MAIS QUE VENCEDORES (7) - QUEM ME LIVRARÁ...?

IGREJA PRESBITERIANA DE PORECATU / PR

Grupos Familiares de Oração e Crescimento
Série de Estudos: “Mais Que Vencedores”

7 – QUEM ME LIVRARÁ...?
Texto básico: Romanos 7:1 - 8:4

“Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” Romanos 7:24.

CONCEITOS BÁSICOS
A capacidade de Deus para nos dar vitória sobre o poder do pecado nas nossas vidas é inquestionável, mas precisa ser vivida.

ORAÇÃO INICIAL
(Peça às pessoas presentes que descrevam alguns acontecimentos pelos quais estão gratas a Deus. Convide alguém a orar agradecendo a Deus as muitas dádivas recebidas. Ore também para que Deus dê a cada um discernimento da Palavra que será estudada).

INTRODUÇÃO DA PASSAGEM
No primeiro dia de cada ano milhões de pessoas fazem listas detalhadas daquilo que têm intenção de fazer no novo ano. Antes do fim do primeiro mês quase todas as promessas foram quebradas e, muitas vezes, completamente esquecidas. Hoje, milhares de pessoas decidirão começar uma dieta. Amanhã uma fatia de bolo marcará o fim das boas intenções. Na passagem de hoje Paulo refere-se a um problema mais sério, mas o princípio é o mesmo. Há uma grande discrepância entre o saber o que fazer e o faze-lo.

COMPREENDENDO A PASSAGEM
Rm 7:21-24.
O elemento determinante para a correta interpretação da passagem é a questão: a que período da vida Paulo se refere? É mais provável que Paulo se referia à vida sob a lei, antes de se tornar cristão e conhecer a graça de Deus em Jesus Cristo (vs. 25). No entanto esse pode ser o drama vivido por muitos crentes em sua batalha da santificação e consagração. A mensagem dessa passagem é que nós, cristãos, não estamos condenados a uma vida de pecado. Em Cristo há poder para vivermos acima do pecado.

EXPLORANDO A ESCRITURA
Rm 7:1-6.
Vs. 2,3 - Nas suas próprias palavras, resuma o argumento de Paulo.
A que tipo de morte ele está se referindo aqui, física ou espiritual? R: física.
Vs. 4 - A que tipo de morte ele se refere neste vs.? R: espiritual.
Vs. 4-6 - A verdade exposta nestes vs. é que uma vez mortos ao pecado, não serviremos a Cristo pela letra (lei), mas de coração, em novidade de vida.

Rm 7:7-25.
Vs. 7 - Qual é a função da lei descrita? R: Revelar o que é o pecado.

Paulo usa uma série de adjetivos para descrever a lei. Enumere:
Rm 7:12 – a lei é? R: Santa;
Rm 7:14 – a lei é? R: Espiritual;
Rm 7:16 – a lei é? R: Boa;
Rm 8:3 – a lei está? R: Enferma.

Paulo afirma que a lei demonstra-nos que somos pecadores. Em 7:8 ele descreve a característica humana de desejar o que nos é proibido pela lei.
Como você descreveria a pessoa que deseja fazer o mal porque sabe que é uma transgressão? Normal ( ) ou Perversa, pecaminosa ( ).

Vs, 15 - É este sentimento de incapacidade perante a tentação do pecado que leva Paulo a indagar no vs. 24: “Quem me livrará?” Qual a resposta a esta pergunta no vs. 25? R: Jesus Cristo é quem nos livra; mas devemos servir com entendimento à lei de Deus, pois do contrário, automaticamente iremos nos curvar à lei do pecado que está presente em nosso corpo.

Rm 8:1-4.
Vs. 1 - Não há nenhuma condenação para um tipo de crente, quais são eles: os religiosos, dizimistas, tradicionais, avivados, etc.? R: Pode ser tudo isso mas serão aqueles que não andam segundo a carne mas segundo o Espírito.

Vs. 3 - Mais uma vez Paulo apresenta a solução para o problema do pecado. Até ao momento em que chego a confiar em Cristo sou um escravo da lei do pecado. Mas quando me submeto a Cristo, sou libertado da condenação. Como foi possível para Deus fazer isto? R: Enviando seu Filho para que através do pecado condenasse nEle o pecado.

Vs. 2,4 - O Espírito Santo nos libertou de quê e para quê? R: Ele nos libertou da lei do pecado e da morte, para que a justiça de Deus se cumpra em nós.
O que precisamos fazer para que isso seja um fato em nossas vidas? R: Devemos andar segundo Deus quer, aquele tipo de vida em submissão a Deus que está revelado na Bíblia Sagrada e não segundo a nossa natureza humana e carnal que é regida pelo pecado.

APLICANDO A VERDADE (Esta parte é para reflexão, no entanto se algum dos presentes quiser falar de sua vida pessoal, poderá fazê-lo).

Na sua situação pessoal, você está vivendo em Rm 7:21-23 ou em Rm 8:1,2?

Com qual a frase abaixo você se identifica para descrever a sua situação espiritual?
- Crescendo à semelhança de Cristo;
- Completamente consagrado à vontade de Deus e cheio do Seu Espírito;
- Perdoado, vivendo como um filho de Deus, mas ainda com lutas espirituais;
- Convencido do pecado, mas ainda não ao pondo do arrependimento;
- Vivendo longe de Deus e em hostilidade à Ele e à sua Palavra.

Você sente a condenação de Deus em sua vida? Por quê
Você não sente a condenação de Deus? Por quê

Extraído e ampliado de:
“Mais Que Vencedores - Estudos Bíblicos para Pequenos Grupos - Romanos” de John M. Nielson.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus