MAIS QUE VENCEDORES (3) - O QUE FORA IMPOSSÍVEL À LEI

IGREJA PRESBITERIANA DE PORECATU
Grupos Familiares de Oração e Crescimento

MAIS QUE VENCEDORES
Estudos Bíblicos para Pequenos Grupos

3 - O QUE FORA IMPOSSÍVEL À LEI
Texto básico: Romanos 2:17 – 3:20.

“Porquanto o que fora impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne.” Romanos 8:3.

CONCEITOS BÁSICOS
Não há esperança em restabelecer a relação com Deus se dependermos da obediência à lei.

ORAÇÃO INICIAL
(Peça a cada pessoa que compartilhe um assunto de preocupação ou regozijo. Oriente que cada um ore então, silenciosamente, primeiro pela pessoa à sua esquerda, depois pela pessoa à sua direita e finalmente por si mesmo).

INTRODUÇÃO DA PASSAGEM
Paulo conduziu-nos ao ponto de admitirmos que todos somos culpados perante Deus. Ajudou-nos também a reconhecer que é justificada a ira de Deus pelo pecado. Na realidade, nós próprios desejamos o julgamento do pecado e do mal. À luz dessas verdades somos todos condenados.

Na passagem de hoje Paulo dirige a nossa atenção para a questão: que fazer? É óbvio da história humana que não podemos transformar condições. A nossa fraqueza e incapacidade foram amplamente demonstradas – vez após vez, escolhemos o pecado a despeito das conseqüências. E é impossível silenciar as nossas consciências culpadas.

COMPREENDENDO A PASSAGEM
Nesses versículos Paulo usa frequentemente a expressão “a lei”. Esse termo, com o passar dos anos, acumulou vários sentidos.

Frequentemente “a lei” refere-se aos Dez Mandamentos recebidos por Moisés no Monte Sinai. Mas o termo veio também a significar o restante da lei de Moisés. Incluía, neste caso, as regras do sistema de sacrifício central à religião judaica. A palavra era também aplicada aos primeiros cinco livros do Antigo Testamento conhecidos como Pentateuco. A expressão “a lei e os profetas”, comum no Novo Testamento, descrevia a seção principal do Antigo Testamento. Nos escritos de Paulo o termo é usado como símbolo da Antiga Aliança.

Na altura em que Paulo escreveu as suas cartas, o Antigo Testamento tinha sido expandido com leis acrescentadas especialmente pelos fariseus. Ele concluíram que nos ensinos de Moisés (o Toráh) existiam 613 leis. Para evitar que estas fossem infringidas, eles construíram em seu redor um muro de regras secundárias. O resultado foi um sistema muito complicado. Para o judeu a salvação dependia do cumprimento de todas estas leis e regras.

EXPLORANDO A ESCRITURA
(É essencial incentivar a participação de todos).

Ler Romanos 2:1,17-23 (peça para cada um ler um versículo).

Paulo afirma que todos nós somos culpados de quebras as leis que esperamos que os outros cumpram. Que efeito tem essa verdade nos descrentes? (Vs. 24).

(Peça para alguém definir numa frase como esse versículo 24 se aplica aos dias de hoje).

Quais são as coisas mais comuns em que as pessoas confiam, para serem salvas, e que por isso se comparam ao pensamento judaico com respeito à lei? (Peça a participação dos presentes e aguarde alguns segundos, depois complete com os itens abaixo, explique que são necessários mas não salvam).
- Cumprir regras; pertencer à igreja; ser batizado; fazer boas obras; ser generoso; ser dizimista; participar da Santa Ceia; ser freqüente aos cultos.

(Peça para alguém ler os vs. 28 e 29).
Era crença comum entre os judeus crer que por pertencerem a este povo a salvação lhes era garantida. Paulo concordava com essa crença? O que afirma ele ser mais importante, a aparência exterior ou a realidade interior?

(Rm 3:9) – Quem está debaixo do pecado?
(Rm 3:11,23) – Existe alguém que não necessite de salvação?
(Rm 3:20) – Quem será justificado pelo comprimento da lei? O que a lei produz?
(Rm 3:24-26; 8:3) – Qual é a proposta de Deus para a nossa salvação? Qual o caminho que Ele preparou para a salvação de todo aquele que crer?
(Rm 3:26, 10:9,10) – Se o nosso pecado já foi pago por Cristo em Seu sacrifício na cruz, qual é a nossa participação para alcançarmos a vida eterna? O que precisamos fazer para obter essa salvação eterna?

(Terminar com oração de confissão de pecados e arrependimento, e entrega do coração a Jesus Cristo confirmando a salvação pessoal de cada um, e apelo se houver não crentes ou desviados presentes.).

Extraído e ampliado de:
“Mais Que Vencedores – Estudos Bíblicos para Pequenos Grupos – Romanos” de John M.Nielson.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus