NOSSA MARAVILHOSA RESTAURAÇÃO – PARTE 2

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva

IPB de Porecatu / PR
Culto vespertino 14.06.09

TEXTO BÁSICO: Ezequiel 37:1-14

INTRODUÇÃO (EXÓRDIO)
O povo de Deus é alvo de um plano divino, uma obra iniciada e levada a efeito pelo próprio Deus. Essa obra é uma obra de restauração, de libertação do pecado e de transformação, Ele nos fez novas criaturas. Essa verdade é fortalecida na certeza de que Ele é soberano para terminar a Sua obra em nós apesar de sermos tão imperfeitos. Deus não desiste de nós, o Seu plano é perfeito e Ele já proveu os meios pelos quais estamos sendo restaurados à imagem de Jesus Cristo (Rm 8:29).

EXPLICAÇÃO
No texto lido Deus deu uma visão ao profeta Ezequiel, e essa visão refere-se ao povo de Israel que estava longe de sua terra, cativos, prisioneiros. Deus prometeu restaurá-los trazendo-os de volta à sua terra (12). Eles eram escravos, prisioneiros, e desterrados, mas o Senhor Deus é misericordioso e bom, e por isso mudou a história deles. Essa é uma clara figura do que o Senhor fez conosco, pois todos nós estávamos nas prisões do pecado, nos calabouços das impurezas, no cativeiro do inimigo, mortos em nossos delitos e pecados, desgarrados e perdidos. Então Ele fez uma obra em nossas vidas, com Sua misericórdia e bondade, porque nos amou, Ele mudou a nossa história nos libertando da escravidão do pecado e nos transformou em novas criaturas.
“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” 2 Coríntios 5:17.

ARGUMENTAÇÃO (DIVISÕES)
Na mensagem anterior (www.pss777.blogspot.com/2009/06/nossa-maravilhosa-restauracao-parte-1.html) afirmamos dois pontos essenciais para o entendimento da natureza da nossa restauração. Vimos que:
1 – A NOSSA RESTAURAÇÃO COMEÇA EM DEUS (vs 1 - 6)
2 – A NOSSA RESTAURAÇÃO É ORDEIRA E PROGRESSIVA (vs 7, 8, 13)


Continuando hoje iremos analisar o terceiro ponto apresentado em Ezequiel 37:1-14.

3 – A NOSSA RESTAURAÇÃO É SELADA COM O ESPÍRITO SANTO (vs 9 - 10)
O Senhor mandou que o profeta clamasse ao Espírito que viesse sobre aqueles corpos para que vivessem. Esse ato de profetizar se mostra como um clamor, uma súplica, e não uma adivinhação como muitos pensam quando se usa esse termo hoje. O profeta obedece e então acontecem 3 coisas maravilhosas demais para nós: o Espírito entrou neles, eles viveram e se colocaram de pé. Existe aqui uma riqueza de detalhes que falam diretamente com todos aqueles que são convertidos.

3.1 – O ESPÍRITO SANTO ENTROU EM NÓS
Não é por algum tipo de dignidade nossa, nem é por algo que fizemos por merecer, ou porque desejamos, mas é por Sua graça que nos tornamos habitação Sua. Até porque Deus não habita em qualquer coração que permaneça no pecado. Primeiramente Ele aplica a obra da graça em nós, nos fazendo conhecer nossos pecados, concedendo-nos inteiramente por Sua graça o arrependimento e a conversão.
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” Ef 2:8,9.

Aleluia! Isso significa que Ele mesmo, Deus, veio habitar em nós, semelhantemente às palavras de Ezequiel. É maravilhoso saber que o Espírito de Deus habita dentro de nós, fomos SELADOS com o Espírito Santo!
“...em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa.” Efésios 1:13.
“E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.” Efésios 4:30.

É um grande mistério e uma verdade, que o Espírito Santo habita o coração de todo aquele que se converte ao Senhor Jesus Cristo. Crer nessa verdade exige fé e confiança na Palavra de Deus que nos afirma que o Senhor se manifesta as seus servos.
“...o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.” Romanos 5:5b.
“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.” João 14:21.
“Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.” João 14:23.

3.2 – O ESPÍRITO SANTO NOS FEZ VIVER
Comparativamente podemos afirmar que a Bíblia é clara ao dizer que antes do dia da nossa salvação nós estávamos mortos. Andávamos, conversávamos, íamos ao supermercado, etc, porém estávamos mortos. A morte espiritual se sobrepõe à vida física, e a vida física simplesmente não é nada em se tratando de valores eternos.
“Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.” Efésios 2:1-3.

Estar vivo fisicamente apenas não é em si vida permanente, mas uma constante espera pela morte eterna, um caminhar aparentemente normal, no entanto seguido do espectro da morte e dos terrores que ela impõe. Mas quando fomos encontrados pelo amor divino, quando fomos tocados por Sua graça, quando fomos salvos e convertidos por Ele, como vimos em Ef 2:1 que "Ele nos deu vida estando nós mortos em delitos e pecados." Quando o Espírito Santo veio habitar em nós Ele nos fez viver, nos deu vida e vida em abundância.

3.3 – O ESPÍRITO SANTO NOS COLOCOU DE PÉ
Já não estamos caídos e prostrados no pecado porque o Senhor nos colocou de pé. O homem que desobedece, aquele que vive no pecado é tratado na Bíblia como alguém que está caído, prostrado, opostamente aquele que obedece é está de pé.
“...se cair, não ficará prostrado, porque o SENHOR o segura pela mão.” Salmos 37:24.
“Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos.” Salmos 40:2.
“O Senhor vela pelos simples; achava-me prostrado, e ele me salvou.” Salmos 116:6.
“O Senhor sustém os que vacilam e apruma todos os prostrados.” Salmos 145:14.

Essa figura refere-se à nossa libertação do pecado e ao ato de permanecer fiel à Deus. Ele fez tudo novo em nós, Ele colocou ordem em nossa alma e em nosso coração, transformando o nosso deserto interior de pecados em um jardim regado cujas águas nunca faltam. E quanto mais buscarmos a presença de Deus mais receberemos de Seu Espírito em nossos corações.
“E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito...” Efésios 5:8b.
“Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” Lucas 11:13.

Hoje mais que nunca precisamos ter o conhecimento bíblico correto de nosso relacionamento com o Espírito Santo, e diante da Teologia Reformada do Espírito Santo, devemos sempre nos conscientizar de que não somos de nós mesmos mas somos propriedade de Deus e santuário de Seu Espírito.
“Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” 1 Coríntios 3:16.

O Espírito Santo não somente nos colocou de pé no dia da nossa conversão, mas é Ele quem nos ajuda a permanecer de pé diante de Deus todos os dias até aquele dia em que deixaremos este mundo e iremos habitar as mansões celestiais.

CONCLUSÃO
Que maravilhoso é saber que o nosso Deus é o mesmo Deus de Israel, e Ele não muda (Hb 13:8), e que ao nos salvar Ele prometeu nos transformar e restaurar para a Sua glória. Ele fez tudo isso livre e espontaneamente, simplesmente porque Ele quis, por nos amar com um amor divino, incomparável. Assim como fez com aqueles ossos secos assim Ele também fez conosco. Tais revelações nos impõem certas atitudes práticas, que demonstrarão o nível de nossa fé e disposição em servirmos a esse Deus maravilhoso, se de fato cremos em Sua Palavra.

Diante de tais verdades seremos sábios se responsavelmente:

- Nos santificarmos e nos abstermos de todo pecado, cientes que somos santuário do Espírito Santo.
- Buscarmos servi-Lo com alegria e disposição (cultos de quinta e sexta-feira).
- Nos abstermos de todo tipo de doutrina estranha, que não procede de uma base bíblica sólida, principalmente aquelas que falam do Espírito Santo como uma força, uma energia, um êxtase, uma emoção, mas que sabemos, não transforma a vida de ninguém.
- Procurarmos conhecer a fundo as doutrinas das Sagradas Escrituras, através do estudo responsável e consagrado das mesmas.
- Desenvolvermos um relacionamento com o Espírito Santo através de uma vida de temor a Deus com integridade, dignidade, respeito e santificação, confiantes não em nós mesmos, mas em Sua graça.

Quem assim procede certamente obterá o conhecimento de Deus e saberá que Ele é o Senhor, e que esta é a síntese de sermos alcançados por Seu amor e Sua graça.

"Sabereis que Eu Sou o Senhor" vs 13b.

Aleluia, glórias ao nome do Senhor, Deus seja louvado!!!

Material de apoio:
ABA - A Bíblia Anotada
BEG - Bíblia de Estudo de Genebra
PEQ - Pequena Enciclopédia Bíblica

SDG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus