ANSIEDADES E PRIORIDADES

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva

“Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida...”
“buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:25a,33.

A ansiedade é um dos maiores vilões do ser humano. Existe dentro das pessoas e é causadora de grandes males emocionais e físicos. Segundo profissionais, a ansiedade pode ter vários estágios, desde uma pequena, mas constante preocupação, podendo tornar-se até numa perturbação psíquica caracterizada por um estado quase constante e permanente de inquietação, preocupação, angústia, intranqüilidade, desassossego, medo, etc., provocando um mal estar e tensão constante.

Certamente as necessidades do dia a dia podem ser geradoras de preocupação e ansiedade. Por exemplo, quem esteve desempregado e não ficou preocupado, ou até mesmo ansioso, diante das contas a pagar. O que dizer dos problemas familiares envolvendo casais, filhos, muitos até não crentes? E os problemas de saúde, que surgem de repente e nos abatem, ou nossos familiares?

Todos nós passamos (ou passaremos) por momentos alegres e outros difíceis na vida. Disso sabemos com certeza, por isso é importante entendermos que através das dificuldades e tribulações da vida, podemos aprender a lidar com esse sentimento que é latente em nós, que faz parte de nosso ser, mas que precisa ser controlado e vencido. Como disse um sábio, a questão não é SE vamos passar pelo vale, mas COMO passaremos por ele.

Quando o Senhor Jesus pregou o seu conhecido Sermão do Monte, Ele deu-nos algumas instruções muito importantes quanto a essa questão da ansiedade. Nos vs. 25 e 26 Ele faz a famosa comparação entre o povo de Deus, e os lírios do campo e as aves do céu, desafiando-nos a confiar no amor e no cuidado do Deus eterno, deixando de lado toda nossa ansiedade e confiando na sua provisão.

Nos versículos seguintes o Senhor continua sua exortação, até que no vs. 33 Ele expõe de modo claro e sucinto, como vencer a ansiedade: através da observação da maior prioridade do ser humano, que é a busca do reino de Deus e sua justiça. O que é buscar o reino e a justiça de Deus em primeiro lugar? Não há nenhum mistério nisso, basicamente é dar a Ele o primeiro lugar em nossas vidas.Pensemos então em qual tem sido a prioridade maior de nossas vidas: a obtenção de bens, ou a obtenção da santidade? O amor próprio, ou o amor ao próximo? glorificação de Deus, ou a glorificação do “eu”? O filme da televisão, ou a oração? A fidelidade nos dízimos e ofertas, ou não sobra nada para isso? A leitura da Bíblia (e BONS livros evangélicos), ou só a leitura de livros de ação e aventura ou revistas? Navegar em sites de teologia reformada, ou outras coisas?

A promessa de Deus é que quando dermos a Ele a primazia em TUDO, Ele nos acrescentará tudo de que tivermos necessidade, conforme a Sua santa e boa vontade. Ele nos acrescentará inclusive tranqüilidade, paz e sossego, em lugar da ansiedade e angústia da alma.

O problema é que ao negarmos a Ele a prioridade absoluta, estamos dando prioridade a nós mesmos em nosso pecaminoso egocentrismo. Que estejamos dando a Deus a prioridade que Ele tem por direito, por ser Deus, o NOSSO Deus, e nós seus servos. Certamente Ele não falhará em cumprir o que nos prometeu.

Que Deus te abençoe, e uma ótima semana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus