ONDE ENCONTRAR SABEDORIA E ENTENDIMENTO

Por: Rev. Paulo Sergio da Silva

“Mas onde se achará a sabedoria? E onde está o lugar do entendimento? Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento.”
Jó 28:12,28.

A sabedoria do Senhor é necessária para desfrutarmos de uma vida abençoada por Deus. A pessoa sábia não é perfeita, mas comete menos erros porque toma as decisões mais acertadas, fala coisas que edificam, age de conformidade com a Palavra de Deus, procurando sempre agradar o Senhor. Por isso é mais feliz, sente-se mais realizada, e todos percebem que esta pessoa é sábia no Senhor. Suas palavras e ações mostram isso.

Infelizmente o desatino e a falta de sabedoria sempre estão à espreita esperando uma oportunidade. Na verdade os sábios sempre foram mais raros de se achar, porque há um preço para se adquirir a sabedoria do Senhor, que é uma vida de abnegação e temor a Deus. Ninguém nasce sábio e entendido, essas virtudes são adquiridas com o tempo por aqueles que se esmeram em alcançá-las.

No texto citado (Jó 28:12) encontramos a grande pergunta: ONDE ENCONTRAR A SABEDORIA? Nos versículos seguintes Jó esclarece que o homem não sabe o seu valor, e ela não se acha na terra. A natureza criada por Deus não a tem e ela não pode ser adquirida com ouro ou pedras preciosas. Ela está encoberta aos olhos dos seres viventes, pois a verdadeira sabedoria procede de Deus e é Ele quem sabe o seu lugar. Foi Ele quem a manifestou e esquadrinhou. Jó finaliza seu discurso inspirado dizendo no vs. 28 que a verdadeira sabedoria consiste em temer a Deus (demonstrando respeito e reverência santos a Ele), e fugir do mal.

Se desejamos ser sábios então precisamos começar a buscar mais a sabedoria, buscando mais a Deus. Já chegamos em maio, MÊS DO LAR, que possamos desejar e buscar a sabedoria mais do que quaisquer outras coisas deste mundo.

Talvez seja essa a vontade de muitos que sofrem porque erraram no passado, e não desejam mais sofrer pelos mesmos erros novamente. Aqueles que desejam consertar suas vidas e já perceberam que para isso necessitam ser mais sábios. Se você é uma dessas pessoas, glorifique ao Senhor, pois Ele não retém a Sua sabedoria e a concede a todos que lhe pedem de todo o seu coração.

"Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida." Tiago 1:5.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus