A PALAVRA DO MESTRE - TITO 1:16

“No tocante a Deus, professam conhecê-lo; entretanto o negam por suas obras....” Tito 1:16.

Vivemos dias, em nosso país, que muitos, nesta ou naquela igreja, declaram conhecer a Deus e professar a fé cristã. Ainda que isto seja algo desejável ao povo de Deus, e para alegria de muitos aumente os números na estatística religiosa, alguns aspectos devem nos preocupar.

Tal preocupação deve-se a textos como este escrito por Paulo a Tito. Tito era um pastor encarregado pelo apóstolo para pastorear os crentes em Creta e cidades vizinhas. Segundo a carta, Paulo escreve diversas orientações pastorais a ele. Mas, no cap. 1:10-16, particularmente, ele dá uma palavra específica a Tito, acerca dos falsos mestres e falsas doutrinas. Entre tantas palavras sobre este grupo, destacamos aquelas do versículo acima; onde entendemos que professar a fé cristã ou conhecer a Deus é mais que fazer uma declaração verbal.

Aliás, declarar perante a igreja que cremos em Jesus, etc, etc, não é tão complicado. Muitos o fazem, embora, infelizmente nem sempre conduzidos pela motivação que agrada a Deus. Alguns o fazem para agradar pessoas: pai, mãe, namorada (o), amigos; enfim, por algum motivo ou interesse pessoal. Os mais dotados na área da comunicação podem até usar de belas palavras e comover aqueles que os ouvem.

Contudo, professar a fé cristã vai muito, mas, muito mais além que fazer uma declaração pública. Implica em vida prática. Vida que manifeste o fruto do Espírito; que se esforce pela santificação pessoal; que expresse sincero arrependimento quando entristece a Deus com seu pecado; que reconhece total dependência de Deus; que pratique o temor e gratidão imensurável a Deus, que em Cristo Jesus perdoa seus pecados e muito mais...

Enfim, é verdade que somos salvos pela graça, e, não pelas obras. Entretanto, as obras que praticamos são, juntamente com o nosso testemunho verbal, excelente profissão de fé em Jesus e conhecimento de Deus. Que as nossas obras confirmem a nossa profissão de fé; o nosso conhecimento de Deus.

O Rev. Nelson França é pastor da IPB de Praia Grande / SP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus