MAIS QUE VENCEDORES (2) - O SALÁRIO DO PECADO

IGREJA PRESBITERIANA DE PORECATU
Grupos Familiares de Oração e Crescimento

MAIS QUE VENCEDORES
Estudos Bíblicos para Pequenos Grupos

2 - O SALÁRIO DO PECADO
Texto básico: Romanos 1:18 - 2:16

“O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:23.

CONCEITOS BÁSICOS
A profundeza do pecado;
A nossa incapacidade de vencer o pecado;
As conseqüências do pecado.

ORAÇÃO INICIAL
Antes da oração compartilhe com os demais os resultados das suas tentativas de encorajar a outros a abandonar o pecado. Ore por essas pessoas para que as possa ajudar mais. Ore para que Deus lhe dê discernimento, honestidade e fé no estudo das verdades desta lição.

INTRODUÇÃO DA PASSAGEM
No estudo anterior notamos que a justiça de Deus está sendo revelada. No versículo seguinte Paulo muda o foco do seu pensamento e diz-nos que a ira de Deus também está sendo revelada. A ira de Deus está sendo derramada sobre o pecado e o mal.

Na sua opinião, o que deveria ser feito a uma pessoa como Adolf Hitler ou àquele que rapta e assassina uma criança? O que deveria fazer Deus?

Muitos de nós achamos que Deus deveria punir severamente tal comportamento. Como João, estamos prontos a pedir que caia fogo do céu sobre tais pessoas (Lc 9:54). Esquecemo-nos, contudo, de que na mesma ocasião também seríamos consumidos, porque perante Deus somos igualmente pecadores. Precisamos confiar na justiça de Deus que no kairós (tempo) de Deus há de se manifestar sobre toda carne. Também devemos confiar em Sua infinita graça que pode transformar o mais vil pecador (Mc 16:16).

O propósito de Paulo aqui é mostrar quão terríveis são o pecado e as suas conseqüências em nossas vidas.

COMPREENDENDO A PASSAGEM
Ao examinarmos estes versículos é importante que compreendamos três verdades básicas que servem de alicerce ao pensamento de Paulo.

1 – Devemos nos lembrar da natureza dupla da ira de Deus. Por um lado, Paulo nos diz que a ira de Deus já está sendo derramada sobre o pecado (1:18). Os resultados são descritos no capítulo 1. Por outro lado, Paulo espera a vinda do “dia da ira de Deus” (2:5,16) – o julgamento final. Isto é, o dia em que a ira de Deus contra o pecado atingirá o seu ponto culminante. Não devemos, nem por um momento, pensar que o pecado ficará sem castigo, só porque este não é aparente, ou porque aquele que peca ocasionalmente pratica boas obras. Nem podemos estar alheios às tristes conseqüências que o pecado tem no presente.

2 – Paulo afirma que não há desculpa para o pecado. Em 1:19,20 está escrito que Deus revela-Se na criação. Em 1:32 somos lembrados que o ser humano de algum modo está ciente dos decretos de Deus. Em 2:1 aprendemos que quando julgamos a outrem, mostramos falta de compreensão do que é justo. Se fôssemos julgados pelo padrão descrito em 2:14,15 seríamos condenados com os demais.

3 – Deus não mostra favoritismo (2:11). O que Paulo escreve aqui é verdade, tanto para os judeus como para os gentios e se aplica a qualquer pessoa, de qualquer país, condição ou era.

4 – Deus manifestou a Sua justiça em Cristo, quando Ele levou sobre si a culpa do pecado de todo aquele que nEle crer. O único meio de se obter a esperança de salvação está na graça revelada Cristo Jesus, nosso Senhor (3:19-26).


Extraído e ampliado de:
“Mais Que Vencedores – Estudos Bíblicos para Pequenos Grupos – Romanos” de John M.Nielson.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus