MAIS QUE VENCEDORES (6) - MORTOS PARA O PECADO

IGREJA PRESBITERIANA DE PORECATU / PR
Grupos Familiares de Oração e Crescimento
Série de Estudos: “Mais Que Vencedores”

6 – MORTOS PARA O PECADO
Texto básico: Romanos 6:1-23

“Considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus.” Romanos 6:11.

CONCEITOS BÁSICOS
Uma vez perdoados, é nossa responsabilidade deixar de pecar. As nossas vidas dever ser dedicadas à vontade de Deus e ao Seu serviço.

ORAÇÃO INICIAL
(Permita àqueles que o desejarem, que compartilhem o seu crescimento na fé desde o início dessa série de estudos. Ore em especial por membros ausentes e por aqueles que sentem dificuldades em aceitar a verdade que descobriram na Palavra de Deus. Termine agradecendo e louvando a Deus por Sua dádivas).

INTRODUÇÃO DA PASSAGEM
“Não somos perfeitos, mas somos perdoados” essa é uma frase verdadeira, mas pode haver um conceito perigoso se não for bem explicada. Muitos afirmam que mesmo depois de salvos permanecemos do mesmo modo que éramos antes, e que somente Deus olha para nós de forma diferente. Segundo esse ponto de vista somos perdoados, mas não somos transformados. Este é problema que Paulo enfrenta e resolve neste capítulo 6 de Romanos.

COMPREENDENDO A PASSAGEM
O conceito crucial desta passagem é a definição de pecado. Para muitos hoje em dia o pecado não é algo tão destrutivo. Partem do princípio que não há ser humano perfeito sobre a Terra e que Deus é misericordioso. Então tomam uma postura passiva e perigosa com respeito ao pecado. No entanto a exigência do Senhor em João 8:11 é clara: “vá e não peques mais”. O Novo Testamento fala do pecado em termos de desobediência, injustiça, transgressão voluntária da lei de Deus, ou não fazer o que sabemos ser certo.

EXPLORANDO A ESCRITURA
O “velho homem” mencionado por Paulo se refere ao estilo de vida pecaminosa regida por nossa natureza carnal. Por vezes receamos entregar totalmente nossas vidas a Deus porque receamos que o “nosso velho homem”, a nossa vida pecaminosa, seja crucificada. Mas por que razão? Consegue você imaginar Deus permitindo que Jesus fosse crucificado sem O ressuscitar? Do mesmo modo podemos estar confiantes nessa verdade, que ao consagrarmos a nossa vida a Deus, crucificando-a com Cristo, Deus nos ressuscitou espiritualmente, nos dando uma nova vida em Cristo. O contrário também é verdade: não pode haver ressurreição sem crucificação. O único modo de se encontrar a vida eterna é permitir que a velha vida seja crucificada com Cristo.
Vs. 2 – Que argumento Paulo usa contra a continuação do pecado na vida do crente? R: Ao nascer de novo o crente morreu para o pecado, assim foi crucificado com Cristo o velho homem (velha natureza) de pecado.

Vs. 3,4 – Qual é o significado do batismo descrito aqui pelo apóstolo Paulo? R: A nossa velha natureza foi sepultada e agora andamos em novidade de vida.

Vs. 6 – Segundo Paulo, o que foi crucificado com Cristo? R: O nosso velho homem (velha natureza) de pecado.

O que significa o termo “crucificado”? R: Ser pregado na cruz. Esse foi o sacrifício escolhido por Deus quando Ele entregou o Seu Filho unigênito para morrer em nosso lugar. Estarmos crucificados significa: sermos submissos a Deus renunciando toda forma e todo tipo de pecado numa vida de sacrifício.

Qual é o propósito da crucificação do velho homem? R: Que vivamos em novidade de vida (vs. 4), que não sirvamos mais ao pecado (vs. 6).

Vs. 8 – Qual é o resultado prometido dessa morte com Cristo? R: Viveremos com Cristo desde já aqui na Terra, e eternamente nos Céus.

Vs. 9 – De que modo a nossa morte com Cristo nos dá vitória sobre a morte?
R: Cristo venceu a morte ressuscitando dentre os mortos, se estamos mortos para o pecado e vivos para Ele, não morreremos eternamente, mas com Ele viveremos eternamente (vs. 10).

Vs. 11 – Qual é o significado da expressão: “mortos para o pecado”? R: O crente não tem prazer no pecado, ele pode até por fraqueza cometer algum tipo de pecado, mas o pecado não reina, não tem mais domínio sobre o crente (vs. 14).

Quais atitudes servem para indicar que estamos mortos para o pecado?
Vs. 12 – R: O pecado não reina em nosso corpo mortal, não obedecemos às concupiscências do pecado.
Vs. 13 – R: O crente não apresenta o seu corpo ao pecado como instrumento de iniqüidade, mas a Deus como instrumento de justiça.
Vs. 14 – R: O pecado não tem mais domínio sobre nós, agora vivemos debaixo da graça de Deus.

Vs. 15,16 – Algumas pessoas não compreendiam o significado de ser livres da lei e estar sob a autoridade da graça. Entendiam que esta liberdade significava permissão para fazer o que lhes satisfizesse a natureza pecaminosa. Que expressões Paulo usou para mostrar o seu desacordo com essa posição?

Vs. 17 – O que aconteceu na vida dos crentes romanos pelo qual Paulo estava grato? R: Eles tinham obedecido de coração à doutrina de Cristo.

Vs. 19 – Dê exemplos do uso dos membros do corpo, como escravos do pecado ou como servos de Deus: língua, mãos, olhos e pés.

Vs. 22 – Quais são os dois resultados da nossa transformação em servos de Deus mencionados aqui? R: O fruto da santificação e, por fim a vida eterna.

Vs. 23 – Qual é o salário do pecado? E qual é o dom de Deus?

Extraído e ampliado de:
“Mais Que Vencedores – Estudos Bíblicos para Pequenos Grupos – Romanos” de John M.Nielson.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus