JÓ – EXEMPLO DE RETIDÃO E FÉ


"Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.” Jó 1:20-21.

A atitude de Jó diante da tragédia e da crise é no mínimo inusitada. Muitos em nossos dias o teriam por louco, insensível ou fanático, pois tudo de ruim havia acontecido para ele, naquele mesmo dia:
- os sabeus roubaram seus bois e jumentas e mataram seus servos (vs. 14,15);
- caiu fogo do céu e matou as suas ovelhas e servos (vs. 16);
- os caldeus roubaram seus camelos e mataram seus servos (vs. 17).

E então veio a pior notícia de todas, a maior tragédia que poderia acontecer:
- neste mesmo dia todos os filhos de Jó se reuniram na casa do irmão mais velho, quando um vento muito forte veio sobre a casa onde estavam, que caiu e matou a todos os seus sete filhos e suas três filhas que estavam ali juntos (vs. 18,19).

Como era costume dos judeus diante de tragédias, Jó rasgou seu manto e raspou sua cabeça em atitude de angústia e tristeza. Em seguida ele se lançou em terra e ADOROU a Deus dizendo: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.” vs. 21.

Que retidão e fé em Deus possuía Jó. Observamos através de sua segurança e convicção. O sofrimento e a dor que ele sentia são inimagináveis, mas isso não o impediu de adorar a Deus e reconhecer a Sua soberania e bondade.

Quantos por muito menos questionam o amor e a fidelidade de Deus e se desanimam do santo caminho do Senhor porque algo não “saiu” do modo que desejavam. Se agirmos assim, seremos semelhantes a crianças mimadas que nunca estão satisfeitas, não sabem se conter, e sempre reclamam e desobedecem a seus pais.

Que possamos aprender com Jó, o valor da fé e da retidão, demonstradas em atitudes seguras, e na convicção em Deus, pois Ele nunca falha em todas as Suas promessas.

Do servo,
Rev. Paulo Sergio da Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus