TIVE MEDO!

Gênesis 3:1-10
"1 Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
2 Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,
3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.
4 Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.
5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.
6 Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.
7 Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.
8 Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.
9 E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?
10 Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi."


Tanto na minha vivência pastoral quanto na prática profissional psicológica observo que todo ser humano tem medo, não importa sua posição social, econômica, cultural e até religiosa. Mesmo pessoas fé genuína têm medo.

O medo é considerado um mecanismo de defesa criado pelo Deus eterno, a fim de que o homem se desvie de certos perigos da vida e viva com prudência.

O medo interessa a todos - não é só matéria de estudo da psicologia ou de outra ciência. É um terror, um receio ou uma inquietação, com ou sem razão de ser. Não é fraqueza admitir que se tenha medo, pelo contrário: é sinal de força reconhecê-lo e enfrentá-lo para vencer, possivelmente com ajuda de outrem e, evidentemente, com a ajuda de Deus.

Segundo a Bíblia, Adão foi quem primeiro experimentou o medo e sofreu com ele. Vejamos que aspectos envolveram o medo de Adão:
1) Ouviu a voz de Deus no jardim. Hoje, bem distantes do ocorrido, poderíamos achar que tal medo fosse tolice, mas após o seu ato de desobediência, aquela voz soava como ameaça para Adão e Eva.
2) Percebe-se nu. Aquilo que antes era comum, natural, bom, certo e puro, após o pecado foi motivo de vergonha, como se censurasse o autor da nudez.
3) Escondeu-se. Foi a primeira ocasião em que o homem fugiu de Deus, e essa fuga não lhe trouxe nenhum benefício.

Que lições temos agora após refletir sobre o medo de Adão? A causa do seu medo foi ter desobedecido a Deus, sua explicação foi falsa, e sua fuga inútil, pois Deus nos vê como somos, em quaisquer circunstâncias.

Esse medo só pode ser superado reconhecendo-se o pecado, confessando-o e devolvendo o controle a Deus, para que Ele cuide da situação, cobrindo a constrangedora nudez do casal, conforme relata a continuação da leitura.

Ter medo de confessar o pecado é perder a oportunidade de receber o perdão de Deus!

"Enquanto assim falava, veio uma nuvem e os envolveu; e encheram-se de medo ao entrarem na nuvem." Lucas 9:34.

EA / EM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus