DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Pastoral Boletim 11.03.12 

Origem do Dia Internacional da Mulher 
No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, ocuparam uma fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Muitos outros protestos se seguiram nos anos seguintes ao episódio de 8 de março, destacando-se um outro em 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução de horário, melhores salários, e o direito ao voto. No ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às mulheres que morreram queimadas em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas). Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado. 

Conquistas das Mulheres Brasileiras
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo. 


E a Bíblia, o que diz? 
Em Ef 5:22 a Bíblia ordena que a esposa seja submissa ao seu marido, no entanto esse texto não pode ser interpretado isoladamente. À luz de 1 Pe 3:7 vemos que marido e mulher devem viver em comunhão e companheirismo, e que no lar cristão deve reinar um ambiente de paz, amor e parceria. “Porque para com Deus não há acepção de pessoas.” Rm 2:11.

Parabéns a todas as irmãs pelo DIA INTERNACIONAL DA MULHER!!!
Deus as abençoe! 

Extraído e ampliado de:
www.suapesquisa.com/dia_internacional_da_mulher.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus