  Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3  Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.”  Salmos 1:1-3.
Vs. 1 - vida de santidade, testemunho;
Vs. 2 - leitura, observância, prazer na Bíblia;



“Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” João 15:5.
Permanecer em Jesus é ser fiel a Ele, ter comunhão com ele; Jesus permanecer em nós é vida de comunhão com Ele em santificação (Sl 51:11).


“Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. Se me amais, guardareis os meus mandamentos.”  João 14:14,15.
- A oração é essencial para se alcançar a benção do Senhor; 
- a maior benção que podemos receber do Senhor é a sua presença conosco; 
- amar a Cristo é o primeiro e grande mandamento (Mt 22:37,38); 
- amar a Cristo é essencial para que tenhamos uma vida de oração;
- a obediência é a maior prova do amor que temos por nosso Senhor.


CONCLUSÃO

Porque Deus abençoava Esdras? Além de tudo que vimos, o vs. 10 também responde esta questão.

Esdras tinha disposto o coração para:

- buscar a lei de Deus,
- cumprir a lei de Deus,
- ensinar a lei de Deus.

Leia o segundo sermão sobre o testemunho de Esdras, este líder notável. Leia em http://pss777.blogspot.com/2009/10/esdras-um-lider-notavel-sermao-2.html.



ABA - A Bíblia Anotada


S.D.G. 


Comentários

  1. Olá amado irmão, graça e paz! Seu blog é muito edificante, parabéns.Deus o abençoe! Passe no SOLUS CHRISTUS pois seu blog foi indicado e vc tem um selo que é minha pequena homenagem!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Pr Ronaldo, graça e paz!
    Obrigado meu irmão, estarei visitando sim. E fica aqui também o reconhecimento, o Solus Christus é ótimo!!! Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

FIQUE A VONTADE, DEIXE SEUS COMENTÁRIOS!!!

Obs: comentários serão bem-vindos se forem educados e não usarem termos ofensivos. Podemos discordar, mas vamos procurar manter o nível da educação e do respeito. Obs.: ao comentar identifique-se, pois não publicamos comentários anônimos.

Best regards in Christ, God bless you!!!

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus