APRENDENDO A SUPRIR NECESSIDADES

Aprendendo a suprir
necessidadesPor: Dr. Gary Chapman

Tenho observado, através dos anos, que muitos maridos simplesmente não entendem as necessidades da esposa. Ao mesmo tempo, muitas esposas não entendem as necessidades do marido. A coisa é que todos nós temos necessidades. Faz parte daquilo que nos motiva a casar. Quando essas necessidades não são supridas por algum tempo, ficamos irritados. A irritação leva à crítica, e a crítica leva ao contra-ataque. Acabamos brigando em vez de procurar suprir as necessidades do outro.

Bases sólidas
O marido satisfeito apenas com colocar comida à mesa tem uma visão bem limitada da importância de seu papel como marido. A esposa satisfeita apenas com preparar as refeições tem uma visão bem limitada da importância de seu papel como esposa. Refeições são importantes, mas não basta. Precisamos de amor, afeição, ternura, bondade e encorajamento. Eles são tão fundamentais à saúde emocional quanto a comida à saúde física.

Sistema de segurança
Uma de nossas necessidades mais fundamentais é a necessidade de segurança. A maior necessidade de segurança é a de nos assegurar que nosso companheiro nos é fiel. Precisamos comunicar uns com os outros que, independentemente do que aconteça, estaremos com eles. Caso haja desacordo, vamos parar e escutar, compreender e buscar uma solução. "Se você está ferida, quero estar com você." É esse tipo de fidelidade que cria uma atmosfera segura para que um casamento saudável floresça.

Palavras gentis
Todos nós precisamos nos sentir relevantes ou ter valor próprio. No casamento, somos chamados a que nos encorajemos mutuamente em nossa busca por relevância. No fim, nosso valor próprio tem raízes no que somos, filhos de Deus por nossa fé em Cristo. Como filhos de Deus, somos todos singularmente dotados. E, à medida que expressamos esses dons ou habilidades sob a direção do Espírito Santo, sentimos satisfação. Fazer comentários positivos sobre os esforços de sua esposa explorando seus interesses e dons é um modo de satisfazer a necessidade que ela tem de relevância. Comentários críticos diminuem o valor próprio. Busque maneiras de encorajar sua esposa.

Assistência social
Onde quer que o homem esteja, ele é uma criatura social. Ele se relaciona com outros. O casamento não diminui essa necessidade de se relacionar com outros fora da família. A esposa talvez queira fazer parte de um clube civil feminino. O marido deveria encorajar o envolvimento dela. Ao fazer isso, ele está suprindo as necessidades sociais dela. Ao ajudarmos um ao outro a desenvolver relacionamentos sociais, estamos intensificando nosso crescimento como pessoa. Em um casamento saudável, os relacionamentos sociais são uma parte normal da vida. Quando buscamos suprir as necessidades um do outro, estamos construindo um casamento forte.

Excertos extraídos de Five Signs of a Loving Family, do Dr. Gary Chapman. Para mais informações sobre livros de Gary Chapman, visite www.garychapman.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus