PASTOR ASSASSINADO HAVIA SIDO AMEAÇADO

Fiquei impressionado com as notícias abaixo, infelizmente assim caminha a humanidade. Poderia ser qualquer um de nós... Precisamos estar preparados.

"E olhei, e eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro, sendo este chamado morte; e o inferno o estava seguindo, e foi-lhes dada autoridade sobre a quarta parte da terra para matar à espada, pela fome, com a mortandade e por meio das feras da terra." Ap 6:8.

Vice-presidente de igreja diz que pastor havia sido ameaçado
Segundo o Instituto Médico Legal, Douglas Gonçalves Valle morreu por afogamento

O vice-presidente da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil em Londrina, pastor Roberto Brás do Nascimento, acredita que a morte do pastor Douglas Gonçalves Valle, 42 anos, não tenha sido decorrente de latrocínio (roubo seguido de morte), principal hipótese levantada pela polícia. Ele afirmou que Valle, que era empresário, havia comentado estar sofrendo ameaças de um ex-funcionário. O pastor desapareceu na última sexta-feira e seu corpo foi encontrado na tarde de segunda-feira por um andarilho, às margens do Rio Santa Cruz, na PR-445, perto de Tamarana.

“Havia um funcionário descontente com as leis trabalhistas. Pode ser que os fatos comprovem [o latrocínio], mas a gente suspeita que não tenha sido isso”, disse Nascimento. Responsável pela consagração e ordenação de Valle como pastor, Nascimento disse ter aconselhado o amigo, por várias vezes, a se mudar da casa onde morava por um apartamento ou residência em um condomínio fechado, por questões de segurança. “Acredito que ele tenha sido abordado em casa.”

Na sexta-feira, Nascimento e Valle combinaram de ir ao Balneário Thermas de Londrina, como costumavam fazer com frequência. Por ser feriado, no entanto, o local estava fechado e Valle optou por passar o dia na companhia da família. Após o almoço, ele dormiu e, em seguida, foi levar o filho à igreja para participar do ensaio do Ministério de Música, do qual o garoto fazia parte. Depois disso, não foi mais visto com vida. Foi a esposa quem percebeu que algo não estava certo quando chegou à igreja, às 19h45, e estranhou a ausência do marido. Por volta das 22 horas, a família registrou o desaparecimento na delegacia.
Segundo Nascimento, há cerca de dois anos Valle já havia sido vítima de uma tentativa de homicídio durante um roubo a uma de suas empresas. “Ele também foi assaltado em casa duas vezes”, relatou o pastor. “A última vez que o vi foi na quinta-feira, por volta da meia-noite. Ele estava normal. Não havia nada de estranho.”

O coordenador do Instituto Médico Legal (IML), Fernando Piccinin, adiantou que o laudo do IML apontou morte por asfixia mecânica, o que caracteriza afogamento. “Uma das teses de investigação é que ele tenha sido jogado ainda vivo [no rio] e, por estar com as mãos amarradas, tenha morrido afogado”, explicou. Além das mãos atadas para trás, o corpo de Valle foi encontrado com um cobertor enrolado nas pernas e com lesões na cabeça.

Segundo Piccinin, exames mostraram características no pulmão e no coração que levaram a identificar o afogamento. “Havia ainda muita água no conteúdo estomacal”, disse. O laudo definitivo deve ficar pronto em dez dias.

Fiéis lotam igreja durante velório
A Igreja Presbiteriana Renovada da Vila Nova, na região central, ficou pequena ontem para acomodar as centenas de fiéis que foram se despedir do pastor Douglas Gonçalves Valle, onde seu corpo estava sendo velado. Após o culto fúnebre, o corpo seguiu para o Cemitério Parque das Oliveiras, onde foi sepultado, por volta das 16 horas.

O toque do shofar - instrumento de sopro que aparece em passagens importantes da Bíblia – deu o tom da cerimônia, que emocionou os fiéis. Pastores da igreja ressaltaram a dedicação e o trabalho desenvolvido por Valle na congregação. Neste mês, o pastor comemoraria os sete anos de sua ordenação. “Ele foi uma pessoa ousada, corajosa, de uma entrega total, além de íntegro e muito sério. A perda é muito grande. Como amigo, é irreparável... É escandalosa [a situação da segurança pública] e não vemos solução para o problema. Estamos vivendo em níveis insuportáveis de insegurança.”, disse o vice-presidente da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil em Londrina, pastor Roberto Brás do Nascimento.

Outro pastor foi morto em 2007
Douglas Gonçalves Valle foi o segundo pastor vítima da violência em Londrina nos últimos dois anos. Em maio de 2007, o pastor Erinaldo Lopes da Silva, na época com 42 anos, foi morto dentro da igreja Poço de Água Viva, na Vila Casoni, região central, durante uma vigília pela paz. O crime ainda não foi solucionado.

Fontes:
Jornal de Londrina
G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus