A ENTRADA DE JESUS EM JERUSALÉM

A ENTRADA DE JESUS EM JERUSALÉM
“Hosana, bendito o que vem em nome do Senhor.” Mc 11:9b.

O texto de Marcos 11:1-20 está inserido na chamada Semana da Paixão que é a semana em que Jesus foi traído, humilhado, torturado e crucificado para nos salvar. Este dia ficou conhecido por toda a cristandade como “domingo de ramos”. Os fatos ocorridos nesse dia estão repletos de lições para a vida de todos os crentes. Vejamos que lições são essas.

1 – Reconhecer a Jesus Cristo como o Senhor – vs 9,10.
Quantos de fato creram nEle? Muitos dos que o receberam com glórias nesse dia estariam gritando “crucifica-O, crucifica-O” na sexta-feira. Isso faz-nos pensar em qual é o caráter do nosso louvor pessoal. Muitos cantam hoje louvores a Deus e amanhã negam o Seu nome. Não podemos nos calar senão até as pedras clamarão; mas as nossas palavras somente terão valor se forem verdadeiras.

2 – Produzir o fruto do Espírito Santo – vs 12-14,20.
“A maldição sobre a árvore ilustra a rejeição de Israel, uma nação infrutífera apesar de todas as vantagens de que dispunha” (A Bíblia Anotada). Quando Jesus “foi ver se nela porventura acharia alguma cousa”, Ele estava nos ensinando o que acontece na vida de quem apenas tem folhagem (aparência), mas não produz fruto. Conf. João 15:1-6 todo ramo que não produzir fruto será cortado e lançado no fogo.

3 – Purificar-se e manter-se incontaminado – vs 11,15-18.
O templo que havia sido o centro da fé e da adoração a Deus, agora era o centro da corrupção, malignidade e ganância de falsos líderes. O Senhor Jesus condena a religião teórica que negligencia a prática da palavra de Deus, por isso a Sua severidade quando fez a purificação do templo. Se de fato somos o templo (santuário) do Espírito Santo, como temos zelado por sua pureza? Muito cuidado! Se não vigiarmos, nosso coração corrupto poderá nos enganar (Mc 7:21-23).

Jesus cumpriu Sua missão neste mundo conturbado e mal, e isso foi extremamente difícil. Ele ensinou acerca dos frutos (a figueira estéril), do culto (a purificação do templo), e enfrentou os que O exaltaram e depois O traíram. Hoje Ele nos confronta: quem nós somos?

Estamos dispostos a pagar o preço de Sua verdade em nossas vidas? Jesus pagou o preço até o fim; corajoso e vencedor, não recuou, mas cumpriu a Sua dura missão para nos salvar. Imitemos, pois ao nosso Senhor.

Deus te abençoe. Do servo,
Rev. Paulo Sergio da Silva.

S.D.G.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus