CASADOS E FELIZES

COMUNICAÇÃO FAMILIAR

Por: Raquel Andrade de Almeida

A família que não supera obstáculos de comunicação corre o risco de dar oportunidade para que o diabo mine o lar.

Tendo em vista esse princípio, precisamos estar atentos para identificarmos as paredes que construímos entre as pessoas que devemos nos comunicar. Paredes ou muros se constroem com tijolos um após outro. Aos poucos o muro vai subindo e quando vemos não conseguimos mais ver do outro lado. Assim construímos obstáculos a uma verdadeira comunicação, com atitudes pouco convenientes, que com nossa atenção redobrada poderemos detectá-las e corrigi-las a tempo.

Em algum ponto necessitamos mais que bons conselhos, precisamos de ajuda, carecemos de ajuda. Ajuda de dentro para fora. Para tanto temos a ajuda do Espírito Santo que está desejoso de nos socorrer numa tarefa tão difícil. Temos esse auxílio a nós disponível.

Quando nos dispomos a mudar, o Espírito Santo aguça os nossos sentidos espirituais para observarmos onde estamos errando e assim tomarmos medidas preventivas se não corretivas. Dentre estas medidas quero destacar pelo menos duas que ao meu ver deveríamos cuidar, pois são maneiras mais usuais para a comunicação. Seriam: o ouvir e o falar. Em Tiago 1:19 diz: “Cada um seja pronto para ouvir, mas demore em falar e ficar com raiva”. (BLH).

A habilidade de falar e a habilidade de ouvir são dois dons mais profundos que Deus deu à humanidade. Falar e ouvir parece tão simples, mas, o modo como ouvimos e como falamos faz toda a diferença.

Ao responderem em uma pesquisa a pergunta “Porque seu casamento fracassou?” 80% dos indivíduos divorciados disseram: “Falta de comunicação”. Se os casais tivessem aprendido alguns padrões de comunicação positivos, acredito que teriam condição de salvar e restaurar seus casamentos.

Desejosos de ajudá-los e estimulá-los à comunicação positiva, iniciaremos alguns estudos sobre como melhorarmos a comunicação familiar. Esses princípios que abordaremos nos próximos contatos servirão para identificarmos os obstáculos que minam a obra do Espírito Santo no lar. Também estaremos avaliando os nossos hábitos de comunicação para descobrirmos os seus pontos fracos e assim seguirmos algumas regras para mantermos o equilíbrio e evitarmos brigas que criam distâncias desnecessárias.

Temos que desobstruir as artérias da comunicação na família antes que enfarte. Nós como cristãos podemos mudar a atmosfera do nosso lar. A mudança para melhor traz um frescor, por isso esteja preparado para que esse frescor entre nos seus relacionamentos, e para isso acompanhe-nos nos próximos contatos nessa página.

Até lá. Aguarde-nos e seja abençoado!

Rev. Paulo Sergio da Silva

Extraído de http://www.1ibl.org.br/casados17.asp .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS DEGRAUS DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Coragem de camundongo

Assumir Uma Posição Diante de Deus